Quel FcK usar em estrada de sítio.



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Quel FcK usar em estrada de sítio.

Rodrigues Motta » Sex, 08 Jun 2018, 10:44

Amigos, olá!

É uma grande alegria passar a fazer parte desse grupo de ideias do qual sou leitor a alguns anos.

Meu SOS é o seguinte. Adquiri um sitiozinho ligado à estrada principal por uma estradianha de terra de 300 metros de subida. Essa estradinha já é bem antiga portanto bastante solada, apesar de ficar sob árvores, com muita sombra e algumas poucas folhas. Deve ter de largura uns quatro a cinco metros. O problema é que, como é subida, quando chove, "só Deus pra subir".

O problema maior é que já fiz orçamentos com paralelepipedo, bloquete e placas de granito (cascas retiradas dos blocos nas serrarias), mas todas as três ficariam muito caras.

A melhor relação custo benefício calculado seria o concreto. Minha ideia é fazer cortes no chão de 1,00m x 1,00m x 0,06cm e encher com concreto, utilizando na base britas maiores para travar e não haver a necessidade de colocar esteiras de ferro.

As dúvidas são:

a) Essa ideia de bater direto no chão é interessante?
b) Utilizar a brita maior no fundo para travar vai ter o efeito que imagino?
c) Qual Fck devo utilizar? (a ideia é que possa entrar veículos até uma MB608, pois pode ser que precisarei levar lá pra cima um poste de madeira, material de construção, mas claro esporadicamente.)

Ah, sim. Vocês devem estar se perguntando: porque cortar a forma no chão? Para que o concreto fique no nível da estrada e a água de chuva possa manter o comportamento que sempre teve naquele espaço. Minha preocupação em fazer o concreto acima do nível da estrada é ele procurar outros espaços alternativos de infiltração e modificar o equilíbrio ali.

Bem, é isso! Peço desculpas pela extensão da mensagem. Tentei ser bem didático.

Abraço a todos!


Rodrigues Motta
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    tipo de estrada

    luizjreng » Sex, 08 Jun 2018, 12:18

    Bom dia amigo, então eu li sua dúvida, antes de tudo aconselho sim uma malha de aço a ser calculado, como laje para estacionamento, que também serve para estradas residenciais principalmente o vão que você irá adotar, quanto aos vão no caso ly/lx pode ser maior até que atinja o máximo de uma direção, e usar aços para momentos em 1 direção e arbitrar o secundário já que o momento será em apenas em 1 direção. quanto a colocar ele diretamente com o barro não é recomendável. Pois a argila agride o concreto, você deveria colocar britas ou pó de brita ou até mesmo areia sendo que agregado graúdo irá diminuir seus custos, como a estrada é inclinada também seria necessário usar o calculo com inclinação. Agora respondendo sua pergunta central Fck 25Mpa, já seria de bom tamanho, mas atente firmemente para o aço ele é responsável pela tração de sua estrada o concreto será o responsável pela compressão tanto chuva, quanto o sol e até as cargas acidentais irão contribuir para que a estrada trabalhe em compressão e tração.

    luizjreng
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      GilbertoRocha » Sex, 08 Jun 2018, 13:03

      a) Essa ideia de bater direto no chão é interessante? A base para piso deve ser compactado, e não pode ter matéria orgânica. Então, não.

      b) Utilizar a brita maior no fundo para travar vai ter o efeito que imagino? Brita no fundo é necessário para aumentar a distribuição do solo, mas se o solo for muito fraco, não vai adiantar.


      c) Qual Fck devo utilizar? (a ideia é que possa entrar veículos até uma MB608, pois pode ser que precisarei levar lá pra cima um poste de madeira, material de construção, mas claro esporadicamente.)

      Fazer FCK 50 em cima de uma base ruim não vai adiantar nada.
      Fazer FCK 20 com cortes corretamente espaçados, com espessura aceitável, armado e sobre solo firme vai ter uma estrada que vai durar muitas décadas.

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