Como calcular uma fundação sem sondagem


Responder Mensagem

Como calcular uma fundação sem sondagem

EngVeloso
postou em Ter, 24 Jul 2018, 22:36
Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

    Se a sondagem não for uma opção, como se proceder ?
    Se o chão é uma laje ou algo bem firme faz uma sapata com bom coeficiente ?
    Se é um solo que eu não sei onde fica a rocha ? Calculo a broca sem resistência de ponta e uso um valor de resistência lateral de solo baixo ?
    Supondo que eu calcule uma broca pra 5 metros e ela entra 3, como eu faço com a duvida que ela possa ter parado em rocha ou em matacão ?
    Obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Como calcular uma fundação sem sondagem

    GilbertoRocha
    postou em Qua, 25 Jul 2018, 00:44
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      EngVeloso escreveu:Se a sondagem não for uma opção, como se proceder ?


      Depende do profissional, e de quando você avisa o cliente sobre o SPT.
      1) O procedimento mais comum, que é arriscado mas é feito, é simplesmente chutar a resistência para baixo e ir assim mesmo, não recomendo.
      2) Se você tem dinheiro para um investimento, pode pelo menos comprar um penetrômetro DPL(Custa uns R$2500), e utilizar ele, não vai saber a composição exata do solo, mas consegue a resistência até 6m, com testes básicos consegue estimar a quantia de argila e areia até os 6m.
      3) Se negar a fazer o projeto sem SPT.
      4) Cobrar um valor extra suficiente para fazer o ensaio SPT, e ele mesmo fazer o SPT.
      5) Fazer o projeto, não incluir no projeto nem na ART as dimensões da fundação.

      EngVeloso escreveu:Se o chão é uma laje ou algo bem firme faz uma sapata com bom coeficiente ?

      Se você fizer, é sua ART que está em jogo. Tem engenheiros que falam que pode ser utilizado uma estimativa por tabelas antigas, como a 6122:2001, mas se der problema, cai em você.


      EngVeloso escreveu:Se é um solo que eu não sei onde fica a rocha ? Calculo a broca sem resistência de ponta e uso um valor de resistência lateral de solo baixo ?
      Supondo que eu calcule uma broca pra 5 metros e ela entra 3, como eu faço com a duvida que ela possa ter parado em rocha ou em matacão ?

      Obviamente, a solução é fazendo o ensaio de solo.

      Mas se você realmente quer arriscar seu CREA em um solo fraco, recomendaria no mínimo estipular furar até ser impenetrável, e ainda assim, analisar o que tem de solo lá embaixo. Se você furou 20 estacas em uma obra, e todas deram entre 10 e 11m, e uma deu 3m, obviamente é um matacão e você não tem resistência nenhuma.

      Já fiz obras sem SPT, fui com um auxiliar de pedreiro a obra junto a um trado, e mandei ele furar e analisei solo de metro a metro, além da dificuldade que ele tinha para furar, vai gastar uma diária dele e um dia seu, mas é mais garantido que ficar arriscando na cega.

      _________________
      Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
      www.engenheiroestrutural.eng.br

      Re: Como calcular uma fundação sem sondagem

      Visitante
      postou em Qua, 25 Jul 2018, 16:01

        Parabéns ao GilbertoRocha, ótimas respostas Aplauso

        Tanto pelo conteúdo, quando por aparentemente ter entendido qual era o problema (não me fez claro) ainda por não ter socado a clareza da imprudência questionada.

        Aliás, socar a imprudência de perguntas levantadas era o meu passatempo por aqui. Roubaste-me a oportunidade Mad

        Fundação

        Fabio Tardivo Ruggi
        postou em Qua, 25 Jul 2018, 18:04
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Respondendo a sua pergunta.

          Se o seu trado estiver parando numa profundidade de aproximadamente 3 metros, não significa necessariamente que seu solo nessa profundidade seja um solo bom ou tenha pegado em rocha.

          Como você sabe, quanto maior a profundidade ou tamanho da haste do trato, maior o esforço que vai precisar ser gerado para girar o trado. Geralmente essa é a profundidade máxima que se consegue com trado manual, em torno de 3 a 3,5 metros de profundidade. O que você pode fazer é aumentar o apoio do seu trado onde a pessoa segura para girar o mesmo. Momento = força x distância. Aumentando a distância você gera um momento maior.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais