Baldrame+contrapiso ou vigas aéreas+laje de piso


Responder Mensagem

Baldrame+contrapiso ou vigas aéreas+laje de piso

arnaldohs
postou em Seg, 28 Set 2009, 18:52
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Caros, sou eng. civil e atuo como calculista de estruturas.
    Estou com um projeto de sobrado onde existe um declive de 15% no lote e o projeto de arquitetura preve uma elevação do piso térreo variando de 0,5 a 1,5m de altura do solo natural. Minha dúvida é a seguinte:
    -Faço as fundações e vigas baldrame escalonadas acompanhando a inclinação do lote com alicerce e cinta de amarração até o nível do piso, aterrando e compactando para depois fazer um contrapiso?
    -Ou faço as fundações e pilotis até o nivel do piso para fazer vigas aéreas e uma laje pré no piso térreo sem aterrar?
    Gostaria de contar com a ajuda e opinião dos profissionais frequentadores do forum em relação ao que seria mais econômico?mais usual? é seguro aterrar 1,5m sob o contrapiso? alicerce com 1,5m de aterro precisa de reforço estrutural?

    Desde já agradeço àqueles que se propuserem a ajudar.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Seg, 28 Set 2009, 19:30
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Prezado arnaldohs

      Primeiro aterre (90% do Proctor normal e umidade ótima) o lote até a altura do piso.

      Agora fica tudo mais fácil para se executar estacas, blocos, baldrames, etc.

      Com o terreno firme, pode-se até abrir uma valeta e chapiscar suas laterais para servir de forma para as vigas baldrame e blocos.
      ]

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      arnaldohs
      postou em Ter, 29 Set 2009, 09:48
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Caro robmag, desde já agradeço ao esclarecimento que me foi de grande valia.
        Esta solução tinha sido estudada entre eu e o arquiteto da obra, mais ouvir a opinião de outro engenheiro me dá uma segurança maior em poder utilizá-la.

        Não pude deixar de pensar no seguinte:
        - É seguro executar estas fundações sobre o aterro?

        - As estacas terão em torno de 20ton de carga, elas terão que afundar até o solo natural e quantos metros abaixo deste?(sei que isso seria avaliado na sondagem, mais o cliente se recusa a fazê-la, o que posso dizer é que o solo é terra vermelha característica do interior de SP e conversando com construções vizinhas verificou-se a existencia de água á 2m abaixo do solo natural e o engenheiro achou melhor fazer estacas)

        - Esse aterro que você citou(90% do Proctor normal e umidade ótima) terá que ser feito por empresas especializadas de terraplenagem?

        robmag
        postou em Qua, 30 Set 2009, 20:21
        Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

          Prezado [b]arnaldohs[/b

          Antes de tudo deve-se examinar qual o tipo de solo que existe abaixo do aterro a ser executado, para não comprometer todo o serviço a ser realizado acima dele.

          Como parece haver água do lençol freático logo abaixo, você deve exigir uma sondagem para poder definir o tipo de fundação. Faça o proprietário entender isto, já que as sondagens não são tão caras assim.

          No estado de São Paulo há grande ocorrência de solo chamado de "terra vermelha", mas que na verdade trata-se de areia fina argilosa. Muitos deles altamente colapsíveis, isto é, que quando saturados pela chuva perdem toda sua resistência e capacidade de suporte.

          E a compactação melhora bem estas deficiências superficiais.

          Boa sorte.

          _________________
          Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
          Programador LISP para AutoCAD
          www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
          robertomagnani@uol.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Alicerce

          Eli 47
          postou em Qui, 30 Jul 2020, 20:25
          Visitante

            Boa noite,gostaria de uma ajuda fiz minha casa e o pedreiro não tirou o nível do alicerce e fez toda a estrutura sem tirar o nível,agora vou ter que cavar o solo pra fazer o contra piso,e pelo que outro pedreiro viu ,vou precisar cavar uns 20 cm abaixo do alicerce, será que tem como me dar uma ajuda,obg


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural