Dimensionamento de estrutura à vibração


Responder Mensagem

Dimensionamento de estrutura à vibração

gabrielluan
postou em Sáb, 27 Jan 2018, 18:40
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Boa noite pessoal,

    A NBR 6118 estabelece um parâmetro para verificação do EL de Vibração Excessiva, porém, como dimensionar uma estrutura simples (uma galeria, por exemplo) para que a mesma vibre de forma que não cause desconforto aos usuários?

    Sei que softwares como o Eberick realizam o dimensionamento levando as vibrações em consideração, mas como fazer isso à mão, calculando-se a frequência natural da estrutura e verificando se atende aos parâmetros da Norma? É possível?

    Na NBR 7187, a carga Dinâmica em pontes pode ser calculada em função do vão a ser vencido e a carga estática da mesma. Isso pode ser feito em estruturas usuais de edifícios?

    Abraço!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Dimensionamento de estrutura à vibração

    GilbertoRocha
    postou em Dom, 28 Jan 2018, 11:20
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      A questão em pontes é que elas podem ter um peso baixo(uma ponte de uma faixa apenas pode pesar apenas 2,5tf/m), mas ter carga muito elevada(45tf) em uma pequena área, e com a carga movendo rapidamente, pode gerar vibrações. Para piorar, são vãos relativamente grandes, ou seja, deformações consideráveis.

      Para uma galeria, ou outra estrutura onde as cargas não tendem a ser móveis, com vãos menores, você não vai ter grandes esforços capazes de gerar vibração, pode dimensionar como a NBR 7187, mas vai gerar valores mínimos, o mais importante nesse tipo de situação, é respeitar a sobrecarga da 6120(que, em um local onde pessoas tendem a correr e pular, como em ginásios, chega a 500kgf/m²), e a flecha admissível, isso em si vai garantir que a vibração seja mínima.

      Caso queira dimensionar, o que o software não faz como padrão, você pode considerar uma multidão correndo(500kgf/m²), em uma velocidade de 3-4m/s²(máximo que um grupo próximo consegue se mover) distribuido em toda a faixa da galeria.

      Visitante
      postou em Ter, 30 Jan 2018, 10:41

        Sei que softwares como o Eberick realizam o dimensionamento levando as vibrações em consideração, mas como fazer isso à mão, calculando-se a frequência natural da estrutura e verificando se atende aos parâmetros da Norma? É possível?

        Sim é possível, você deve determinar os graus de liberdade da estrutura e calcular a frequência natural da mesma em relação a estes modos, uma maneira mais simples de se fazer isso é modelando sua estrutura em um software com o SAP2000 e verificar o período e a frequência natural da estrutura através de análise modal.. de posse da frequência natural da estrutura basta compara-la com o limite normativo e verificar se está dentro na norma, caso não esteja a estrutura deve ser reforçada.. lembrando isso é o básico do básico.. diferente de uma análise dinamica em função do tempo (time history) .. ou algo parecido...


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural