Bloco Rígido sobre Estacas


Responder Mensagem

Bloco Rígido sobre Estacas

thiagoson
postou em Ter, 01 Jun 2010, 15:02
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Sou estudante de engenharia e estou fazendo meu estágio na area de calculo estrutural.
    Porém estou com uma duvida que não consegui sanar juntamente com outros engenheiros, pois houve divergência entre pontos de aplicação das cargas.
    Vamos ao problema:
    Utilizando o método das bielas comprimidas, nos baseamos no ângulo(entre 45º e 55º) entre a aplicação da carga e a distância até a estaca para "descobrir" qual a altura do bloco. No entanto isso só serve se há apenas 1 pilar, centrado ou não. O real problema é se há mais de 1 pilar. No caso especifico são três numa forma triângular.

    Nesse caso houve divergência pois alguns consideram que a rigidez deve ser em relação ao ponto onde a carga é aplicada, ou seja, em 3 pontos diferentes, assim EU não sei se a rigidez deve atender a todos, creio que não pois dependendo da distância seria um bloco muito grande.

    Outros acham que a rigidez deve ser em relação ao centro de carga(não necessariamente o centro do triangulo ou do bloco, eu colocaria o centro de carga no eixo do bloco para facilitar, mas não vou considerar isso aqui). Porem nesse caso eu não sei como considerar o que seria centro de carga(seria mx, my e mz = 0?)

    Há tambem algum sentido em considerar o centro geométrico do formato da estrutura(no caso triangulo) como o ponto de referência para a verificação da rigidez do bloco?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Qua, 02 Jun 2010, 13:10
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Prezado Thiago,

      Partindo do princípio de que o bloco será "rígido", ele deverá ter uma altura suficiente para não ocorrer punção.

      Você não conseguirá encontrar um centro de cargas, levando em conta as excentricidades acidentais dos três pilares.