Dimensionamento de vigas que sustentam a laje de cobertura


Responder Mensagem

Dimensionamento de vigas que sustentam a laje de cobertura

FERNANDO FURQUIM DA COSTA
postou em Ter, 04 Ago 2009, 13:34
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Sou estudante de Engenharia Civil (2o. ano, de "férias" por causa da gripe suína e por isso sem ter contato com meus professores) e tenho as seguintes dúvidas, provavelmente bastante simples de sere esclarecidas:

    1) já descobri que altura das vigas devem ser de 1/10 a 1/20 do vão, variando de acordo com o tipo de vínculo com a laje, para o caso de vigas corridas. Gostaria de saber se o mesmo critério se aplica para as vigas que sustentam a laje de cobertura, no caso de não haver utilização do sótão. Ou seja, em função da redução da carga sobre essas vigas elas podem ter suas alturas pré-dimensionais reduzidas?

    2) para o caso de não haver laje de cobertura (somente forro de madeira) há necessidade de se ter vigas no topo de todas as paredes ou somente no topo das paredes que contornam a edificação para fazer a cinta de amarração (se é que é a isso que chamam de cinta de amarração)?

    Grato,
    Fernando.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Paulo José Barreto
    postou em Ter, 04 Ago 2009, 16:34
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

      Caro Fernando
      1º Consideração- a medida de 1/10 do vão diz respeito a um primeiro valor a ser usado para o dimensionamento da altura de vigas. Ao realizarmos efetivamente o cálculo, constataremos se essa altura é suficiente ou não para as solicitações da viga em questão. Esse 1º valor atende tambem no que se refere as vigas que apoiarão lajes de forro. O poderá ocorrer (dependendo do carregamento e do vão) é uma possibilidade de diminuição dessa altura.
      2ºConsideração- mesmo em paredes internas é aconselhável que se execute uma cinta na parte superior das mesmas, visando mais segurança e estabilidade,
      Um abraço

      FERNANDO FURQUIM DA COSTA
      postou em Qua, 05 Ago 2009, 13:53
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        José Paulo,

        Muito obrigado pela ajuda.

        Grande abraço,
        Fernando.


        Responder Mensagem


        Cálculo Estrutural