Armadura de cintas


Responder Mensagem

Armadura de cintas

felipearaujo
postou em Ter, 08 Set 2009, 09:36
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Qual o carregamento que deve ser considerado no cálculo das cintas de amarração das fundações? Nas vigas, que trabalham a flexão, utilizam-se o peso-próprio, o peso da laje, a sobrecarga, etc. Mas no caso das cintas, como o terreno atua suportando esses carregamentos, qual seria o modelo de carregamento a utilizar para o cálculo estrutural? Bastaria utilizar armaduras mínimas (quais seriam)?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Qui, 24 Set 2009, 00:08
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Na minha opinião, as cintas de amarração colocadas nas fundações, amarram e travam as diversas paredes de alvenaria, além de distribuir de maneira uniforme as cargas que descem até elas.

      Não haverá problemas com recalques, desde que o solo tenha uma excelente capacidade de suporte, não ocorram infiltrações de água, nem vazamentos em tubos de água e de esgotos, ao longo de, digamos, cinquenta anos.

      Considerando que além disso tudo, as cargas que aí chegam são as maiores, já que trazem o peso da alvenaria, da laje fôrro, da cobertura e da caixa d'água, e sabendo que temos pela frente o Código do Consumidor, é melhor desistir de aplicar esse tipo de fundação, e partir para as vigas baldrame, sapatas e estacas.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural