Carga de Móvel - Aquário - sobre Laje Apartamento


Responder Mensagem

Carga de Móvel - Aquário - sobre Laje Apartamento

flaviokia
postou em Qui, 03 Ago 2017, 18:28
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá,

    Se alguém puder me ajudar com relação a minha dúvida, ficarei imensamente grato,

    Adquiri um móvel de 1,5 m x 0,40 m x 0,80m e sobre ele será apoiado um aquário de 1,5m x 0,40m x 0,50m. A estrutura do móvel é bem resistente e será apoiado por 6 pés.

    A dúvida surgiu quanto ao peso aproximado, visto que o aquário terá 300 litros, incluindo móvel e enfeites, podendo chegar até 500kg sobre a laje.

    Recentemente, consegui a informação da construtora que a laje suporta 225 kgf/m² ( o engenheiro informa algo em torno de 2,5 KN/m², então pergunto:

    Como há a distribuição de peso, há algum problema ou risco estrutural?? A Laje suportará esse peso, visto que há a distribuição?

    Grato,

    Flavio


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    GilbertoRocha
    postou em Sáb, 12 Ago 2017, 14:42
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Como padrão, uma carga concentrada no pior ponto de uma estrutura tem efeito como se fosse uma carga dobrada distribuida.

      500kgf, desde que não aplicados subitamente não irão gerar problemas em uma laje que resiste a 200kgf/m² com área maior que 5m² calculada corretamente.

      O único problema é punção, a carga não pode estar aplicada sobre um ponto muito pequeno que chegaria a furar o concreto. Imaginando o pior caso, concreto FCK-15=150kgf/cm², não convém aplicar uma carga acima de 15kgf/cm² concentrado em nenhum ponto. Sendo 500kgf em 4 pés, cada pé deve ter no mínimo 9cm².


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais