design macro de uma estrutura sem laje


Responder Mensagem

design macro de uma estrutura sem laje

Gabriel Ruschel
postou em Qui, 28 Jun 2018, 16:57
Visitante

    Olá,
    pretendo projetar um edifício de 1 pavimento em estrutura metálica, com cobertura metálica e telhas de concreto. O projeto não terá laje de cobertura, mas terá forro pvc. Minha dúvida é a seguinte: como não haverá laje e a tesoura da cobertura será fixadas nos pilares metálicos seria necessária a utilização de vigas? como devo fazer a fixação entre os pórticos não tendo vigas? Não sei se fui claro o suficiente, qualquer dúvida me chamem a atenção


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Visitante
    postou em Sex, 29 Jun 2018, 13:41

      Eu sugiro você procurar uma especialização ou cursos da área de estrutura metálica.. além de livros antes de iniciar um projeto com este tipo de material.

      Re: design macro de uma estrutura sem laje

      GilbertoRocha
      postou em Sex, 29 Jun 2018, 21:27
      Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

        Gabriel Ruschel escreveu:Olá,
        pretendo projetar um edifício de 1 pavimento em estrutura metálica, com cobertura metálica e telhas de concreto. O projeto não terá laje de cobertura, mas terá forro pvc. Minha dúvida é a seguinte: como não haverá laje e a tesoura da cobertura será fixadas nos pilares metálicos seria necessária a utilização de vigas? como devo fazer a fixação entre os pórticos não tendo vigas? Não sei se fui claro o suficiente, qualquer dúvida me chamem a atenção


        Olá.

        Pega uma régua, e aperta ela, ela vai flambar ao aplicar peso, o mesmo acontece com um pilar que não está travado nos dois sentidos.

        Se não for fazer com vigas, tem que achar outra maneira que garante que ele não flambe em nenhum sentido.

        Além disso, tem que garantir que a estrutura seja capaz de resistir tanto cargas de vento quanto a carga da laje de 1º pavimento.

        _________________
        Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
        www.engenheiroestrutural.eng.br

        Gabriel Ruschel
        postou em Sex, 29 Jun 2018, 21:47
        Visitante

          No caso as vigas teriam esta função complementar ao pilar
          Muito obrigado Gilberto!
          Ao dono do outro comentário: pode ficar tranquilo que o projeto é para fins acadêmicos haha

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural