Sondagem SPT

Responder Mensagem
    Responder com Citação

Sondagem SPT

Sebastiann » Seg, 11 Set 2017, 10:32

Olá, sou engenheiro e vou fazer o meu primeiro projeto. Meus estudos sobre fundações não foram muito bons por causa do professor, então algumas coisas não ficaram muito claras para mim.

Gostaria de saber se ao marcar os piquetes para a localização dos furos, se é realmente necessário um topográfico? tendo em vista que o solo é quase plano.

E em relação a essa parte da norma “As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200m² de área da projeção em planta do edifício" o que seria essa 'área de projeção o edifício'? eu considero as dimensões de todo terreno ou apenas as dimensões da área em que ficara a edificação?

Outra dúvida que tenho é sobre a profundidade, pois pesquisei sobre empesas de sondagem e eles também cobram pela profundidade, mas como eu poderia estimar essa profundidade?

Sei que são muitas dúvidas, mas realmente estou muito confuso.
Fico muito grato a quem se disponibilizar para me ajudar.

Sebastiann
Usuário Novato

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising

Responder com Citação

Re: Sondagem SPT

GilbertoRocha » Seg, 11 Set 2017, 16:26

O projeto topográfico é para posicionar a altura do prédio em relação ao terreno. se ele for plano, não há necessidade, desde que você passe corretamente todas as informações e marque o nível.

Projeção do edifício é o tamanho da área do edifício, não do terreno. Esse no mínimo é o mínimo necessário, não significa que você não possa fazer mais, apesar de mais caro, vai aumentar a sua confiança na resistência do terreno.

A melhor maneira de estimar a profundidade é encontrar outras obras similares próximas, descobrir quem construiu e entrar em contato com.
    Profundidade varia muito dependendo da região, em regiões rochosas, é comum fazerem a fundação chegar até a rocha por exemplo, já em regiões com uma camada de argila grande, pode ser necessário atravessar essa camada, dependendo da carga, obviamente.

Se você está executando um prédio de 3 andares ou mais como seu primeiro projeto, e vindo de uma base fraca(como você citou), recomendo seriamente conversar com outro engenheiro da sua região com conhecimento em estruturas, pois um erro pequeno estará arriscando a vida de pessoas

GilbertoRocha
    Usuário Nível 2
    Usuário Nível 2

Responder Mensagem

• Tópicos relacionados
        Respostas
        Última Mensagem

Discussões Gerais

Enviar Mensagens Novas: Permitido.
      Responder Tópicos: Permitido.
      Editar Mensagens: Proibído.
      Excluir Mensagens: Proibído.