Terreno desnivelado!? Tire vantagens s/ contenções e aterro


Responder Mensagem

Terreno desnivelado!? Tire vantagens s/ contenções e aterro

IsaacdeCristo
postou em Ter, 08 Jun 2010, 21:20
Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

    Caros amigos(as),

    Conforme transcrevo a seguir, trecho do capítulo "O terreno" do meu livro "Conhecendo Obras", a declividade do terreno não deve ser encarada como uma desvantagem:

    "(...)adquirir um terreno desses, mesmo que você tenha algum gasto a mais na obra, você só estará compensando o custo que foi mais em conta na compra do terreno. O importante disso é que com um arquiteto criativo, e você pode explorar isso nele, você estará diante de outras tantas possibilidades de projeto e partido arquitetônico para seu imóvel. Em outras palavras, terrenos ditos acidentados ou não planos, podem dar muito mais possibilidade de criação para os arquitetos. O resultado poderá ser uma edificação esteticamente mais elaborada e pouco convencional. Só pra citar algum exemplo, imagine que em um terreno “acidentado” será mais fácil você ter uma casa dinâmica com ambientes em níveis diferentes que se interligam por degraus. Situação esta que, quando bem trabalhada ou projetada e posteriormente bem decorada, lhe deixará feliz muito mais do que se fosse feita num terreno convencionalmente plano. Aliás, nesse aspecto ... "

    Considerando o que escrevi acima, você poderá reduzir substancialmente os custos e ainda ganhar em funcionalidade e beleza na sua edificação.


    Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 21:58, num total de 3 vezes

    _________________
    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Estudante
    postou em Dom, 13 Jun 2010, 15:03
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 79

      Em quanto essa aplicação pode reduzir o custo da obra?

      AlexMC86
      postou em Ter, 15 Jun 2010, 00:33
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 28

        Isaac,

        Ainda sou estudante de engenharia, mas acredito que de qualquer modo tem que ser feita uma contenção não??

        Claro que em determinados terrenos da para tirar vantagens como garagens e ate mesmo esse exemplo que voce deu, mas acredito que de qualquer modo tem ser feita uma contenção...essa é minha opinião, me corrija se eu estiver errado...aqui eu aprendo bastante.

        Terreno desnivelado: tire proveito sem contenções e aterros

        IsaacdeCristo
        postou em Ter, 15 Jun 2010, 18:09
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Alex,

          Há contenções sim, mas bem menos robustas e com quantidade de aterro muito menor que o aterro com o intuito de apenas nivelar o terreno para depois implantar a obra.

          Veja as imagens abaixo e compare qual das duas teria menos custos com aterro e contenções:


          Aterro e contenção com intuito de nivelar o terreno


          Solução integrada de aterro, contenção e a implantação da obra.


          Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 08:44, num total de 3 vezes
          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          AlexMC86
          postou em Qua, 16 Jun 2010, 00:19
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 28

            Isaac,

            Achei legal a demostração...mas é relativo ao tipo de obra não?

            Pois tambem depende do volume de terra a ser escavado, se fica viavel para o tipo da obra...concerteza nessa demonstração se tira vantagens em relação ao desnivel do terreno...

            Eu cito, volume de terra pois o custo do maquinario/hora é caro..e em algumas edificações é preferivel nivelar seguindo o traço do terreno...é apenas uma opinião...lembro a você que aprendo muito...

            Estudante
            postou em Qua, 16 Jun 2010, 16:23
            Usuário Nível 2 | Mensagens: 79

              Alex,

              Tava vendo seu questionamento, e acho q toda solução deve ser relativa ao tipo de obra. Particularmente gosto do que o Isac escreve e aprendo muito com ele. esta demonstraçao aí ficou bem clara e mais economica a vantagem de descer a obra e evitar a conteção e o aterro mostradosra opção. Na segunda opção houve apenas um pequeno remanejamento de terra e duas pequenas contenções.

              AlexMC86
              postou em Qua, 16 Jun 2010, 23:16
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 28

                Estudante,

                Em nenhum momento eu discordei...apenas ressaltei...claro que vai de terreno e terrenos...concordo que ha uma customização bem notavel...rsrs

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                IsaacdeCristo
                postou em Sáb, 19 Jun 2010, 16:13
                Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                  Sem falar nas contenções laterais...

                  _________________
                  Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                  Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                  Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Warley
                  postou em Sáb, 26 Jun 2010, 11:56
                  Usuário Novato | Mensagens: 1

                    Muito boa a materia, porém tenho uma duvida....

                    No caso tenho um terreno que vai ser preciso um muro de arrimo de aproximadamente 1,40m e considerando a soluçao do Isaac que aliás eu ja tinha visto em uma revista que possuo e achei muito proveitosa, se eu nivelar algumas partes do terreno mais baixo chegando ao final para diminuir consideravelmente o muro de arrimo, como tera que ser feito a parte do esgoto e saida da agua pluvial?

                    Abraço.

                    _________________
                    Warley Gomes Rodrigues

                    Terreno desnivelado: tire proveito sem contenções e aterros

                    IsaacdeCristo
                    postou em Qui, 15 Jul 2010, 20:40
                    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                      Caro Warley,

                      Nesse caso, o escoamento das águas pluviais deve ser feito pelo terreno vizinho. Há legalidade nisso (Código Civil e Código de Águas). Os vizinhos devem permitir a passagem das águas, mediante despesas do beneficiário no caso, você.


                      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 08:44, num total de 4 vezes
                      _________________
                      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais