[AJUDA] Dúvidas de um recém formado :D


Responder Mensagem

[AJUDA] Dúvidas de um recém formado :D

Eng. Leo Wender
postou em Ter, 08 Mai 2018, 20:19
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Prezados Engenheiros, boa noite!

    Sou recém formado em Engenharia Civil e tenho algumas dúvidas:

    1. Ás vezes vejo algum profissional que anuncia que faz projeto por "x" preço, e cobra ainda visitas por hora técnica. Não seria de interesse maior do profissional que acompanhasse a obra para garantir sua execução de forma correta?

    2. Completando a primeira pergunta: Assinando somente a ART de projeto, eu conciliaria que nesse caso poderia ser cobrada essa hora técnica, visto que a execução seria por outro profissional. Mas como geralmente ocorre? Pois a maioria dos empreiteiros que conheço, dizem sobre metro quadrado de engenheiro fulano, ciclano, e acredito que assinam uma ART para projeto e execução. Como vocês geralmente fazem? Se assinam ART para execução, cobra ainda hora técnica?

    3. Eu sei que não é possível você projetar e acompanhar muitas obras ao mesmo tempo, e que isso talvez fundamentasse a cobrança por hora técnica quando o cliente não aceita contratar administração. Como ocorre normalmente com vocês? Quando te pedem projeto, já é praxe você oferecer quais outros serviços, e formas de pagamento?

    4. E quando o cliente fala: "Ah, eu vou fazer o projeto e ir construindo aos poucos, pois tenho pouco dinheiro". Como proceder? Pois nesse caso vai ser difícil convencê-lo de uma administração, e mesmo que ocorra, como fica nossa responsabilidade nos momentos em que a obra está "parada"? O que é correto fazer?

    Obrigado pela atenção!
    Abs


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: [AJUDA] Dúvidas de um recém formado :D

    GilbertoRocha
    postou em Ter, 08 Mai 2018, 21:22
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Eng. Leo Wender escreveu:Prezados Engenheiros, boa noite!

      Sou recém formado em Engenharia Civil e tenho algumas dúvidas:

      1. Ás vezes vejo algum profissional que anuncia que faz projeto por "x" preço, e cobra ainda visitas por hora técnica. Não seria de interesse maior do profissional que acompanhasse a obra para garantir sua execução de forma correta?

      2. Completando a primeira pergunta: Assinando somente a ART de projeto, eu conciliaria que nesse caso poderia ser cobrada essa hora técnica, visto que a execução seria por outro profissional. Mas como geralmente ocorre? Pois a maioria dos empreiteiros que conheço, dizem sobre metro quadrado de engenheiro fulano, ciclano, e acredito que assinam uma ART para projeto e execução. Como vocês geralmente fazem? Se assinam ART para execução, cobra ainda hora técnica?

      3. Eu sei que não é possível você projetar e acompanhar muitas obras ao mesmo tempo, e que isso talvez fundamentasse a cobrança por hora técnica quando o cliente não aceita contratar administração. Como ocorre normalmente com vocês? Quando te pedem projeto, já é praxe você oferecer quais outros serviços, e formas de pagamento?

      4. E quando o cliente fala: "Ah, eu vou fazer o projeto e ir construindo aos poucos, pois tenho pouco dinheiro". Como proceder? Pois nesse caso vai ser difícil convencê-lo de uma administração, e mesmo que ocorra, como fica nossa responsabilidade nos momentos em que a obra está "parada"? O que é correto fazer?

      Obrigado pela atenção!
      Abs


      Olá, sou Eng. Civil formado em 2016, e trabalho com execução na empresa que sou contratado, mas faço projetos para vários estados do Brasil, então, respondendo:
      1. Meu preço para fazer o projeto é X, ou seja, eu faço papéis mostrando como fazer e aprovo e garanto que o projeto está correto. Agora, imagine a situação, alguém compra um sobrado de uma casa a 1500km de onde moro. Eu posso fazer o projeto em casa no fim de semana, agora, executar não tem como, então, é contratado outro engenheiro para executar. Então, óbvio, não vou cobrar visitas técnicas nem o tempo delas, visto que não vou realizar visitas técnicas.
      Agora, segunda situação, se alguém da minha cidade pedir um projeto, deveria cobrar mais caro porque vou ter que visitar? Fica chato e complicado isso, então o padrão é, projeto é X, visitas é Y, se quer ambos, o preço é X+Y.
      Mas não é do interesse meu se executam correto, claro, eu desejo isso, mas se eu falei para colocar 2 barras 16mm e colocaram 2 barras 8mm na viga e a casa cair, a culpa não é minha.

      2. Tem 2 costumes na engenharia:
      a) Cobrar por m², isso geralmente inclui projeto, e visita no dia das fundações e concretagem de lajes, se for necessário mais, cobra por visita a obra.
      b) Cobrar só o projeto, e cobrar depois mensalmente a execução para visitar toda semana, ou por visita quando o cliente chamar.
      Aí que entra o tipo de cliente, já tive clientes que em dúvida ligam, marcam hora no escritório e falam 5 minutos, enquanto outros me ligavam toda semana dizendo "Você precisa vir aqui agora, a obra está caindo" quando tinha uma trinca no piso, como na hora de cobrar você não sabe o tipo de cliente, tem que analisar isso.

      3. Eu cobro o projeto, e se for necessário acompanhamento, vou toda semana e cobro por mês, se o cliente quer só o projeto, é só o projeto.

      4. Se ele vai construir e levar 3 meses, vendo acompanhamento semanal, se ele vai levar 2 anos, vendo visitas a cada 2 ou 3 meses quando ele chamar, e claro, peço para avisar no dia de concretagem, até porque, não é possível concretar um pouquinho da laje cada dia.

      _________________
      Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
      www.engenheiroestrutural.eng.br

      Eng. Leo Wender
      postou em Qua, 09 Mai 2018, 10:22
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Obrigado pelas respostas, Gilberto!

        Eu entendo o que você quer dizer com
        mas se eu falei para colocar 2 barras 16mm e colocaram 2 barras 8mm na viga e a casa cair, a culpa não é minha
        .

        Minha dúvida se refere talvez a prática de emissão de ART. Quando o cliente pede o projeto, ele quer o projeto de aprovar a casa e vamos considerar que ele tenha o empreiteiro "Seu Zé" sem responsável técnico.

        A prefeitura exige ART do projeto para aprová-lo, e de execução para liberar o alvará de
        construção, correto?

        Então combinamos que só vou emitir de projeto? Ele teria que arranjar outro responsável para executar? Ou você assina ambas ARTs? Ou isso que estou falando é bobagem, não precisa de ambas?

        GilbertoRocha
        postou em Sex, 11 Mai 2018, 21:37
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

          Eng. Leo Wender escreveu:Obrigado pelas respostas, Gilberto!

          Eu entendo o que você quer dizer com
          mas se eu falei para colocar 2 barras 16mm e colocaram 2 barras 8mm na viga e a casa cair, a culpa não é minha
          .

          Minha dúvida se refere talvez a prática de emissão de ART. Quando o cliente pede o projeto, ele quer o projeto de aprovar a casa e vamos considerar que ele tenha o empreiteiro "Seu Zé" sem responsável técnico.

          A prefeitura exige ART do projeto para aprová-lo, e de execução para liberar o alvará de
          construção, correto?

          Então combinamos que só vou emitir de projeto? Ele teria que arranjar outro responsável para executar? Ou você assina ambas ARTs? Ou isso que estou falando é bobagem, não precisa de ambas?


          Se ele quer só o projeto, é só o projeto, e ela acha outro para execução, padrão de obras maiores, onde tem vários engenheiros.
          Em obras pequenas em cidades menores, onde o projetista geralmente vaii fazer algumas visitas, e essas visitas contam como execução, então, se a pessoa pede que seja o engenheiro da obra, no preço está incluso as visitas necessárias de execução.

          _________________
          Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
          www.engenheiroestrutural.eng.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Eng. Leo Wender
          postou em Sex, 11 Mai 2018, 22:48
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Entendido.

            Mais uma vez, obrigado! Aplauso Aplauso Aplauso


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais