Canal de Projetos Estruturais


Responder Mensagem

Canal de Projetos Estruturais

Saulocabral
postou em Sex, 19 Jan 2018, 16:16
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde a todos.

    Venho por meio deste convidá-los a visitar e se inscrever no meu canal no YouTube. É um canal destinado ao ensino do projeto de estruturas em concreto armado e estruturas metálicas, dimensionamento e detalhamento.

    Basta procurarem por Engenheiro Projetista no YouTube.

    Obrigado.

    Att.

    Saulo Cabral


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Sandra menddes
    postou em Dom, 01 Abr 2018, 13:45
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      boa tarde, estou construindo minha casa e meu pedreiro fez uma viga para um vao de 4,1 m. Altura da viga 28cm, altura util de 25cm, largura de 14cm. Na viga foi colocado 6 barras de ferro de 12,5mm. Essa viga teria q suportar o andar de cima com telhado mais ou menos 3kmcm. Apos colocação do telhado surgiu 3 fissuras na vertical, eu gostaria de saber se essa viga esta superarmada

      Sandra menddes
      postou em Dom, 01 Abr 2018, 13:53
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Saulo boa tarde, estou construindo minha casa e meu pedreiro fez uma viga para um vao de 4,1 m. Altura da viga 28cm, altura util de 25cm, largura de 14cm. Na viga foi colocado 6 barras de ferro de 12,5mm. Essa viga teria q suportar o andar de cima com telhado mais ou menos 3kmcc. Queria saber se esta viga esta super armada

        GilbertoRocha
        postou em Dom, 01 Abr 2018, 14:54
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

          Sandra menddes escreveu:boa tarde, estou construindo minha casa e meu pedreiro fez uma viga para um vao de 4,1 m. Altura da viga 28cm, altura util de 25cm, largura de 14cm. Na viga foi colocado 6 barras de ferro de 12,5mm. Essa viga teria q suportar o andar de cima com telhado mais ou menos 3kmcm. Apos colocação do telhado surgiu 3 fissuras na vertical, eu gostaria de saber se essa viga esta superarmada


          Com 6 barras 12.5mm, a taxa de armadura é quase 2%, isso sem contar armadura dos estribos, então, sim, está super-armada.

          Estar superarmada não necessariamente é um problema, só um risco, o problema é essas fissuras, dependendo obviamente da posição, pode ocorrer falha brusca, recomendo seriamente contratar um engenheiro de vistoria ou um seguro de vida.

          _________________
          Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
          www.engenheiroestrutural.eng.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          José Danilo
          postou em Qua, 09 Mai 2018, 15:33
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            Sandra menddes escreveu:Saulo boa tarde, estou construindo minha casa e meu pedreiro fez uma viga para um vao de 4,1 m. Altura da viga 28cm, altura util de 25cm, largura de 14cm. Na viga foi colocado 6 barras de ferro de 12,5mm. Essa viga teria q suportar o andar de cima com telhado mais ou menos 3kmcc. Queria saber se esta viga esta super armada


            Como o Gilberto Rocha falou, a viga estar superarmada.

            Neste caso a ruptura da viga será sem aviso prévio da estrutura, pois o concreto rompe antes que a armadura sofra escoamento e provoque fissuras que poderiam servir como advertência. Peças superarmadas são peças com pouca ductilidade.

            Como está fissurada é recomendável uma avaliação de um Engenheiro Civil.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural