Sondagem SPT


Responder Mensagem

Sondagem SPT

Sebastiann
postou em Seg, 11 Set 2017, 10:32
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá, sou engenheiro e vou fazer o meu primeiro projeto. Meus estudos sobre fundações não foram muito bons por causa do professor, então algumas coisas não ficaram muito claras para mim.

    Gostaria de saber se ao marcar os piquetes para a localização dos furos, se é realmente necessário um topográfico? tendo em vista que o solo é quase plano.

    E em relação a essa parte da norma “As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200m² de área da projeção em planta do edifício" o que seria essa 'área de projeção o edifício'? eu considero as dimensões de todo terreno ou apenas as dimensões da área em que ficara a edificação?

    Outra dúvida que tenho é sobre a profundidade, pois pesquisei sobre empesas de sondagem e eles também cobram pela profundidade, mas como eu poderia estimar essa profundidade?

    Sei que são muitas dúvidas, mas realmente estou muito confuso.
    Fico muito grato a quem se disponibilizar para me ajudar.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Sondagem SPT

    GilbertoRocha
    postou em Seg, 11 Set 2017, 16:26
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      O projeto topográfico é para posicionar a altura do prédio em relação ao terreno. se ele for plano, não há necessidade, desde que você passe corretamente todas as informações e marque o nível.

      Projeção do edifício é o tamanho da área do edifício, não do terreno. Esse no mínimo é o mínimo necessário, não significa que você não possa fazer mais, apesar de mais caro, vai aumentar a sua confiança na resistência do terreno.

      A melhor maneira de estimar a profundidade é encontrar outras obras similares próximas, descobrir quem construiu e entrar em contato com.
      Profundidade varia muito dependendo da região, em regiões rochosas, é comum fazerem a fundação chegar até a rocha por exemplo, já em regiões com uma camada de argila grande, pode ser necessário atravessar essa camada, dependendo da carga, obviamente.

      Se você está executando um prédio de 3 andares ou mais como seu primeiro projeto, e vindo de uma base fraca(como você citou), recomendo seriamente conversar com outro engenheiro da sua região com conhecimento em estruturas, pois um erro pequeno estará arriscando a vida de pessoas

      Solo

      Ferreira
      postou em Sex, 09 Nov 2018, 10:23
      Visitante

        Bom dia!
        Alguém poderia me indicar empresa, que faça o serviço de sondagem de solo.
        São paulo/Zona norte.


        Desde agradeço a atenção.

        grayol
        postou em Sex, 09 Nov 2018, 16:20
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

          Olá

          Primeiramente, a responsabilidade sobre seu conhecimento é única e somente sua.

          Segundamente, sabios comentários do Gilberto, como sempre;

          Terceiramente, adicionando tangibilidade à pergunta "sobre a profundidade, pois pesquisei sobre empesas de sondagem e eles também cobram pela profundidade, mas como eu poderia estimar essa profundidade?"

          Gilberto já deu o caminho para estimativa da profundidade de ensaio. Mas qual será, de fato, esta? Vamos lá, tentando lembrar de matéria que não vejo há 6 anos:

          1. SPT com 10% da carga prevista é adequado.

          1.1. Para Nspt entre 10* e 20, é válida consideração de carga resistente de Nspt/50 MPa
          *não tenho certeza se o valor mínimo é 10... mas tenho no 20 como máximo para tal consideração.

          2. Aprofundar 3m além do item anterior é prudente, para verificação de consistência do bulbo e camada inferior. Aliás, falando em ir além do mínimo, em casos específicos é obrigatório se aprofundar até 5m após rocha ou impenetrável à percussão. Alguém lembra de que norma é essa afirmativa (de fato eu não lembro)?

          3. 1 + 2 = profundidade necessária para ensaio.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Solo

          Visitante
          postou em Sex, 09 Nov 2018, 18:18

            Ferreira escreveu:Bom dia!
            Alguém poderia me indicar empresa, que faça o serviço de sondagem de solo.
            São paulo/Zona norte.


            Desde agradeço a atenção.


            Tem a BRsonda, só pesquisar no google.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais