Alimentação de chuveiro


Responder Mensagem

Alimentação de chuveiro

ursula
postou em Ter, 15 Set 2009, 17:54
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde a todos
    Estou querendo alimentar um chuveiro de duas formas: Uma da rede publica, pois é mais forte aqui e outra da caixa dágua, para quando faltar água.
    Dessa forma eu teria dois registros, lado a lado e as ligações unidas por um T e usaria apenas um registro por vez. Alguem enxerga que ai haveria algum problema de fluxo ou similar? eu creio q não mas estou insegura!
    Falaram de válvula de retenção...seria mesmo necessário e como eu a usaria?

    Obrigada


    _________________
    Úrsula Ficher

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Ter, 15 Set 2009, 20:37
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Prezada Ursula,

      A alimentação pode ser do jeito que você detalhou, a utilização da válvula de retenção terá sentido apenas se a pressão da rede pública for muito maior do que a pressão da caixa d'água; porque se houver algum problema no registro instalado no ramal que vem do reservatório, durante um delicioso banho você corre o risco de estar direcionando a ligação da rede pública para caixa sem passa pela bóia de estanque, ou seja, a água vai encher a caixa e será desprezada pelo ladrão porque não haverá acionamento da chave bóia.

      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.

      myamada
      postou em Sex, 23 Out 2009, 19:40
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Ursula,

        Se você fizer esse tipo de instalação as redes prediais de água fria e quente vão ficar fora da norma.

        As pressões da rede de fornecimento (sabesp, etc..) são de ~10 Kgf/cm² (100 mca), com variações devido a demanda (elas trabalham na maioria do tempo em pressão dinâmica pois abastecem muitos pontos), enquanto as normas de instalações prediais de água fria e quente especificam pressões máximas de 4 Kgf/cm².

        Além disso, você provavelmente vai ter problemas com os fabricantes dos metais em relação a pressão máxima de utilização dos produtos deles porque, de maneira geral, as normas dos metais sanitários especificam uma pressão de trabalho de até 0,2 a 4,0 Kgf/cm².

        Acho que o melhor a fazer é pressurizar o sistema com bomba e pulmão e limitar a pressão para 4,0 Kgf/cm². Sai mais caro e dá mais trabalho, mas é mais seguro e muito melhor.

        Mas não esquece de verificar a capacidade do aquecedor e comparar a vazão do chuveiro com a vazão da caixa sifonada, para não ficar sem água quente e não alagar o banheiro.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Instalações Prediais