* Concreto 25 MPa * - Dúvidas no traço escolhido.


Responder Mensagem

* Concreto 25 MPa * - Dúvidas no traço escolhido.

eritter1987
postou em Sex, 26 Fev 2010, 09:31
Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

    Olá, estou executando uma obra no interior do meu estado e me deparei com a seguinte questão:

    Preciso de uma estrutura de concreto armado de 25 MPa, para uma escola infantil. Por questões de praticidade e necessidade, eu pesquisei na internet qual seria um bom traço para eu ordenar.
    Então, encontrei uma tabela que um engenheiro havia feito e acabei escolhendo um traço 1:2:3 (cimento, areia, seixo rolado). Além deste traço, o autor da tabela determina uma quantidade de aproximadamente 50 litros de um aditivo para 150m³ de concreto.
    A dúvida é: QUE ADITIVO É ESSE?? Gostaria de saber a opinião de vocês. Obrigado!


    _________________
    _______________________
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Eduardo Antunes Ritter
    eduardoritter@hotmail.com
    _______________________
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Sex, 26 Fev 2010, 22:05
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Caro Eritter1987,

      O senhor está solicitando a indicação do aditivo para compor um traço que supostamente atingirá o fck de 25MPa mas não diz porque o concreto tem que ter essa resistência característica e também não informa como é a estrutura a ser concretada.

      Sendo a construção em concreto armado gostaria de saber como o senhor chegou a conclusão que a quantidade de aço a ser utilizado nas lajes, vigas, pilares e fundação, são adequadas para o concreto de 25MPa?

      Se por acaso a necessidade de utilização foi colhida no projeto estrutural de sua obra, então sugiro que o senhor procure um profissional habilitado de sua confiança para realizar a execução do projeto com responsabilidade e segurança.

      Caso não exista o projeto estrutural então a sugestão é que primeiramente entre em contato com um projetista para desenvolver a estruturação de sua obra.

      Concreto armado= Aglomerante(cimento) + Agregrado graúdo (pedra) + Agregado Miúdo (areia) + água + (aditivos em caso específcos) e a resitência característica desta mistura aos vinte e oito dias (fck) está diretamente relacionado ao fator água/cimento, sem se esquecer da importância na composição do tipo e volume volume dos agregrados, exemplo: pedra 1, pedra 2, areia média, areia grossa e outros.

      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais