Espessura mínima


Responder Mensagem

Espessura mínima

EMAndrade
postou em Qua, 21 Abr 2010, 10:29
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Senhores,

    Estou criando uma norma para dimensionamento de vigas de perfil L e U fabricadas com chapa dobrada.

    Eu tenho como dados o módulo de resistência e os dimensionais das abas. A pergunta é:

    Como faço, a partir destes dados, para calcular a espessura mínima necessária para o perfil?

    Para o perfil U tentei partir da fórmula: (W=BH3-bh3/6H), mas acabei me perdendo e não cheguei à conclusão alguma.

    Para o perfil L eu nem soube começar, pois não encontrei fórmula direta para cálculo do módulo de resistência (W) e se partisse de W=Ix/y aí é que eu que me perderia mais ainda.

    Alguém aí tem a solução para o meu caso?

    Em tempo: Existe alguma fórmula que se calcula direto o módulo resistente para um perfil L?

    Desde já agradeço,

    Euler


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Espessura mínima

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 01 Mai 2010, 09:52
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro euler,

      Ainda não entendi o contexto de sua solicitação. Se você pretende criar uma "Norma" acredito seja "Técnica", me parece que você deveria ter conhecimento e suporte técnico para tanto... ou pode estar havendo algum mal entendido... També, normas devem ser criadas por entidades credenciadas, a exemplo da ABNT, etre outras tantas... Você tem certeza que o termo ou o que voce deseja criar é mesmo uma Norma??


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 21:24, num total de 2 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      EMAndrade
      postou em Sáb, 01 Mai 2010, 11:35
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Sim, pretendo, melhor, pretendia criar uma "Norma Interna" - Instrução Técnica. O termo pode não ser o mais adequado, mas é o que utilizamos aqui.

        Obrigado por responder/questionar, mas já desisti de fazer algo neste sentido visto que após várias tentativas sempre chagava num ponto que não conseguia mais dar solução.

        Queria criar algo didático, orientativo, mas vi que seria perda de tempo. O melhor seria e será continuar utilizando o que sempre usamos, ou seja, escolhe-se um material e verifica-se se passa nos cálculos, caso não passe escolhe-se outro de bitola superior e refaz-se os cálculos.

        Obrigado a todos que visitaram este link e que talvez tentaram dar uma solução.

        Euler


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural