Estrutura para Caixa d' água 16.000L


Responder Mensagem

Estrutura para Caixa d' água 16.000L

John Kennedy
postou em Ter, 12 Jun 2018, 18:51
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá colegas, estou com a seguinte dúvida:
    Preciso construir uma estrutura suspensa de concreto armado para uma caixa d' água de 16.000L polietileno (peso aprox. 250kg vazia).
    Gostaria de dimensionar 4 pilares com uma laje premoldada sobre eles.
    A distancia dos pilares seria de 2,80m e o pé direito de 4m. Minha dúvida é qual bitola de ferragem utilizar e qual seria o espessamento dos estribos.
    Alguém aqui já fez algo parecido e pode me ajudar?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Estrutura para Caixa d' água 16.000L

    GilbertoRocha
    postou em Ter, 12 Jun 2018, 20:27
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      John Kennedy escreveu:Olá colegas, estou com a seguinte dúvida:
      Preciso construir uma estrutura suspensa de concreto armado para uma caixa d' água de 16.000L polietileno (peso aprox. 250kg vazia).
      Gostaria de dimensionar 4 pilares com uma laje premoldada sobre eles.
      A distancia dos pilares seria de 2,80m e o pé direito de 4m. Minha dúvida é qual bitola de ferragem utilizar e qual seria o espessamento dos estribos.
      Alguém aqui já fez algo parecido e pode me ajudar?


      Primeiro problema que você vai ter é que a carga da caixa d'agua vai ser 2 toneladas por m², lajes treliçadas comuns não resistem a esse tipo de carga, ainda mais com concreto feito em obra sem controle de qualidade, arriscando fissurar e arrebentar.
      Em relação a seção de pilares, vai depender da seção que for usar ele, um pilar 20x20 e um pilar 12x40 vão ter necessidades bem diferentes de aço para a mesma carga por exemplo.

      _________________
      Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
      www.engenheiroestrutural.eng.br

      Visitante
      postou em Qua, 13 Jun 2018, 06:46

        Se eu utilizar a seção 20x20 com 4 barras de ferro 3/8" na longitudinal, e estribos a cada 15cm será que suportaria o peso?

        Visitante
        postou em Qua, 13 Jun 2018, 10:27

          Oi sou Clovis, pedrero profissional.

          A coluna de 20x20 passa com folga.. com os ferros de 3/8" .. mas o estribu de 3/16" preciza ser espaçado mais pertu pra atender a norma de concreto 6118 no artigu 18.4.3 onde diz que o o minimo do espassamento do estribu tem que ter 12 vezes o diametru do estibru.. se vosse quiser aumentar o espaçamento pra 15cm .. voce tem que aumentar a bitola do estribu pra 1/4"... se usar estribu de 3/16" tem q espassar em 10cm.. se usar de 1/4" pode ser de 15cm.

          tambein vosse tem que amarrar os pilares com uma viga de 45cm de altura na cabeça dos pilares, essa viga serve pra você amarrar os pilar e tambein pra apoiar a laje maciça pré moldada de 10cm de altura concreto de 20 megapascal. essa viga é meio alta porque senão da flecha nela.. dependendo da regiao sua, vosse também tem q considerar a ação do vento horizontal nessa caixa dagua .. esse vento vai dar uma carga extra no pilar.. mas ta tudo tranquilo ta com folga.. ja fiz milhoes de obras assim.. só no olho.. ja tenho tudo na minha cabeça nao precizo de engenheiro e dou dicas de graça na interner.. obrigado.

          abraço.

          Clovis pedrero profissional motorista e carpinteiro.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural