Construção Casa


Responder Mensagem

Construção Casa

jonas3197
postou em Seg, 30 Nov 2009, 00:13
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Construi minha casa com três quartos, sala, cozinha, banheiro, etc.. Bati laje maciça em toda a casa com concreto usinado e vara de ferro de 1/4" para tela com espaçamento de 15 cm entre cada ferro, diâmetro da laje 10cm. A minha dúvida é em relação o vão de laje que ficou na sala 30m², apesar de eu ter divido este vão com uma cinta investida e gostaria de no futuro construir segundo pavimento. Haveria necesidade de por uma coluna na sala para mais segurança?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Jonas de Jesus
    postou em Ter, 01 Dez 2009, 23:26
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      Só calculando a estrutura para te responder.

      Eu tenho observado que os leigos postam neste Fórum querendo respostas simples e diretas sobre cálculo estrutural, mas o cálculo estrutural não é tão simples assim.

      Primeiramente: se você pretende construir mais um pavimento, a capacidade resistente de sua laje não tem nada a ver com isso.

      A menos que as cargas do pavimento superior sejam "descarregadas" na laje, mas isso seria um sistema estrutural sem lógica e bastante caro.
      Num português curto e grosso esse sistema estrutural seria burro.

      As cargas são aplicadas nas lajes, as lajes se apoiam nas vigas, as vigas se apoiam nos pilares, os pilares descarregam na fundação.

      Se você tiver um projeto arquitetônico, ou ao menos um desenho à mão da sua casa (com as dimensões), aí podemos responder sua pergunta.

      A melhor solução sempre é contratar um bom Engenheiro!

      Construção Casa - Estrutura

      IsaacdeCristo
      postou em Qua, 02 Dez 2009, 10:15
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Jonas3197,

        A depender do projeto, não será necessário a colocação de um pilar na sala do pavimento térreo. O ideal é você mostrar o projeto aqui, para que possamos dizer algo mais concreto. Muitas vezes a solução para casos semelhantes pode ser o cálculo e adoção de uma viga que, conforme citou o seu xará Jonas de Jesus, deve ser apoiada sobre pilares e estes devem ser calculados. Para não colocar em risco a sua família e o seu investimento, busque ajuda de um profissional.


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 16:45, num total de 1 vez
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        sala

        gepe1
        postou em Qui, 14 Jan 2010, 16:13
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

          ca ro jonas,
          estou achando este vão um pouco fora do comum
          nao existem vãos em metragem quadrada e sim, linear.
          e as vigas sao invertidas e nao investidas.
          seria prudente verificar estes parametros
          grande abraço,
          geraldo

          _________________
          Estou aberto a outros assuntos de interesse.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          fabio_souza
          postou em Dom, 17 Jan 2010, 17:44
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            necessário investigar se a fundação suporta o acréscimo de cargas também

            ajudando...

            David Sousa
            postou em Ter, 19 Jan 2010, 15:50
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

              Cara so seria necessário por se a fundação não fosse o suficiente para suportar a carga!

              Vaõ livre de 3 metros com Viga i 3 polegadas

              onlline
              postou em Qua, 16 Mar 2011, 14:01
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                Pessoal preciso de uma ajuda. fiz um projeto com uma empresa mas tenho duvidas , porque moradia é coisa muito séria.
                Tenho a seguinte situação fundação com tubulão de 1 metro de profundidade cada tubulão de 3 em 3 metros tanto na frente como na lateral da casa ela vai ter 6 metros de frente e 12 de profundidade , seria usado (VIGA i de 3 Polegadas) com vão de 3 metros no Maximo para reforçar as partes das vigas terão 6 metros sem sofrer cortes e no meio dela teria a coluna, seria mais ou menos como se o vão fosse de 6 metros mas para refoçar a cada 3 metros fosse usado uma Viga i de 3 Polegadas para manter reforçado, resumindo vão de no Maximo 3 metros, para sustentar o piso de madeira seria usado perfil enrijecido chapa 14 de 1 em 1 metro, e o piso seria de madeira para ficar mais leve o telhado seria de telhas de zinco e as paredes externas com placa cimenticia e bastantes janelas para deixar a estrutura mais leve e por dentro da casa seria tudo de gesso acartonado o forro de cada andar seria de isopor próprio para forro modular. Ou seja usaríamos somente matérias leve e resistentes para não pesar a estrutura. O solo do terreno é firme Gostaria de saber se vão de 3 metros com Viga i de 3 Polegadas fica bom. Tenho visto pessoas fazendo estrutura parecida com perfil enrijecido com vão bem maior mas acho a Viga i mais forte e melhor para uso.

                Atenciosamente Leonardo Gonçalves



                Jonas de Jesus escreveu:Só calculando a estrutura para te responder.

                Eu tenho observado que os leigos postam neste Fórum querendo respostas simples e diretas sobre cálculo estrutural, mas o cálculo estrutural não é tão simples assim.

                Primeiramente: se você pretende construir mais um pavimento, a capacidade resistente de sua laje não tem nada a ver com isso.

                A menos que as cargas do pavimento superior sejam "descarregadas" na laje, mas isso seria um sistema estrutural sem lógica e bastante caro.
                Num português curto e grosso esse sistema estrutural seria burro.

                As cargas são aplicadas nas lajes, as lajes se apoiam nas vigas, as vigas se apoiam nos pilares, os pilares descarregam na fundação.

                Se você tiver um projeto arquitetônico, ou ao menos um desenho à mão da sua casa (com as dimensões), aí podemos responder sua pergunta.

                A melhor solução sempre é contratar um bom Engenheiro!

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Cálculo Estrutural