Obras de METRÔ: Estrutura Metálica x Concreto Armado


Responder Mensagem

Obras de METRÔ: Estrutura Metálica x Concreto Armado

IsaacdeCristo
postou em Dom, 15 Nov 2009, 21:30
Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

    Caros amigos,

    Se eu estiver enganado ou errado que me corrijam. Aqui em Salvador está em andamento as obras do Metrô. Vejo a montagem das estruras aéreas em concreto armado. Claro que são peças robustas que interferem sobremaneira no aspecto visual da cidade. Mas se falando em custos e benefício, praticidade, rapidez, etc, a estrutura metálica não seria sobremaneira mais indicada?

    Uma das coisas que sempre me incomodam é imaginar que depois de tanta trabalheira e gastos astronômicos, daqui a uns 20 anos não me surpreenderei se começar a ver substituirem as estruturas de CA por estruturas metálicas... mas a pergunta que não quer calar é: Se todos sabemos disso, por que gastam essa dinheiro agora sabendo que gastarão outro depois? A quem interessa isso??

    Espero discutirmos exaustivamente este assunto.


    Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 16:28, num total de 2 vezes

    _________________
    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Paulo José Barreto
    postou em Seg, 16 Nov 2009, 09:35
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

      Isaac
      Creio (e assim espero) que a escolha pelo material que compõe uma estrutura obedeça sempre a critéros técnicos. Neste tipo de estrutura, provavelmente, não encontráriamos um perfil laminado com dimensões que atendessem às slicitações de projeto, ou seja teriam que fabricar um perfil soldado para atender ao projeto. É muito provavel que na região não tenha sido encontrada uma industria com preço compatível para fornecer os perfis soldados. È muito comum isso ocorrer, pois INFELIZMENTE o aço ainda não é muito bem difundido no Brasil

      robmag
      postou em Seg, 16 Nov 2009, 12:07
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Em cidades litorâneas, a beira-mar, não se recomenda o uso de estruturas metálicas em aço comum. Ficariam sujeitas à intensa maresia, e sua vida útil estaria comprometida.

        Em obras deste tipo, que transmitem muita vibração ao solo, o uso do concreto, armado ou protendido é recomendado, pois absorverá parte desta vibração.

        _________________
        Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
        Programador LISP para AutoCAD
        www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
        robertomagnani@uol.com.br


        Responder Mensagem


        Construção civil, discussões gerais