Construção permitida em terreno de 8x26m para SP


Responder Mensagem

Construção permitida em terreno de 8x26m para SP

Visitante
postou em Qui, 19 Out 2017, 21:05

    Olá pessoal,
    Sou novo aqui no fórum e não sou do ramo, porém estou precisando de ajuda de vocês para um assunto que está me tirando o sono.
    Peço perdão se o assunto já comentado, mas eu não encontrei nada parecido e nem conheço termos técnicos para uma pesquisa mais profunda.
    Meu vizinho possui um terreno do mesmo tamanho do meu (8x26mts) e está demolindo a casa para construir um condomínio horizontal com 10 casas!!!
    Não sei se isso é possível pela legislação, para mim isso parece insano, mas a obra tem responsável técnico, número do processo e alvará para execução, por isso preciso do conhecimento dos senhores para me salvar.
    Estou preocupado com minha qualidade de vida, principalmente se eu tiver 10 janelas viradas para o meu imóvel. Moro no Imirim - Zona Norte de SP.
    Qualquer informação ou conselho será de grande ajuda.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Construção permitida em terreno de 8x26m para SP

    GilbertoRocha
    postou em Sex, 20 Out 2017, 08:09
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Isso varia pelo bairro. A prefeitura, ou qualquer arquiteto da cidade será capaz de determinar isso.
      As janelas não podem ficar viradas diretamente para seu terreno na divisa. É necessário 1,5m, mas novamente, consulte a prefeitura ou algum arquiteto sobre a situação no seu bairro.
      Ele também não pode construir no terreno inteiro, devendo ter áreas abertas no terreno, principalmente onde terá janelas.

      Esse é o código de obras de São Paulo, nele que diz se é possível ou não construir o que você quer:
      http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/upload/pinheiros/arquivos/COE_1253646799.pdf

      Você pode se quiser construir um muro na divisa do seu terreno, e aí não vai existir linha de visão entre sua casa e a construção do vizinho.

      Para mais de 9m de altura, ele não pode construir a menos de 3m da divisa, mas também, novamente, varia pelo bairro.

      Todos os ambientes, banheiros, salas, cozinhas etc.. precisam de janelas, e nenhuma janela pode ficar a menos de 1,50m do terreno.

      Se você ver alguma irregularidade, pode denunciar a prefeitura anonimamente.

      Tipo de construção permitida em terreno de 8x26m para SP

      Visitante
      postou em Sex, 20 Out 2017, 18:17

        Obrigado Gilberto pelas informações.
        O link que passou está quebrado, porém consegui encontrar na internet.

        Li o documento, mas não vi muita coisa, esperava regras, restrições e no mínimo área útil mínima para este tipo de construção. Fala também de um tal residencial unifamiliar?!?!

        Descobri que o tipo de construção é chamado condomínio horizontal ou unidade habitacional horizontal, mas não há informações claras na net, pelos menos para os mais leigos.

        Sabe me dizer se o CREA também faz este tipo de fiscalização?

        Re: Tipo de construção permitida em terreno de 8x26m para SP

        GilbertoRocha
        postou em Sex, 20 Out 2017, 23:46
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

          CREA não trabalha com isso, o CREA só garante que existe um responsável técnico, se existe, e a obra está como no projeto, não pode fazer nada.

          Como falei anteriormente, para tirar as dúvidas específicas, só na prefeitura ou com um arquiteto/engenheiro da cidade, que tem experiência com o plano diretor de cada bairro.

          Considerando que 8x26=206m², e que são 10 casas, cada casa terá apenas 20m²? Isso desconsiderando que é necessário espaço para janelas e garagens, e se for mais que um andar, vai precisar de escada.
          Se são mais que 2 andares, se torna quase impossível colocar essa construção dentro das normas do código de obras.

          É provável que exista uma não conformidade, e se você denunciar a prefeitura, talvez seja necessário mudanças radicais na obra.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais