Canal de Projetos Estruturais

Responder Mensagem
    Responder com Citação

Canal de Projetos Estruturais

Saulocabral » Sex, 19 Jan 2018, 16:16

Boa tarde a todos.

Venho por meio deste convidá-los a visitar e se inscrever no meu canal no YouTube. É um canal destinado ao ensino do projeto de estruturas em concreto armado e estruturas metálicas, dimensionamento e detalhamento.

Basta procurarem por Engenheiro Projetista no YouTube.

Obrigado.

Att.

Saulo Cabral

Saulocabral
Usuário Novato

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising

Responder com Citação

Sandra menddes » Dom, 01 Abr 2018, 13:45

boa tarde, estou construindo minha casa e meu pedreiro fez uma viga para um vao de 4,1 m. Altura da viga 28cm, altura util de 25cm, largura de 14cm. Na viga foi colocado 6 barras de ferro de 12,5mm. Essa viga teria q suportar o andar de cima com telhado mais ou menos 3kmcm. Apos colocação do telhado surgiu 3 fissuras na vertical, eu gostaria de saber se essa viga esta superarmada

Sandra menddes
    Usuário Novato

Responder com Citação

Sandra menddes » Dom, 01 Abr 2018, 13:53

Saulo boa tarde, estou construindo minha casa e meu pedreiro fez uma viga para um vao de 4,1 m. Altura da viga 28cm, altura util de 25cm, largura de 14cm. Na viga foi colocado 6 barras de ferro de 12,5mm. Essa viga teria q suportar o andar de cima com telhado mais ou menos 3kmcc. Queria saber se esta viga esta super armada

Sandra menddes
      Usuário Novato

Responder com Citação

GilbertoRocha » Dom, 01 Abr 2018, 14:54

Sandra menddes escreveu:boa tarde, estou construindo minha casa e meu pedreiro fez uma viga para um vao de 4,1 m. Altura da viga 28cm, altura util de 25cm, largura de 14cm. Na viga foi colocado 6 barras de ferro de 12,5mm. Essa viga teria q suportar o andar de cima com telhado mais ou menos 3kmcm. Apos colocação do telhado surgiu 3 fissuras na vertical, eu gostaria de saber se essa viga esta superarmada

Com 6 barras 12.5mm, a taxa de armadura é quase 2%, isso sem contar armadura dos estribos, então, sim, está super-armada.

Estar superarmada não necessariamente é um problema, só um risco, o problema é essas fissuras, dependendo obviamente da posição, pode ocorrer falha brusca, recomendo seriamente contratar um engenheiro de vistoria ou um seguro de vida.

GilbertoRocha
        Moderador
        Moderador

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
          Advertising
          Advertising

Responder com Citação

José Danilo » Qua, 09 Mai 2018, 15:33

Sandra menddes escreveu:Saulo boa tarde, estou construindo minha casa e meu pedreiro fez uma viga para um vao de 4,1 m. Altura da viga 28cm, altura util de 25cm, largura de 14cm. Na viga foi colocado 6 barras de ferro de 12,5mm. Essa viga teria q suportar o andar de cima com telhado mais ou menos 3kmcc. Queria saber se esta viga esta super armada

Como o Gilberto Rocha falou, a viga estar superarmada.

Neste caso a ruptura da viga será sem aviso prévio da estrutura, pois o concreto rompe antes que a armadura sofra escoamento e provoque fissuras que poderiam servir como advertência. Peças superarmadas são peças com pouca ductilidade.

Como está fissurada é recomendável uma avaliação de um Engenheiro Civil.

José Danilo
          Usuário Novato

Responder Mensagem

• Tópicos relacionados
              Respostas
              Última Mensagem

Cálculo Estrutural

Enviar Mensagens Novas: Permitido.
            Responder Tópicos: Permitido.
            Editar Mensagens: Proibído.
            Excluir Mensagens: Proibído.
            Votar em Enquetes: Proibído.