Dimensionamento de água fria


Responder Mensagem

Dimensionamento de água fria

simone lau
postou em Seg, 26 Out 2009, 12:57
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Oi pessoal, estou com a seguinte dúvida, estou fazendo o dimensionamento e vi as instruções que vcs colocaram para a Cris e achei muito legal, tb estou olhando a Norma 5626.

    Bem a dúvida é como eu faço o cálculo com as perdas, na metragem do chuveiro, para saber se a pressão dele é adequada, preciso começar o cálculo da tubulação desde a saída da caixa d'água, no barrilete? ou eu começo a contar a metragem no início da coluna ( que desce a água)? até a parte do ramal?

    - o valor de 1 mca de pressão mínima do chuveiro, sempre tem que colocar este valor na soma? em que momento eu uso?

    - Qdo eu considero a pressão máxima de 400 KPa (40 mca) e qdo considero a pressão mínima de 5KPa (0,5 mca)?

    -Este tipo de cálculo para verificar se a pressão da água será suficiente para outras partes da tubulação, eu tb tenho que utilizar?

    Por exemplo, vou colocar uma outra coluna descendo até o térreo ( é um sobrado), para abastecer um lavabo, uma área de serviço e a cozinha, e neste lavabo a caixa de descarga será acoplada.
    Fiz os cálculos e a soma dos pesos será de 2,9 ( das peças), num diâmetro da tubulação de 20mm(medida interna).

    Analisei o Ábaco de Fair-Whipple-Hsiao:
    - a vazão(Q) deu 0,53l/s
    - a velocidade deu 1,70m/s
    - a pressão deu 2,00m/s
    Pela Norma a velocidade não pode ser superior a 3m/s

    Aí a minha dúvida é : me parece que está de acordo, mas essa medida de tubulação será suficiente para todas as peças? digo isso pq vai abastecer tanto uma cx. de descarga,um lavatório, como o tanque, a máquina de lavar roupa e a pia da cozinha (com 2 torneiras).

    Será que vcs podem me explicar?

    Obrigada e um abraço,

    Simone Lau


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    rmedeiros
    postou em Seg, 26 Out 2009, 15:38
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

      Vou tirar algumas duvidas
      pressão em qualquer ponto da linha: deve ser no minimo 0,5m.c.a
      isso significa que essa deve ser a pressão mínima pois abaixo disso a tubulação pode romper, tema ver com a pressão negativa e tal, procure um livrod e hidraulica que vai entender.

      Pressão máxima: 40m.c.a, máximo que o tubo pvc aguenta.

      alem da pressão você deve ter ciencia da velocidade da agua no tubo, existe se nao me engano referência na norma pra isso, se nao existe em livros de hidráilica tb. Se me lembro bem é 3,0m/s a velocidade máxima, com excessao de um diâmetro que é 2,3m/s(eu acho)

      Agora de onde você começa a somar: ai que ta a jogada. A tubulação em geral e dimensionada com vazão máxima provável, ou seja, tem um fator estatisco para calculo da vazão.

      Ex: você vai ao banheiro e nao usa ao mesmo tempo o chuveiro, pia e bacia sanitária.

      porem quando você esta dimensionando um ramal que so alimenta uma unica peça, ex: a ligação da bacia sanitária para o chuveiro, ai você usa a vazão máxima possível pois neste trecho nao existe estatisca.


      espero ter ajudado.

      Lembrando que dimensionamento de agua e esgoto e para profissionais com formação técnica

      _________________
      -----------------------------------------
      RODRIGO MEDEIROS MAGALHÃES
      ENG CIVIL

      simone lau
      postou em Dom, 22 Nov 2009, 21:42
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Wink Oi Rodrigo, obrigada pela sua ajuda e pelas explicações. Desculpe-me a demora em lhe responder,

        Um abraço,

        Simone Lau

        ander-rodrigo
        postou em Sex, 27 Nov 2009, 07:37
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 75

          Sou engenheiro civil e mestrando pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

          Tenho 8 anos de experiência com projetos hidráulicos, cálculos e dimensionamentos de projetos de Instalações, diâmetros de tubulações,
          estudo de pressões admissíveis, escolha do conjunto moto-bomba ideal, entre outras.

          Vantagens de Elaborar um Projeto de Instalações Hidrosanitário com profissional Habilitado:

          - Maior disponibilidade de tempo para ser emprega em outras tarefas e/ou projetos;

          - Melhor apresentação de projeto, incluindo memória de cálculo, perspectivas isométricas e descrições detalhadas;

          - Maior credibilidade do cliente ao possuir em mãos um projeto hidráulico assinado por um Engenheiro Civil-Hidráulico;

          - Baixo custo: um projeto hidro-sanitário representa um baixíssimo custo em relação aos demais projetos, oferecendo um repasse sem grande desconforto ao seu cliente final.

          Trabalhar conosco é fácil. Nosso método de trabalho é bastante simples:

          1) Você nos envia o desenho arquitetônico via e-Mail, com uma breve descrição do que precisa (água fria, água quente, esgoto, pluvial,
          etc.);

          2) Estudamos a planta e enviamos o orçamento, conforme suas necessidades;

          3) Estando ambos em acordo, realizamos o projeto e, após confirmação do pagamento, o enviamos por e-Mail ou correio convencional,
          ficando a seu cargo o método do recebimento.

          Agradeço a sua atenção e ficamos no aguardo do seu contato.

          _________________
          Engº Anderson
          (12) 8817-8192
          (11) 8637-2975
          E-mail: ander_rodrigo@ibest.com.br
          skype: anderson.eng.civil

          _________________
          Engº Anderson R. Silva
          Mestre em infra estrutura Aeroportuária - ITA
          (12) 8817-8192
          anderson.kalas@gmail.com
          arsilva@ita.br
          skype: anderson.eng.civil

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          myamada
          postou em Ter, 01 Dez 2009, 19:17
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

            simone,
            calma que tem bastante coisa incorreta na resposta que deram para você...

            vamo la...

            Pressão DINÂMICA mínima: 0,5 mca (de acordo com a 5626).
            A pressão dinâmica é quando os pontos de água estão em utilização (ex: chuveiro, lavatório, etc). Para isso, você deve considerar TODOS os pontos da tubulação, pois você pode essa pressão vai cair conforme mais pontos vão ser utilizados em simultaneidade.
            Não tem nada a ver com pressão negativa...pressão negativa é quando a pressão está abaixo de 0 na escala efetiva ou abaixo da pressão atmosférica na escala absoluta.

            Pressão ESTÁTICA máxima: 40 mca (de acordo com a 5626).
            A pressão estática é quando todos os pontos estão fechados. Já que você n vai pressurizar a rede, o valor é a diferença da altura entre o ponto de água até o nível da água da caixa d'água, em metros. Essa pressão não pode passar de 40 metros pq o PVC só aguenta até 75 mca, e os produtos (válvulas, registros, etc) podem ter uma sobrepressão (golpe de aríete) de até 20 mca por norma. Assim 40 + 20 = 60, então você tem 15 mca de folga como coeficiente de segurança para evitar a ruptura da tubulação.

            Velocidade máxima: até 3,0 m/s (de acordo com a 5626).
            Se a velocidade for mais alta que isso você tem uma perda de carga muito grande, além de ruídos na tubulação devido ao escoamento da água. Se você usar alvenaria o ruído é bem pequeno pq ele fica abafado, já em dry-wall fica feio. Aumentando a velocidade você também aumenta a chance de golpe de aríete, então tem que tomar cuidado.

            Cálculo da perda de carga:
            O cálculo vai do início da tubulação de escoamento, o que quer dizer o barrilete. você toma como base todas as perdas de carga singulares (curvas e etc) além da distribuída (comprimento equivalente) até o ponto de água.

            Observações:

            Se você tiver uma pressão dinâmica muito baixa (menos de 2 mca), o chuveiro e nenhum outro produto vai funcionar muito bem. Eles funcionam, mas a vazão fica baixa e fica desconfortável. Para aumentar a pressão, você pode pressurizar a rede, elevar a caixa d'água ou reduzir a perda de carga do sistema, fazendo um traçado mais direto. Fazer o traçado mais direto não aumenta muito a pressão, a não ser que ele esteja bem ruim...
            Vale lembrar que os chuveiros, caixas acopladas, torneiras e etc funcionam com cerca de 2 mca de pressão estática. Abaixo disso, eles não funcionam muito bem...

            Se a pressão for muito alta, a vazão vai ser alta. Então você tem que tomar cuidado com o dimensionamento do aquecedor e da caixa sifonada. Se não, a água não fica quente (aquecedor de passagem) ou a água quente acaba no meio do banho (aquecedor de acumulação). Se você dimensionar a caixa e a vazão dela for menor do que a do chuveiro, você pode alagar o banheiro...

            Também é importante tomar cuidado com diferença de pressão entre as redes de água fria e quente, pq os aquecedores costumam ter uma perda de carga bem grande...

            Sobre o dimensionamento em vazão máxima, o que a pessoa de baixo falou é verdade. O método dos Pesos especificado na 5626 superdimensiona a tubulação (ninguém usa o banheiro, a válvula, a cozinha e lavatório ao mesmo tempo), mas ele é mais seguro. Acho que fica a cargo de quem está fazendo o projeto de ter bom senso e conhecimento para saber quais os pontos vão ser utilizados de maneira simultânea.

            IsaacdeCristo
            postou em Qua, 02 Dez 2009, 10:25
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              Caros amigos,

              São muito pertinetes as colocações do Anderson Rodrigo, referente à contratação de profissional.

              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Instalações Prediais