Sondagem SPT


Responder Mensagem

Sondagem SPT

Sebastiann
postou em Seg, 11 Set 2017, 10:32
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá, sou engenheiro e vou fazer o meu primeiro projeto. Meus estudos sobre fundações não foram muito bons por causa do professor, então algumas coisas não ficaram muito claras para mim.

    Gostaria de saber se ao marcar os piquetes para a localização dos furos, se é realmente necessário um topográfico? tendo em vista que o solo é quase plano.

    E em relação a essa parte da norma “As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200m² de área da projeção em planta do edifício" o que seria essa 'área de projeção o edifício'? eu considero as dimensões de todo terreno ou apenas as dimensões da área em que ficara a edificação?

    Outra dúvida que tenho é sobre a profundidade, pois pesquisei sobre empesas de sondagem e eles também cobram pela profundidade, mas como eu poderia estimar essa profundidade?

    Sei que são muitas dúvidas, mas realmente estou muito confuso.
    Fico muito grato a quem se disponibilizar para me ajudar.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Sondagem SPT

    GilbertoRocha
    postou em Seg, 11 Set 2017, 16:26
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      O projeto topográfico é para posicionar a altura do prédio em relação ao terreno. se ele for plano, não há necessidade, desde que você passe corretamente todas as informações e marque o nível.

      Projeção do edifício é o tamanho da área do edifício, não do terreno. Esse no mínimo é o mínimo necessário, não significa que você não possa fazer mais, apesar de mais caro, vai aumentar a sua confiança na resistência do terreno.

      A melhor maneira de estimar a profundidade é encontrar outras obras similares próximas, descobrir quem construiu e entrar em contato com.