Dimensionamento de Cabo para Ar Condicionado


Responder Mensagem

Dimensionamento de Cabo para Ar Condicionado

Diego Cabral
postou em Sex, 18 Dez 2009, 15:57
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde a todos, a minha duvida é a seguinte, normalmente para dimensionamento de bitolas para ar cond é sugerido o DN 4mm² porém minha duvida é a seguinte:
    irei instalar um ar cond a uns 10 a 15 mts da caixa e a potencia dele é de 1500w gostaria de saber se no caso um DN de 2,5 mm² passaria.
    Grato.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Edu4rdo
    postou em Ter, 12 Jan 2010, 22:41
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

      Caro Diego,
      o dimensionamento de um circuito elétrico não é tão simples assim. Vários "profissionais" repetem o que deu certo, mas cada caso é um caso e deve ser analisado com a frieza necessária.
      Existem grandezas a serem consideradas e com influência direta no cálculo desse cabo e sua proteção, tais como: Fator de Correção de Agrupamento, Fator de Correção de Temperatura.
      Essas grandezas observadas em conjunto com a Potência, Tensão, Maneira de Instalação e Queda de Tensão Permissível te darão seu condutor e disjuntor apropriado.
      Envie um e-mail para eduardonaweb@gmail.com e tentarei te ajudar da melhor maneira possível.
      Ainda posso enviar uma memória de cálculo só para você ter uma ideia dos passos a serem observados, mesmo num cálculo simples como esse.

      Espero ter ajudado.

      Abraço.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Instalações Prediais