Viga sobre viga é possível?


Responder Mensagem

Viga sobre viga é possível?

LucasR
postou em Ter, 15 Ago 2017, 23:17
Visitante

    Boa noite, amigos

    Estou planejando a construção de um segundo pavimento onde hoje é minha casa. Neste segundo pavimento pretendo erguer paredes de 2,60m de altura e forro. O primeiro pavimento não possui colunas, portanto terei que ergue-las. Pensando nisso, cheguei ao seguinte rascunho que descreve a disposição das colunas:

    i.imgur.com/VRsqdtj.png

    i.imgur.com/LP2ZTqz.png

    (Para visualizar, adicione https:// antes do link, não pude postar pois não estou registrado)

    Minhas dúvidas são:

    1- As vigas que destaquei em amarelo são possíveis do ponto de vista estrutural? Se sim, quais os pontos negativos?

    2- Estas distâncias entre as colunas são possíveis? Se sim, qual tipo de ferragem e medidas que devo usar?

    3- Não estou considerando baldrames entre as colunas devido ao primeiro pavimento que já existe. Isso é possível? Se sim, quais medidas das sapatas devo procurar?

    Obrigado desde já.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    GilbertoRocha
    postou em Sáb, 19 Ago 2017, 16:19
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      1- As vigas que destaquei em amarelo são possíveis do ponto de vista estrutural? Se sim, quais os pontos negativos?

      Sim, são possíveis, não é o ideal, mas são possíveis.

      A desvantagem delas é que elas não aplicam a carga direto no pilar, mas sim na viga que apoia elas, sendo necessário uma maior armadura nessas vigas.

      2- Estas distâncias entre as colunas são possíveis? Se sim, qual tipo de ferragem e medidas que devo usar?

      Novamente, é possível. Em termos econômicos, dependendo da região e da estrutura, os vãos entre pilares são de 3m a 6m.
      A ferragem e medidas de vigas que você deve utilizar é o que o engenheiro definir. Em geral, para pré-dimensionamento, pode se considerar vigas com 10% do vão como altura(Ex: vão de 5m requer uma viga de 50cm), mas isso não é uma regra.

      3- Não estou considerando baldrames entre as colunas devido ao primeiro pavimento que já existe. Isso é possível? Se sim, quais medidas das sapatas devo procurar?
      Sim, é possível as baldrames travam o pilar, sem elas, deve-se considerar pilares mais esbeltos no cálculo. As sapatas variam muito do terreno, em solo rochoso, muitas vezes elas são pouco maiores que os pilares.

      Dificilmente você vai encontrar alguém que vai fazer o cálculo estrutural de graça, pedreiros podem passar uma ideia, e até aumentar um pouco as seções e ferragem para fazer seguro, mas para ter 100% de segurança com o menor custo, só com o cálculo estrutural.

      CIMENTO EMPEDRADO NAS COLUNAS

      Dinha37
      postou em Qui, 18 Jan 2018, 13:27
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Como se conserta colunas feitas com cimento empedrados? Quais sao os riscos? Dentro de quanto tempo podemos ver os danos caso ocorram? Desde ja agradeço!

        Re: CIMENTO EMPEDRADO NAS COLUNAS

        GilbertoRocha
        postou em Qui, 18 Jan 2018, 23:37
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

          Dinha37 escreveu:Como se conserta colunas feitas com cimento empedrados? Quais sao os riscos? Dentro de quanto tempo podemos ver os danos caso ocorram? Desde ja agradeço!


          A coluna é em parede? Se sim, o correto é manter a coluna existente e fazer outra coluna ao lado para receber as cargas dela. Se não, encamisar ela.

          O risco é a coluna falhar, se houver alvenaria, arrebentar a alvenaria e a obra cair. Se não houver, cair subitamente.

          O tempo depende da esbeltez do pilar, quanto mais esbelto e mais armado, mais rápido é a falha.

          De qualquer maneira, chame no mínimo um engenheiro para analisar a obra de perto antes de sair fazendo algo.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais