interruptores


Responder Mensagem

interruptores

evandro nascimento
postou em Dom, 31 Jan 2010, 19:32
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Apenas para compreensão gostaria de saber o seguinte:tenho dois interruptores um para cada lâmpada em cada um dos dois tem a entrada do fio fase,mas na saida ou no retorno eu observo que tem dois retornos,mas os dois estão na mesma saida,ai eu pergunto porque então quando ligo uma das duas lâmpadas só acende exatamente uma e não as duas tendo em vista que os dois fios estão unidos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    interruptores

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 01 Fev 2010, 09:08
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Evandro,

      Pelo que entendi, você não disse que têm duas fases, que devem ser uma para cada lâmpada? acredito que você tenha visto invertido, pois as duas fases podem estar unidas ou ser apenas uma e estarem unidas, mas os retornos para funcionarem independente para cada lâmpada, devem estar também independentes. Creio que você deva estar confundindo a fase (unida) com os dois retornos separados.

      Se você não tiver um equipamento (amperímetro), chame um eletricista que o tenha e ele poderá conferir para você: Se as lâmpadas estiverem ligadas os fios devem apresentar corrente na entrada e na saída do interruptor. Outra maneira de comprovar é: se os fios unidos que você diz ser retorno apresentarem corrente com ou sem estar ligado o interruptor, é uma prova de que estes são fases e não retorno.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Instalações Prediais