[Proj. Elétrico] Dúvidas quanto entrada em apartamentos


Responder Mensagem

[Proj. Elétrico] Dúvidas quanto entrada em apartamentos

Garr
postou em Ter, 13 Out 2009, 06:52
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá.

    Me pediram pra fazer um projeto elétrico, mas estou em dúvida quanto ao trecho que vai do padrão ao quadros de distribuição de cargas.

    O prédio tem só três andares. Cada andar tem uma residência (com parade sobre parede). O responsável pelo projeto arquitetônico sujeriu que eu passasse os eletrodutos dentro dos apartamentos em um único alinhamento vertical.

    Problema 1: Imagino que possa dar problemas no futuro é que se alguem fizer uma reforma e “descobrir” a tubulação, poderá fazer um “gato” na rede do outro.

    Problema 2: A tubulação para chegar ao 2º e 3º apartamento ficará muito extensa (tem o limite lá da NBR 5410) e em hipótese alguma posso colocar caixas de passagem dentro dos apartamentos de outros moradores (assim eu facilitaria ainda mais a ligação na rede do outro).

    Gostaria de saber como é feito nestes casos. Imagino que a rede passa por caixas de escadas, e corredores de comuns a todos. Quando é um prédio de vinte andares com vários apartamentos em cada é colocado algum tipo de caixa de derivação nos corredores do condomínio e de lá é feita a distribuição para os quadros de distribuição de cargas?
    Alguém tem um exemplo?

    Obrigado


    Editado pela última vez por Garr em Qua, 14 Out 2009, 19:17, num total de 1 vez

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Qua, 14 Out 2009, 00:10
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Prezado Garr,

      A concepção da infraestrutura de instalação dos alimentadores (eletrodutos) deve partir do centro de medição e ir direto para o quadro geral existente no interior de cada apartamento não se esqueça que quanto maior o percurso maior será o diâmetro do condutor, claro que tudo tem limite mas numa edificação de três pavimentos não entendo como pode haver problema desta natureza salvo se o centro de medição estiver posionado em local muito distante da plumada do prédio, se for esse o seu caso procure os projetistas de arquitetura e estrutura e tente rever os encaminhamentos da infra e calcule novamente os circuitos alimentadores em conformidade com o novo traçado

      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.

      Garr
      postou em Qua, 14 Out 2009, 18:44
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Obrigado pela resposta.

        No caso mais crítico (do padrão ao QDC mais afastado) o percurso direto é de quase 20m com duas curvas no mesmo sentido. Estou pensando em colocar cabos flexíveis e já deixar 2 arames para servirem como guia. É prático, mas não é o correto. Mesmo assim os eletrodutos passariam em dois apartamentos antes de chegar ao QDC.

        Ainda gostaria de saber se como é feito em grandes edifícios. Os dutos passam em áreas comuns a todos inquilinos e em cada andar tem um quadro que distribui para os demais ou existe uma tubulação que vai do padrão ao quadro do 30º andar direto sem interrupção?

        Obrigado

        Edu4rdo
        postou em Qua, 20 Jan 2010, 04:19
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

          Prezado Garr,
          na instalação de prédios, todo o trajeto da infraestrutura elétrica deve passar por áreas comuns.
          O Corpo de Bombeiros impede a instalação de caixas de passagem em áreas de escadas enclausuradas ou ante-câmaras, portanto sobra a área de circulação para estes fins.
          Nos meus projetos, eu instalo caixas de passagem para cada necessidade ( elétrica, telefone, antena, lógica, interfone, etc. ) e delas a tubulação segue para cada apartamento e para o andar superior, fazendo este mesmo percurso em cada andar.
          Projetos maiores usam tecnologias diferentes ( barramentos blindados, subestações em andares estratégicos, medições descentralizadas, etc ), mas para o seu caso tudo segue da forma como citei.
          Possuo alguns projetos de exemplo, escreva para eduardonaweb@gmail.com e envio um para você ter uma ideia.

          Espero ter ajudado.

          Abraço.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Edu4rdo
          postou em Qua, 20 Jan 2010, 04:24
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

            Caro Garr,
            encontrei um artigo que pode ser útil.

            http://www.flexmaster.com.br/fatorcms/upfiles/Radiografia%20barramentos.pdf

            Abraço.


            Responder Mensagem


            Instalações Prediais