Cargas em viga


Responder Mensagem

Cargas em viga

Esdras2000
postou em Ter, 06 Out 2009, 01:45
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Olá, sou recém formado Téc. em Edificações,
    meu chefe me passou um problema pra tentar resolver.
    É o seguinte: tenho uma plataforma de 8,00 x 8,00 x 1,60 m, por onde vai circular uma empilhadeira de 4,8 T, carregando uma carga de 1,25 T, e Pilares de 0,25 x 0,25 m a cada 2,6 m em ambos os sentidos, As vigas de apoio da laje são de 0,25 x 0,35 m se cruzam como se fosse um tabuleiro de dama, entende?, A laje é maciça de 0,15 m de altura, e FCK 25 MPa.
    Minha dúvida é em relação ao carregamento na viga pra achar M= P x L²/8 e em seguida com o resultado calcular o K6 e achar o K3(tabela) e depois calcular o As. Eu faço os cálculos dividindo a carga total encontrada em T/m² pelo vão 2,60 m para achar as Ton/m na viga? ou uso a carga como um todo : peso próprio da laje + carga + empilhadeira em "P", que seria 0,375 T/m² do peso próprio da laje + empilhadeira carregada 6,05 T?
    Alguma alma bondosa pode me dar uma luz ai?
    Obrigado a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Qui, 08 Out 2009, 19:49
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Caro Esdras2000

      Entendi que sua plataforma é um quadrado de lado 8,00m, com 4 pilares em cada lado, totalizando 12 pilares em seu contorno.

      Neste caso, sem os 4 pilares centrais, o tabuleiro de vigas forma uma grelha, com vãos de 8,00m, e deve ser calculada como uma estrutura hiperestática.

      Havendo os 4 pilares centrais, a estrutura pode ser calculada como você falou: somam-se todas as cargas permanentes e acidentais, que serão distribuídas em vigas contínuas, com 3 tramos de 2,60m.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      Esdras2000
      postou em Seg, 12 Out 2009, 15:25
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Olá Robmag, obrigado pela atenção,
        Então, a plataforma vai ter sim os 4 pilares centrais como você comentou,
        Valeu pela dica.
        Obrigado.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural