RECIRCULAÇÃO EM SISTEMA PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE


Responder Mensagem

RECIRCULAÇÃO EM SISTEMA PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE

vinirujo@gmail.com
postou em Dom, 17 Jan 2010, 08:25
Usuário Novato | Mensagens: 1

    QUANDO SERÁ INDISPENSÁVEL UTILIZAR A RECIRCULAÇÃO EM SISTEMA PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE? OU SERÁ SEMPRE NECESSÁRIO? NO CASO DE UM SOBRADO EM QUE A DISTÂNCIA DA FONTE DE AQUECIMENTO ATÉ OS PONTOS DE UTILIZAÇÃO É DE NO MÁXIMO 14 METROS SERÁ NECESSÁRIO?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    pameengenharia
    postou em Sex, 09 Abr 2010, 22:22
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

      Essa recirculação está relacionada ao seu conforto.
      Sempre que você abrir a torneira de água quente, sem a recirculação, vai demorar um pouco para o seu banho aquecer; haverá certamente um desperdício de água, ainda mais se você quiser encher uma banheira.
      A sugestão é de você ter instalado e apenas acionar o dispositivo de recirculação alguns minutos antes do banho, pois a água fria será substituida na tubulação pela água quente a tempo de você se despir.
      Não pode esquecer de desligar, pois você certamente terá outro desperdício, desta vez de energia.

      Gustavo Bt
      postou em Sex, 16 Abr 2010, 16:23
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Sistemas de recirculação de água quente, são utilizados principalmente em hotéis e prédios residenciais e comerciais altos, que utilizam sistema central de aquecimento. Estando a origem da água quente muito longe dos pontos de consumo (caso de prédios altos), é necessário que as prumadas estejam sempre aquecidas para que não demore demasiadamente para chegar água quente aos pontos.
        Imagine que lá pelas 5Hs da manhã, alguem do primeiro andar queira tomar um banho, sendo que há muito tempo ninguém utiliza água quente no prédio. Será necessário esgotar todos os ramais da habitação, sem contar em toda a prumada e tubulações do barrilete até a caldeira, o que pode demorar mais de 1 hora. Isso se o sistema não possuir sistema de recirculação.
        É óbvio que o sistema, por estar constantemente reaquecendo água que não foi utilizada, provoca uma perda térmica absurda, então não é nada indicada para casas, ou pequenos prédios. Nesses casos pode-se pressurizar as tubulações de água quente para diminuir o tempo de aquecimento nos pontos de consumo, além é claro da vantagem de aumento da vazão;


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Instalações Prediais