aplicação de transferência de forças


Responder Mensagem

aplicação de transferência de forças

PauloHFM
postou em Qui, 01 Fev 2018, 16:00
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá!
    Tenho um sensor de pressão que a parte sensitiva é um cilindro de 5 a 7mm de diâmetro, podendo ir de alguns kPa para até 200MPa
    Queria saber se é possível por exemplo medir a força numa viga ou até mesmo em pontes, mas transferindo a força exercida para essa área circular, algum sistema de transferência de forças para que o cálculo possa refletir o total de pressão (pelo menos da área do sistema de transferência de força) e ser feito com o sensor citado. A ideia seria saber qual a pressão crítica de tal viga e o sensor avisar quando chegar perto.

    Alguém poderia me ajudar? Muitíssimo Obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: aplicação de transferência de forças

    GilbertoRocha
    postou em Qui, 01 Fev 2018, 17:03
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      PauloHFM escreveu:Olá!
      Tenho um sensor de pressão que a parte sensitiva é um cilindro de 5 a 7mm de diâmetro, podendo ir de alguns kPa para até 200MPa
      Queria saber se é possível por exemplo medir a força numa viga ou até mesmo em pontes, mas transferindo a força exercida para essa área circular, algum sistema de transferência de forças para que o cálculo possa refletir o total de pressão (pelo menos da área do sistema de transferência de força) e ser feito com o sensor citado. A ideia seria saber qual a pressão crítica de tal viga e o sensor avisar quando chegar perto.

      Alguém poderia me ajudar? Muitíssimo Obrigado!


      Olá.
      Então, o aparelho mais próximo que conheço é o esclerometro, mas que mede dureza.
      Esse seu aparelho mede o que exatamente? A pressão atual no material? A pressão que o material resiste? Como ele funciona?

      Imaginando que exista um aparelho que meça a resistência real que o concreto é capaz de resistir sem destruir o mesmo(Que, se houver, gostaria muito de saber o nome, pois com ele seria possível fazer reparos de maneira mais precisa e econômica, e estudando patologia nunca ouvi sequer falar), ainda assim, tudo que você irá saber é a capacidade máxima de pressão em uma peça, que, na prática, é usada pelo engenheiro para dimensionar a vários esforços da peça.

      Uma viga biapoiada, com 20MPa e armada com 2 vergalhões de 10mm resiste mais que uma viga biapoiada de 40MPa mas armada com 2 vergalhões de 6.3mm, imaginando que a seção seja idêntica.

      A maneira de descobrir a carga atual que eu conheço tecnologia e vejo sendo utilizado, é remover uma amostra do concreto, romper, e, utilizando a armadura existente, dimensionar a carga máxima resistida da estrutura, através de cálculos estruturais complexos.


      Responder Mensagem


      Cálculo Estrutural