Dúvida


Responder Mensagem

Dúvida

Visitante
postou em Dom, 04 Fev 2018, 14:23

    Olá, caros colegas.

    Eu estou com um problema aqui e gostaria se possível de umas dicas
    Eu possuo uma estrutura de concreto armado na qual eu pretendo fechar com alvenaria e fazer um cômodo em cima e um embaixo. Não é nada grande, são apenas quatro pilares de 2,60m de distância (um do outro) e 3,60m de altura cada pavimento ( são dois pavimentos) com uma caixa d'água de 2000 litros em cima.
    O problema é que eu construí esta estrutura a muitos anos e fiquei de fechar com alvenaria, mas nunca o fiz. Infelizmente no tempo da construção eu viajava e não pude acompanhar a obra. O pedreiro deixou as ferragens muito pra fora sem espaçamento, vindo a trincar as colunas e vigas. As colunas caíram as cascas laterais e apareceram os estribos e alguns até arrebentaram. Gostaria de reformar esta estrutura e fechá-la com alvenaria. Minha possível solução seria fazer duas novas colunas(pilares) ao lado das colunas antigas e uma viga sobre elas(debaixo da viga antiga).
    O problema é que não há ferro de espera, então eu pensei em furar, mas tenho medo de não aguentar, pois o concreto está meio que "ressecado". Estes novos pilares também terão de nascer em cima do baldrame. Haveria algum problema nisso? Será que o baldrame aguentaria?
    Ficarei muito grato se alguém pudesse me ajudar com alguma dica.
    Muito obrigado pela atenção.

    Abaixo vai uma imagem que mostra o que eu pretendo fazer:

    https://drive.google.com/file/d/1d3hXasVYKMn7wXlZSD6BvAKfO9hPFcgE/view


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Dúvida

    GilbertoRocha
    postou em Dom, 04 Fev 2018, 16:26
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Nesse caso, que você está fazendo reforços em todos os pilares e vigas, recomendaria também reforçar a fundação.

      Em relação a reforços do pilar, de maneira a garantir que as estruturas trabalhem unidas, muito mais eficiente é encamisamento do pilar, isso não só vai reforçar, mas vai reduzir a esbeltez dos pilares e manter a resistência deles.

      Em relação as vigas, pode ser feito encamisamento, ou reforço com perfil W(viga I), na teoria, poderia ser uma viga de concreto, mas assim você elimina a necessidade de escoramento e ligação entre concretos.

      Em relação a fundação, encamisamento, furando a sapata existente, colocando armadura e preenchendo com groute, a não ser que se garanta a resistência da mesma com ensaio SPT.

      De qualquer maneira, contrate um engenheiro para fazer uma análise precisa e dimensionar com precisão, para não precisar no futuro refazer a obra mais uma vez.

      Policarpo
      postou em Dom, 04 Fev 2018, 16:58
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Muito obrigado pela atenção e rapidez na resposta.
        Muito interessante e inteligente a ideia de encamisamento dos pilares e vigas.
        Eu irei seguir seu conselho e conversar com um engenheiro.
        Grato.


        Responder Mensagem

        Construção civil, discussões gerais