Piscina de Plástico em Laje


Responder Mensagem

Piscina de Plástico em Laje

Rodrigo Gazola
postou em Ter, 05 Jan 2021, 16:26
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde, estou com uma pequena dúvida que agora me deixou com receio. Comprei aquelas piscinas de plástico estrtural redonda de 3,05m por 0,76m de cerca de 4500L.
    A minha laje é grande onde eu tenho duas partes uma coberta e a outra descoberta onde eu vou colocar a piscina que tem 5m x 6,5m aproximadamente.
    Acabei não me atentando se iria ter algum problema de a estrutura não aguentar pelo fato da parte coberta ter o telhado e uma caixa de água 1000L.
    Fiz as contas:

    Ab = 9,62m²
    4500L = 4500kg

    Sendo assim a piscina iria distribuir uma média de 470kg/m², e agora fiquei com receio de não aguentar porque estava vendo algumas informações online fiquei mais confuso ainda porque tem lugares que falam que á norma diz que aguenta no mínimo 150kg/m² outros 250kg/m², 450kg/².. cheguei até ver 750kg/m².
    Em baixo dessa laje tem uma parede estrutural que divide o corredor e um quarto sendo cerca dos 5m esta na base 1,5m e o outro lado os 3,5m restante.
    Obrigado pela ajuda!!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Jonas de Jesus
    postou em Sex, 18 Jun 2021, 17:50
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      Boa tarde Rodrigo!

      Para poder te dar uma resposta precisa, é necessário fazer a verificação da capacidade de carga da sua Estrutura existente. O ideal seria ter feito essa verificação antes da compra da piscina, pois pode ser necessário fazer um reforço para suportar a carga adicional.

      A Norma estabelece alguns tipos de carga, de acordo com a finalidade da Edificação. São valores aproximados, as cargas reais que sua Estrutura irá receber podem ser maiores ou menores do que o indicado, normalmente são menores, por questão de segurança. Além disso, existem os próprios fatores de segurança utilizados durante o Cálculo Estrutural, as cargas são majoradas (consideradas maiores) e as resistências dos materiais são minoradas.

      Caso você tenha a Planta Baixa da Edificação, seria interessante que enviasse, para que eu possa fazer uma Análise mais detalhada. Caso não tenha, um croqui (esboço feito à mão) com as dimensões dos cômodos já pode ser suficiente para um estudo mais superficial.

      Aguardo seu retorno.

      Atenciosamente,

      Jonas de Jesus
      Engenheiro Civil - CREA PE 044299
      https://www.linkedin.com/in/jonascbj/
      jjcbj1986@gmail.com
      jonas_jose_@hotmail.com


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural