Dúvida: mesmo sem as colunas a parede possa aguentar o peso


Responder Mensagem

Dúvida: mesmo sem as colunas a parede possa aguentar o peso

Phillipe
postou em Qua, 31 Jan 2018, 16:50
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Estou construindo minha casa e me deram a ideia de lajear, o pedreiro disse que a fundação aguentava, mas minha dúvida é se mesmo sem as colunas a parede possa aguentar o peso? O Solo é firme, embaixo da sapata foi feito concreto, de 5 a 7cm, 40 cm de sapata abaixo do chão, depois ferro 3/8 depois mais uns 40 cm de sapata, a parede e canaletas "U" com ferro 3/8 com concreto, o tamanho da casa é 15/7m.


    Editado pela última vez por Phillipe em Qua, 31 Jan 2018, 21:32, num total de 1 vez

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Laje

    GilbertoRocha
    postou em Qua, 31 Jan 2018, 18:04
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Phillipe escreveu:Estou construindo minha casa e me deram a ideia de lajear, o pedreiro disse que a fundação aguentava, mas minha dúvida é se mesmo sem as colunas a parede possa aguentar o peso? O Solo é firme, embaixo da sapata foi feito concreto, de 5 a 7cm, 40 cm de sapata abaixo do chão, depois ferro 3/8 depois mais uns 40 cm de sapata, a parede e canaletas "U" com ferro 3/8 com concreto, o tamanho da casa é 15/7m.


      Vai variar muito pelo tamanho da sapata.

      Geralmente, uma sapata de 1.00 x 1.00 resiste cargas de uma casa térrea. Solo firme é um problema, porque para cada pessoa significa uma coisa diferente, sem teste de solo fica complicado afirmar algo. Óbvio, a distância entre elas também influencia.

      Para laje, tem que considerar o tipo de parede, 9cm? 14cm? qual altura? tijolo baiano? bloco concreto? Que, tem tipos de parede que só servem de fechamento, ao aplicar uma carga vai dar trincas e outras falhas, enquanto outras de alta resistência, se feito uma cinta e ela é capaz de distribuir cargas na maioria das obras, só um engenheiro visitando para ter certeza.


      Responder Mensagem


      Construção civil, discussões gerais