Dimensionamento de Vigas de Concreto Armado


Responder Mensagem

Dimensionamento de Vigas de Concreto Armado

HyFCS
postou em Qua, 22 Nov 2017, 10:19
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Gostaria de saber como proceder ao dimensionamento de uma viga de concreto armado apoiada no solo. Apesar de no cálculo dessa viga eu considerar ela apoiada somente nos pilares, existe um atenuante de solicitações devido ao fato de ela estar apoiada no terreno? Se existe esse atenuante de carregamento a ser considerado, como aplicar esse atenuante nos calculos de dimensionamento dessa viga?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Dimensionamento de Vigas de Concreto Armado

    GilbertoRocha
    postou em Qua, 22 Nov 2017, 16:29
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      HyFCS escreveu:Gostaria de saber como proceder ao dimensionamento de uma viga de concreto armado apoiada no solo. Apesar de no cálculo dessa viga eu considerar ela apoiada somente nos pilares, existe um atenuante de solicitações devido ao fato de ela estar apoiada no terreno? Se existe esse atenuante de carregamento a ser considerado, como aplicar esse atenuante nos calculos de dimensionamento dessa viga?


      Existem 2 possibilidades:
      1) A viga é uma sapata corrida. Nesse caso, não há pilares, e toda a carga ela direciona ao solo.

      2) A viga está apoiada sobre pilares. Nesse caso, nem softwares consideram ela apoiada, visto que, a carga que ela aplica sobre o solo enfraquece o solo abaixo, onde estão as sapatas, além disso, para chegar a um cálculo preciso desse esforço, seria necessário saber o coeficiente de recalque de cada ponto do solo, calcular o recalque das sapatas, a deformação da viga e a carga aplicada baseada nessas informações.

      O que você pode fazer, é fazer pequenas sapatas em vigas de grandes vãos.
      Ex: Você vai trabalhar com vigas baldrame de 1 tábua de altura(30cm). Com vãos entre 3 e 4m. Porém, o cliente pediu que houvesse um vão de 8m. Aí, basta colocar uma sapata pequena no meio da viga. Imaginando uma viga baldrame com carga de 0.6tf/m, essa sapata teria uma carga de ~3tf e um solo de SPT12+, uma sapata de 50x50 ou uma estaca de 20cm já seria suficiente.


      Responder Mensagem


      Cálculo Estrutural