Bloco Rígido sobre Estacas


Responder Mensagem

Bloco Rígido sobre Estacas

thiagoson
postou em Ter, 01 Jun 2010, 15:02
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Sou estudante de engenharia e estou fazendo meu estágio na area de calculo estrutural.
    Porém estou com uma duvida que não consegui sanar juntamente com outros engenheiros, pois houve divergência entre pontos de aplicação das cargas.
    Vamos ao problema:
    Utilizando o método das bielas comprimidas, nos baseamos no ângulo(entre 45º e 55º) entre a aplicação da carga e a distância até a estaca para "descobrir" qual a altura do bloco. No entanto isso só serve se há apenas 1 pilar, centrado ou não. O real problema é se há mais de 1 pilar. No caso especifico são três numa forma triângular.

    Nesse caso houve divergência pois alguns consideram que a rigidez deve ser em relação ao ponto onde a carga é aplicada, ou seja, em 3 pontos diferentes, assim EU não sei se a rigidez deve atender a todos, creio que não pois dependendo da distância seria um bloco muito grande.

    Outros acham que a rigidez deve ser em relação ao centro de carga(não necessariamente o centro do triangulo ou do bloco, eu colocaria o centro de carga no eixo do bloco para facilitar, mas não vou considerar isso aqui). Porem nesse caso eu não sei como considerar o que seria centro de carga(seria mx, my e mz = 0?)

    Há tambem algum sentido em considerar o centro geométrico do formato da estrutura(no caso triangulo) como o ponto de referência para a verificação da rigidez do bloco?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Qua, 02 Jun 2010, 13:10
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Prezado Thiago,

      Partindo do princípio de que o bloco será "rígido", ele deverá ter uma altura suficiente para não ocorrer punção.

      Você não conseguirá encontrar um centro de cargas, levando em conta as excentricidades acidentais dos três pilares.

      A favor da segurança, faça uma sobreposição de efeitos, avaliando cada pilar isoladamente, pelo método das bielas comprimidas, depois somando os momentos fletores.

      Mas considere também o cisalhamento no bloco, devido à proximidade dos pilares.

      Uma pergunta: os três pilares não podem ser substituídos por apenas um?

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      thiagoson
      postou em Qua, 02 Jun 2010, 14:21
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Uma pergunta: os três pilares não podem ser substituídos por apenas um?

        No caso específico em que estou trabalhando não, pois é uma torre metálica com 3 apoios. Tambem não precisaria ter pilares, pois poderia ser apoiada diretamente no bloco, mas para economizar concreto criamos 3 pequenos pilares.
        Partindo do princípio de que o bloco será "rígido", ele deverá ter uma altura suficiente para não ocorrer punção.

        Ok, isso é tranquilo de fazer
        Você não conseguirá encontrar um centro de cargas, levando em conta as excentricidades acidentais dos três pilares.

        Pensei nisso tambem, achei que fosse muito mais complicado e até desnecessario, uma vez que o centro de cargas podem estar fora do bloco.
        A favor da segurança, faça uma sobreposição de efeitos, avaliando cada pilar isoladamente, pelo método das bielas comprimidas, depois somando os momentos fletores.

        Se eu avaliar cada pilar separadamente para todos as estacas, vou ter o tamanho do bloco muito grande e ao meu ver ficaria mais econômico a criação de um bloco flexivel, mas como o cliente que rigido.
        A distância entre apoios é proximo de 2m e a distância entre as estacas são de 2,75m. Usei 6 estacas em 2 fileira de 3 estacas.
        Eu pensei em considerar que 2 apoios descarregam em 4 estacas e o outro apoio descarrega em 4, sendo que apenas em 2 estacas eu usaria a sobreposição de efeito e elas assim atenderiam a biela comprimida. Espero que assim não exagere na altura do bloco.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural