medidas...viga de concreto


Responder Mensagem

medidas...viga de concreto

erico
postou em Qua, 06 Jan 2010, 23:10
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Ola! Quero abrir uma porta comercial, numa pequena sala... a parede externa frontal mede 4m de altura x 3.50 de largura. a porta de vidro sera de 2m x 2.15. gostaria de saber as medidas da viga e qual ferragem devo usar. Notei que parede é de tijolo 6 furos (10x15x20) deitado e os furos estao voltados para fora, ou seja a largura da parede e de +- 22cm. Se puderem me ajudar...agradeço!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    medidas...viga de concreto

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 07 Jan 2010, 08:11
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Erico,

      Há outro pavimento sobre o pavimento térreo? Precisamos saber se esta parede recebe algum carregamento, principlmente na região da abertura da porta.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 18:06, num total de 2 vezes

      medidas...viga de concreto

      erico
      postou em Qui, 07 Jan 2010, 22:41
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Boa Noite, Sr Isaac.
        Não há pavimento superior e a cobertura é de calhetão, também nao tem laje, somente forro de gesso. Muito obrigado pela atenção.

        Verificação de estrutura

        rodrigobml
        postou em Sex, 08 Jan 2010, 08:07
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Sou novo aqui neste site, não sou profissional da construção civil, porém preciso de uma ajuda.

          Estou contratando uma empreiteira para construir minha casa, onde eles são responsáveis pelo projeto, pela execução e pelos materiais onde me são repassados os custos. Porém, pelo projeto estrutural apresentado, e conversando com vizinhos com casas construidas e comparando os projetos, percebo um aparente superdimensionamento da estrutura. O projeto é para uma casa térrea, sem previsão para segundo pavimento, com telhado colônial, são 100m de área construida, ficou dimensionado da seguinte forma:
          - colunas são com 6 barras 3/8;
          - vigas com 4 barras 3/8 e 2 barras 5/16

          Estou achando que eles estão cotando uma coisa e na hora de executar farão outra, uma vez que não tenho disponibilidade para acompanhar a obra.

          Abaixo seguem os PDF do projeto de arquitetura e estrutura:

          http://rioquente.wordpress.com/files/2010/01/estrutura.pdf (http://rioquente.wordpress.com/files/2010/01/estrutura.pdf)
          http://rioquente.wordpress.com/files/2010/01/arquitetura.pdf (http://rioquente.wordpress.com/files/2010/01/arquitetura.pdf)

          Desde já agradeço a atenção.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          ...

          Mário Esmeraldo
          postou em Sex, 08 Jan 2010, 11:44
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

            ...


            Editado pela última vez por Mário Esmeraldo em Qua, 13 Set 2017, 23:41, num total de 1 vez

            projeto apresentado

            Mário Esmeraldo
            postou em Sex, 08 Jan 2010, 13:39
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

              Caro amigo rodrigo,

              Estive olhando o seu projeto estrutural por cima, sem me aprofundar muito posso lhe dizer:

              - A bitola da ferragem utilizada em pilares não pode, por norma (nbr-6118) ser inferior a esta utilizada, ou seja 10mm. Quanto a quantidade de barras vai variar de acordo com a seção transversal do pilar pois provavelmente, no seu caso será necessário apenas uma área mínima de armadura, visto que é uma edificação térrea;
              - Verificando a viga posso dizer que: a armadura chamada "armadura de costela" que fica localizada na parte média da viga é necessária apenas quando a altura da mesma é superior a 60cm(NBR-6118), o que não é o seu caso (30cm);
              - A armadura superior da viga de 8mm de diâmetro é usual apenas em caso de balanços, o que não verifiquei no seu projeto, caso contrário é recomendada apenas um porta estribos de 5mm;
              - A fundação indireta, solução proposta em projeto, é recomendada apenas para solos de má quilidade com edificações sujeitas a grandes carregamentos, não acho ser o seu caso;

              Por fim quero dizer que o projeto está muito carregado, principalmente no que diz respeito a fundações. Recomendo um estudo de solo ou a verificação por parte de um profissional com conhecimento, ou até mesmo uma observação bem simples: verifique a solução de fundação utilizada pelo seu vizinho, se for uma fundação direta (sapata) você pode economizar bastante na sua obra.
              Recomendo também você não contratar a empresa para executar e projetar, pois isso acaba incentivando soluções "grosseiras" e caras.

              Qualquer dúvida pode me procurar pelo meu email:

              mario_esmeraldo@yahoo.com.br


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural