Vibrações em estrutura de concreto armado


Responder Mensagem

Vibrações em estrutura de concreto armado

Rodrigo Nunes Gomes
postou em Qui, 10 Set 2009, 15:54
Usuário Nível 1 | Mensagens: 32

    Boa tarde

    Fui nomeado para perícia judicial, onde um dos quesitos aborda sobre possíveis abalos que uma residencia unifamiliar, vem sofrendo com vibrações de um linha férrea que passa pela frente.
    A medição destas vibrações, eu posso medir utilizando um sismógrafo, a minha dificuldade está nos parametros da medição.
    Não possuímos nenhuma NBR que trate do assunto, ou simplsmente, algum tópico em alguma NBR que mostre os limites de vibração que uma estrutura de concreto armado possa suportar.

    Algum colega conhece algum tópico, ou artigo técnico, que tenha informações sobre parametros de vibração de estruturas de concreto armado ?


    _________________
    Rodrigo Nunes Gomes
    Eng Civil e Serg. Trab.

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Reginaldo Marcos
    postou em Sáb, 12 Set 2009, 23:24
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Boa noite, tenho uma empreza na area da construção civil, e as vezes sou pego de surpresa em relação a concreto armado, gostaria de saber o quer dizer concreto armado, e como fazer a medição em metros cúbicos, por favor você vai me ajudar muito, obrigado!!

      Eugênio Vicente Ferreira
      postou em Dom, 13 Set 2009, 18:33
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Prezados Rodrigo e Reginaldo,

        Entendo que são assuntos diferentes postados num único tópico, portanto vou colaborar com informações distintas à cada pergunta.

        Rodrigo,

        No meu entendimento o melhor caminho a percorrer é inicialmente verificar o que foi construído primeiro, a residência ou a ferrovia? Depois, colher as características construtivas de cada obra, a tensão admitida do solo e os tipos de fundações utilizadas em ambas situações. Esta linha de raciocínio será relevante na medida em que você terá que identificar a origem do problema nocivo à estrutura do imóvel para depois estabelecer onde aconteceu o equívoco de construção.
        Quanto a norma utilize a NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto, observando os itens que tratam do estado de limite último provocado por solicitações dinâmicas bem como o estado de limite de serviço, consulte também a NBR 8681 Ações e Segurança nas Estruturas que vai ajuda-lo a chegar a uma conclusão quanto a construção da residência, para melhor entendimento da construção da linha férrea, você terá que avaliar o perfil da fundação checando se a granulometria, materiais e o método construtivo foram projetados com critérios técnicos.

        Reginaldo,

        Conceituando de forma simples, concreto é uma mistura de agregados fino e graúdo que são respectivamente a areia e a pedra britada mais um material agromerante que é o cimento e a água. O fator água/cimento é um dos principais fatores para determinação da resistência do concreto. O concreto é um excelente material quando sujeito as ações de forças de compressão porém é ele péssimo para receber esforços de tração, já o aço é perfeito quando sujeito a tensões de tração. Portanto, concreto armado é a estrutura projetada com uma área de concreto apropriada para receber e trabalhar os esforços de compressão somado a uma área de aço para combater as forças de tração.
        Para saber a quantidade de metros cúbicos de concreto a ser utilizado numa determinada estrutura, por exemplo uma viga, identifique o volume total da viga e subtraia o volume do aço.

        Metro cúbico = comprimentoxalturaxlargura = volume

        Atenciosamente.

        _________________
        Eng. Eugênio
        Email: evf.engenharia@web2go.com.br
        Projetos Estruturais em concreto, aço e
        madeira.

        Rodrigo Nunes Gomes
        postou em Seg, 14 Set 2009, 15:51
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 32

          Eugênio Vicente Ferreira escreveu:Prezados Rodrigo e Reginaldo,

          Entendo que são assuntos diferentes postados num único tópico, portanto vou colaborar com informações distintas à cada pergunta.

          Rodrigo,

          No meu entendimento o melhor caminho a percorrer é inicialmente verificar o que foi construído primeiro, a residência ou a ferrovia? Depois, colher as características construtivas de cada obra, a tensão admitida do solo e os tipos de fundações utilizadas em ambas situações. Esta linha de raciocínio será relevante na medida em que você terá que identificar a origem do problema nocivo à estrutura do imóvel para depois estabelecer onde aconteceu o equívoco de construção.
          Quanto a norma utilize a NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto, observando os itens que tratam do estado de limite último provocado por solicitações dinâmicas bem como o estado de limite de serviço, consulte também a NBR 8681 Ações e Segurança nas Estruturas que vai ajuda-lo a chegar a uma conclusão quanto a construção da residência, para melhor entendimento da construção da linha férrea, você terá que avaliar o perfil da fundação checando se a granulometria, materiais e o método construtivo foram projetados com critérios técnicos.

          Reginaldo,


          Prezdo Eugenio.
          gostaria de agradecer a dica em relação a NBR.


          Conceituando de forma simples, concreto é uma mistura de agregados fino e graúdo que são respectivamente a areia e a pedra britada mais um material agromerante que é o cimento e a água. O fator água/cimento é um dos principais fatores para determinação da resistência do concreto. O concreto é um excelente material quando sujeito as ações de forças de compressão porém é ele péssimo para receber esforços de tração, já o aço é perfeito quando sujeito a tensões de tração. Portanto, concreto armado é a estrutura projetada com uma área de concreto apropriada para receber e trabalhar os esforços de compressão somado a uma área de aço para combater as forças de tração.
          Para saber a quantidade de metros cúbicos de concreto a ser utilizado numa determinada estrutura, por exemplo uma viga, identifique o volume total da viga e subtraia o volume do aço.

          Metro cúbico = comprimentoxalturaxlargura = volume

          Atenciosamente.




          Prezado Eugênio

          Obrigdo pela dica em relação a NBR, me ajudará muito.

          Não entendi, como entrou neste tópico o questionamento do Reginaldo, pois não fui eu quem coloquei.
          Minha dúvida era exclusiva a NBR, que voce prontamente me informou.

          Att
          Rodrigo

          _________________
          Rodrigo Nunes Gomes
          Eng Civil e Serg. Trab.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Eugênio Vicente Ferreira
          postou em Seg, 14 Set 2009, 19:00
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

            Prezado Rodrigo,


            Fico feliz em ter colaborado na elucidação de sua dúvida, em complemento as informações anteriores, sugiro apenas que a perícia seja realizada com cautela sem pressa e não abra mão dos recursos de engenharia necessários para composição do laudo, pois o Juiz vai proferir a sentença embasado neste parecer.

            Atenciosamente.

            _________________
            Eng. Eugênio
            Email: evf.engenharia@web2go.com.br
            Projetos Estruturais em concreto, aço e
            madeira.


            Responder Mensagem


            Construção civil, discussões gerais