Faltam profissionais na construção civil? Duvido!


Responder Mensagem

Faltam profissionais na construção civil? Duvido!

engenheiro-es
postou em Ter, 12 Jan 2010, 09:12
Usuário Nível 1 | Mensagens: 31

    Leiam esta materia no site do FNE http://www.fne.org.br/fne/index.php/fne/noticias/destaques/mais_jovens_para_a_engenharia
    Eu sinceramente acho que isso não é verdade!!!! a verdade que os profissionais estão sendo mal remunerados!!! por isso muitos profissionais até mudaram o curso de suas vidas profissionais!!!
    Eu acho que antes de tudo deveria haver uma melhor valorização profissional, e não colocar mais profissionais no mercado, isso na verdade vai até piorar a nossa situação em termos de valorização profissional!!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    FALTAM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS SIM

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 12 Jan 2010, 10:36
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      A verdade é que o mercado está mesmo cada vez mais exigente e embora hajam muitos profissionais no mercado, a maioria deles não satisfaz aos requistos necessários para assumirem funções que lhes são correlatas, ou seja, há muitos profissionais mas muitos deixam a desejar, seja porque vieram de instituições que não têm o devido compromisso com a boa formação ou seja por qualquer outra razão.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qua, 01 Fev 2012, 08:45, num total de 4 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      FALTA PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

      Jeferson
      postou em Ter, 12 Jan 2010, 12:33
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        O que a matéria está dizendo, é sim um fato realista, muitas pessoas acham que egenheiro apenas elabora projetos, pois não é bem assim, engenheiro tem muitas funçoes no mercado e em todas as áreas. O q existe são muitos técnólogos que "se acham engenheiros" ou até mesmo engenheiros que não tem o minimo de formação necessária para elaborar ou administrar uma obra. Se falta engenheiro no mercado brasileiro, FALTA e falta muito, mas não é apenas colocar o diploma em baixo do braço e achar q vai conseguir um bom emprego em uma grande estatal no país. Os grandes empresarios querem mais, e esse mais não necessariamente é uma pós ou mestrado, querem engenheiros que possam solucionar os problemas, sejam versátil, ageis e rápidos, agora se a maioria dos "engenheiros" não conseguem emprego estável e tracam de área pq acham que a área está saturada, vá em frente, pois para quem é qualificado não para de receber propostas, agora ficar disputando projetinhos de casinhas, comercinho, predinhos que qualquer técnologo sabe fazer ia sim vão achar que o mercado está saturado.

        *******
        Engenheiro Eletricista
        Jeferson Ganassin
        jeferson_ganassin@hotmail.com

        MONICAbarba
        postou em Ter, 12 Jan 2010, 13:43
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Que coisa pequena de se pensar! Não há numeros de profissinais suficientes para a demanda do mercado em nosso país, tão pouco engenheiros desempregados.Há sim, profissionais desqualificados e mal preparados .O reconhecimento se dá ao bom profissional que se destaca em prestar um serviço de qualidade, por um preço justo.
          Bons profissinais não tem tempo para se queixar da crise; O bom profissional não faz de uma oportunidade uma dificuldade, e sim, da dificuldade cria uma oportunidade.Pense nisso

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          jose humberto de araujo
          postou em Sáb, 16 Jan 2010, 23:08
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 55

            Profissão Engenheiro (civil)
            Há uma desproporção enorme de salários para a nossa classe. O engenheiro passa 05 anos em faculdade cujo conteúdo curricular é muito exigente e tem obrigação de passar o resto da vida estudando os mais diferentes assuntos pertinentes, para se manter atualizado. Os salários que nos oferecem são medíocres, (podem ler catho, infojobs, etc). Em todas as profissões existem os mais, e os menos capacitados, mas é fato que, desde os meados da década de 70, os engenheiros civis migraram para áreas diversas por falta de oportunidades. Tenho vários amigos que, são hoje excelentes professores; muitos outros comerciantes de materiais de construção; outros ainda, titulares em órgãos públicos com funções burocráticas, em que nada lhes valem os conhecimentos técnicos adquiridos. Essa historia de que tecnólogos concorrem com engenheiros não procede, é o mesmo que achar que enfermeiro concorre com médico. A avaliação sobre quem tem mais ou menos capacidade, sempre parte de quem desconhece os fundamentos da profissão, não dá pra discutir isso.
            Fico abismado quando leio/ouço na mídia que falta profissionais de engenharia no mercado, na verdade se paga muito pouco, bem menos que 06 salários mínimos por um profissional de engenharia e a aceitação só ocorre pela falta de oportunidades no mercado. Explico: nenhum leigo abre uma clinica medica ou odontológica, um escritório de advocacia ou escritório de contabilidade na mesma proporção que se abrem empresas de construção civil.
            A corrupção desafia todos os dias o teu conhecimento técnico. Se fores projetista, a concorrência é inescrupulosamente feita dentro de órgãos públicos, onde colegas nossos clonam nossos projetos e o revendem como de suas propriedades e ainda acrescem as facilidades em sua aprovação nestes organismos. Na construção civil é bastante ler o noticiário sobre corrupção e corar de vergonha. Como vencer a lógica do capital? Só se paga bem a raros profissionais que tiveram o discernimento ou a seu favor a oportunidade de especialização.
            Tenho 35 anos de exercício da profissão e ainda não desisti, mas tive muitas contrariedades ao longo desta jornada. Tenho amigos contemporâneos que escolheram profissões em outras áreas e que ganham bem mais que eu, sem que se esforcem tanto para manter-se atualizados.

            Concordo!!!

            engenheiro-es
            postou em Seg, 18 Jan 2010, 10:32
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 31

              Concordo em grau, genero e numero com o sr. José Humberto a nossa profissão é bastante ingrata na questão concorrencia!!!! Tipo se você orça um projeto em R$10000,00 o cliente procura outro profissional, muita das vezes até comenta seu valor e para ele ganhar o cliente esse outro profissional faz por R$2500,00 isso sim é um absurdo!!!! Faça essa pesquisa com um medico ou dentista!!! dificilmente eles entram em uma concorrencia desleal!!!!
              Na verdade isso é muito triste e sinceramente eu não sei onde vamos parar!!!!

              Arq. Luiz
              postou em Qua, 17 Fev 2010, 21:26
              Usuário Novato | Mensagens: 1

                Conheci o fórum agora e esse assunto muito me preocupa.

                Sou arquiteto, mas sofremos em comum no mercado o fato de sermos igualmente mau remunerados nas nossas funções.

                Nem todo mundo começa com algum padrinho, um parente pra ajudar no começo, ou sequer empregado. Eu vejo que o início é extremamente cruel com quem se forma, e muitos já desistem de cara, acabam procurando outras formas de ganhar a vida. Mas muitos realmente sofrem e muitas vezes são obrigados a fazer coisas que não é compatível com os anos de estudo do curso.

                Já fui convidado, no início da minha curta carreira (pouco mais de 10 anos no mercado) a receber 1 salário para assinar por uma construtora que não tinha nenhum arquiteto ou engenheiro no seu quadro de funcionários. Ou seja, receberia uns 500,00 mensais e nada mais pra sair assinando sem nem ver o que ia acontecer...

                Fugi disso como o diabo da cruz, mas com certeza algum "colega" nosso de profissão aceitou, e sei que isso não é estranho no nosso mercado, um verdadeiro absurdo. Acho que pra ser dono de construtora não precisa ser engenheiro ou arquiteto, assim como ser dono de hospital não necessita ser médico, mas dai a nem dispor de um profissional realmente empregado e responsável é de doer.

                Observo também que um médico com 10 anos de mercado já está financeiramente estável na grande maioria das vezes, e vejo que na nossa área é muito mais difícil.

                Com certeza tem muito profissional despreparado, mas mesmo os preparados remam muito na minha opinião. Junte-se a isso um conselho que só pensa em arrecadar a anuidade e as taxas de ART, órgãos públicos que como um colega já citou, vendem facilidades para aprovações e alvarás, profissionais sem nenhuma estrutura fazendo leilão de serviços do tipo quem pedir menos leva, e vemos o que acontece no nosso mercado.

                Por hora eu sigo lutando, espero que não resolva abrir uma pizzaria também. Evil or Very Mad

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: Concordo!!!

                CARCAMANO
                postou em Sex, 23 Jul 2010, 14:50
                Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

                  engenheiro-es escreveu:Concordo em grau, genero e numero com o sr. José Humberto a nossa profissão é bastante ingrata na questão concorrencia!!!! Tipo se você orça um projeto em R$10000,00 o cliente procura outro profissional, muita das vezes até comenta seu valor e para ele ganhar o cliente esse outro profissional faz por R$2500,00 isso sim é um absurdo!!!! Faça essa pesquisa com um medico ou dentista!!! dificilmente eles entram em uma concorrencia desleal!!!!
                  Na verdade isso é muito triste e sinceramente eu não sei onde vamos parar!!!!


                  Concordo em número, gênero e grau....Sou arquiteto e tem colegas que cobram bem abaixo do tolerável e acabam estragando o mercado. Isso ocorre seguidamente comigo, dou um preço que acaba virando leilão. Vão em outro profissional que acaba fazendo por menos, e assim por diante. Até achar um que faz quasr de graça. Essa é a realidade Rolling Eyes

                  Antes de reclamar

                  AlexMC86
                  postou em Sáb, 31 Jul 2010, 03:55
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 28

                    Ola caros colegas,

                    Antes de nos reclamar, devemos fazer por onde os estudos que nos fomos adquiridos ao longo dos 5 anos, acredito que engenheiros competentes têm seu merito, sabemos da cultura do Brasil, onde existem Qi, peixadas como quizer, mas engenheiros bons não ficam parado...o que temos que fazer é nos valorizar fazendo por onde, a cada dia que passa as leis estão mais rigidas, chegará o tempo que esses "engenheiros pequenos" não terão vez em lugar nenhum, projetinhos, casinhas e precinhos baratinhos, vamos valorizar nosso serviço.

                    Lembrem!

                    A grandeza de nossos serviços tem durabilidade por varias gerações.

                    jppolotto
                    postou em Seg, 23 Jan 2012, 20:41
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      Olá colegas,

                      Sobre a falta de profissionais no mercado de trabalho, acredito que seja verdade em termos, dependo da localização em questão. Hoje vejo que no Estado de São Paulo o número de obras está fora do normal e do habitual e sei de empresas que estão contratando engenheiros do exterior.
                      A questão é que faltam engenheiros BONS no Brasil que estejam habituados a funções específicas. E com as novas normas da ABNT e CREA fica cada vez mais limitado para o engenheiro trabalhar em várias áreas. E por isso soltam essas notícias que há falta de engenheiros no país e fazem a concorrência aumentar gerando a falsa idéia que independente da área escolhida o engenheiro se dará bem. Algo completamente incabível visto que várias áreas estão suprimidas ou faltam empregos devido a escassez salarial.

                      _________________
                      João Paulo Polotto
                      Estudante Engenharia Civil - UFSCar
                      blog: http://braveng.blogspot.com/


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais