Dúvida sobre necessidade de pilar


Responder Mensagem

Dúvida sobre necessidade de pilar

Gleidson Pessoa
postou em Qui, 07 Set 2017, 13:15
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Pessoal, não sou da área de engenharia, no entanto, estou necessitando urgentemente de uma opinião. Sei que o correto seria a consulta de um engenheiro em loco, o que já estou tentando contratar. Mas só a título de opinião, analisando a imagem em anexo, vocês acham que realmente é necessário a edificação de um pilar no local citado na imagem?
    A imagem trata-se de um recorte em um prédio residencial, onde no térreo é uma garagem e a escada é em U até no segundo piso, onde possui uma cobertura de telha de cerâmica com linhas de madeiras inteiras de uma ponta a outra da cobertura.
    Esse prédio já está erguido a 2 anos sem qualquer trincas ou dano na estrutura até o presente momento. Meu medo é que essa primeira viga um dia não suporte mais o peso presente em cima dela. Apesar que a segunda laje está apoiada na segunda viga acima.
    Por favor, se puderem dar opinião para tentar me deixar entendedor da situação, agradeço muito....

    Desde já grato a todos...

    link da imagem: elshadayst.com/imagens/recorte_vigas.jpg


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    GilbertoRocha
    postou em Qui, 07 Set 2017, 21:12
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Se ela está a 2 anos em pé sem trincas estruturais, é provável que ela se mantenha assim, visto que o concreto só tende a aumentar a resistência.

      Aquele pilar, na verdade, não está fazendo muito na estrutura. A carga em um pilar é equivalente a deformação dele. Os pilares que vão até o chão, são empurrados para baixo pelas vigas, e o chão, junto a fundação, sendo muito mais rígido, empurra eles para cima, gerando compressão.

      Pilares apoiados sobre vigas por outro lado, precisam que a viga que segura ele seja mais rígida que a viga que ele está segurando, caso contrário, ele só servirá de peso.

      No seu caso, as duas vigas são igualmente rígidas(mesma seção), logo, se ambas estiverem com a mesma carga, as duas vão deformar a mesma coisa, uma não vai impedir a outra de deformar, logo, o pilar não vai deformar. em uma situação hipotética, se toda a carga vier para a primeira laje, o pilar vai estar funcionando como um tirante.

      Obviamente, se trincas começarem a aparecer, um pilar do chão até a laje naquela posição seria uma correção excelente. E obviamente, se ao consultar o engenheiro, ele realizar análise e dizer que precisa um pilar ali, ele deve ser colocado.

      Gleidson Pessoa
      postou em Qui, 07 Set 2017, 22:35
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Agradeço bastante pela informação Gilberto. Mas na verdade queria entender se o peso está concentrado somente na primeira viga ( primeira laje) ou ele está dividido nas duas vigas ( segunda e primeira laje). Tipo, hoje encontra-se sem o pilar no térreo apoiando a vida de baixo. Fico com medo de colocar carga (peso) sob a segunda laje... Confused

        Seguem fotos da ferragem quando foi enchida a laje...

        http://elshadayst.com/imagens/recorte_vigas.jpg

        http://elshadayst.com/imagens/laje1.jpeg

        http://elshadayst.com/imagens/laje2.jpeg

        GilbertoRocha
        postou em Sex, 08 Set 2017, 17:45
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

          Gleidson Pessoa escreveu:Agradeço bastante pela informação Gilberto. Mas na verdade queria entender se o peso está concentrado somente na primeira viga ( primeira laje) ou ele está dividido nas duas vigas ( segunda e primeira laje). Tipo, hoje encontra-se sem o pilar no térreo apoiando a vida de baixo. Fico com medo de colocar carga (peso) sob a segunda laje... Confused

          Seguem fotos da ferragem quando foi enchida a laje...

          http://elshadayst.com/imagens/recorte_vigas.jpg

          http://elshadayst.com/imagens/laje1.jpeg

          http://elshadayst.com/imagens/laje2.jpeg


          O peso está distribuido entre as duas vigas. Se uma das vigas for sobrecarregada, o pilar vai transferir a carga para a outra.
          Se você encher de peso no segundo andar, sim, parte da carga vai ir para o primeiro andar.

          Imagine que o pilar tenha 300cm. Se você colocar peso na viga de cima, imagine qua tendência dela é ceder 2cm, porém, o pilar não vai aceitar ficar com 298cm, e vai segurar ela, transferindo a força para a viga de baixo.

          Imagine novamente que o pilar tenha 300cm. Se você colocar peso na viga de baixo, imagine que a tendência dela é ceder 2cm, porém, o pilar também não vai aceitar ficar com 302cm, e vai segurar ela, puxando a carga para cima.

          Se você colocar peso nas duas, as duas vão ceder 2cm, o pilar não vai impedir o movimento de nenhuma delas, nem transferir cargas, e as duas vão receber a mesma carga.


          Não existe nenhuma lei da física que diz que as cargas tem que ir de cima para baixo, só olhar uma ponte suspensa, ninguém olha para uma ponte suspensa e acha que tem um monte de cabos largados em cima de uma ponte, é facilmente visto que os cabos que seguram a ponte, e puxam a carga de baixo para cima.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural