Terreno desnivelado!? Tire vantagens s/ contenções e aterro
Ir à página 1, 2  Próximo
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 3
Colaborador Nível 3

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 9:20 pm    Assunto: Terreno desnivelado!? Tire vantagens s/ contenções e aterro Responder com Citação

Caros amigos(as),

Conforme transcrevo a seguir, trecho do capítulo "O terreno" do meu livro "Conhecendo Obras", a declividade do terreno não deve ser encarada como uma desvantagem:

"(...)adquirir um terreno desses, mesmo que você tenha algum gasto a mais na obra, você só estará compensando o custo que foi mais em conta na compra do terreno. O importante disso é que com um arquiteto criativo, e você pode explorar isso nele, você estará diante de outras tantas possibilidades de projeto e partido arquitetônico para seu imóvel. Em outras palavras, terrenos ditos acidentados ou não planos, podem dar muito mais possibilidade de criação para os arquitetos. O resultado poderá ser uma edificação esteticamente mais elaborada e pouco convencional. Só pra citar algum exemplo, imagine que em um terreno “acidentado” será mais fácil você ter uma casa dinâmica com ambientes em níveis diferentes que se interligam por degraus. Situação esta que, quando bem trabalhada ou projetada e posteriormente bem decorada, lhe deixará feliz muito mais do que se fosse feita num terreno convencionalmente plano. Aliás, nesse aspecto ... "

Considerando o que escrevi acima, você poderá reduzir substancialmente os custos e ainda ganhar em funcionalidade e beleza na sua edificação.

Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui Set 15, 2011 9:58 pm, num total de 3 vezes
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Estudante
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

MensagemEnviada: Dom Jun 13, 2010 3:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Em quanto essa aplicação pode reduzir o custo da obra?
AlexMC86
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Ter Jun 15, 2010 12:33 am    Assunto: Responder com Citação

Isaac,

Ainda sou estudante de engenharia, mas acredito que de qualquer modo tem que ser feita uma contenção não??

Claro que em determinados terrenos da para tirar vantagens como garagens e ate mesmo esse exemplo que voce deu, mas acredito que de qualquer modo tem ser feita uma contenção...essa é minha opinião, me corrija se eu estiver errado...aqui eu aprendo bastante.
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 3
Colaborador Nível 3

MensagemEnviada: Ter Jun 15, 2010 6:09 pm    Assunto: Terreno desnivelado: tire proveito sem contenções e aterros Responder com Citação

Caro Alex,

Há contenções sim, mas bem menos robustas e com quantidade de aterro muito menor que o aterro com o intuito de apenas nivelar o terreno para depois implantar a obra.

Veja as imagens abaixo e compare qual das duas teria menos custos com aterro e contenções:

Aterro e contenção com intuito de nivelar o terreno

Solução integrada de aterro, contenção e a implantação da obra.

Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex Set 16, 2011 8:44 am, num total de 3 vezes
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
AlexMC86
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qua Jun 16, 2010 12:19 am    Assunto: Responder com Citação

Isaac,

Achei legal a demostração...mas é relativo ao tipo de obra não?

Pois tambem depende do volume de terra a ser escavado, se fica viavel para o tipo da obra...concerteza nessa demonstração se tira vantagens em relação ao desnivel do terreno...

Eu cito, volume de terra pois o custo do maquinario/hora é caro..e em algumas edificações é preferivel nivelar seguindo o traço do terreno...é apenas uma opinião...lembro a você que aprendo muito...
Estudante
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

MensagemEnviada: Qua Jun 16, 2010 4:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Alex,

Tava vendo seu questionamento, e acho q toda solução deve ser relativa ao tipo de obra. Particularmente gosto do que o Isac escreve e aprendo muito com ele. esta demonstraçao aí ficou bem clara e mais economica a vantagem de descer a obra e evitar a conteção e o aterro mostradosra opção. Na segunda opção houve apenas um pequeno remanejamento de terra e duas pequenas contenções.
AlexMC86
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qua Jun 16, 2010 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Estudante,

Em nenhum momento eu discordei...apenas ressaltei...claro que vai de terreno e terrenos...concordo que ha uma customização bem notavel...rsrs
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 3
Colaborador Nível 3

MensagemEnviada: Sáb Jun 19, 2010 4:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Sem falar nas contenções laterais...

MensagemEnviada: Sáb Jun 26, 2010 11:56 am    Assunto: Responder com Citação

Muito boa a materia, porém tenho uma duvida....

No caso tenho um terreno que vai ser preciso um muro de arrimo de aproximadamente 1,40m e considerando a soluçao do Isaac que aliás eu ja tinha visto em uma revista que possuo e achei muito proveitosa, se eu nivelar algumas partes do terreno mais baixo chegando ao final para diminuir consideravelmente o muro de arrimo, como tera que ser feito a parte do esgoto e saida da agua pluvial?

Abraço.
Colaborador Nível 3
Colaborador Nível 3

MensagemEnviada: Qui Jul 15, 2010 8:40 pm    Assunto: Terreno desnivelado: tire proveito sem contenções e aterros Responder com Citação

Caro Warley,

Nesse caso, o escoamento das águas pluviais deve ser feito pelo terreno vizinho. Há legalidade nisso (Código Civil e Código de Águas). Os vizinhos devem permitir a passagem das águas, mediante despesas do beneficiário no caso, você.

Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex Set 16, 2011 8:44 am, num total de 4 vezes
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas aterro, aterro do caixao e corte Discussões Gerais 0 Qui Jul 15, 2010 3:32 pm
Por WANDA
Não há mensagens novas Tire dúvidas "AO VIVO" sobre construção e imóveis Discussões Gerais 11 Dom Nov 20, 2011 12:15 am
Por Gerez representacoes
Não há mensagens novas Vantagens do uso do Topograph Softwares 0 Ter Nov 26, 2013 3:19 pm
Por isabella_gia
Não há mensagens novas Vantagens do Pré Fabricado Discussões Gerais 2 Dom Fev 26, 2012 6:38 pm
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Vantagens de adquirir o MultCalc V6 WEB Discussões Gerais 0 Ter Ago 30, 2011 4:41 pm
Por marciosilvestre
Não há mensagens novas Empreitada: Tipos, vantagens e desvantagens Discussões Gerais 3 Qui Set 23, 2010 2:57 pm
Por IsaacdeCristo

php BB © 2001, 2010 php BB Group