Salário de engenheiro e de arquiteto, é justo?


Responder Mensagem

Salário de engenheiro e de arquiteto, é justo?

IsaacdeCristo
postou em Qui, 24 Jun 2010, 07:13
Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

    Caros amigos,

    Vi uma pergunta de um jovem garoto de 14 anos de idade, sobre a profissão de engenheiro civil, veja a seguir a pergunta e minha resposta, agradeço se também opinarem a respeito:

    A PERGUNTA:

    "Olá,
    Me ajudem por favor!
    Tenho 14 anos e pretendo fazer Engenharia Civil mas não gosto muito de fisica e não seu desenhar bem, posso me dar bem sem isso?
    E na PB Engenharia Civil dá dinheiro ou não, quanto mais ou menos?
    Me ajudem. Vlw!
    "

    MINHA RESPOSTA:

    O fato de você não gostar de física e não saber (ainda) desenhar é super normal e isso não deve ser parâmetro para você não seguir seu desejo profissional. Você ainda é muito novo em idade e ainda que não fosse, isso seria fácil resolver. Se desejas fazer Engenharia Civil, vá em frente que todas as dificuldades serão superadas, inclusive gostar de física e aprender a desenhar.

    A profissão de Engenheiro Civil ou outras ligadas à Construção Civil são muito boas e eu particularmente carrego comigo um lema que criei quando ainda era mais jovem "QUEM TEM COMPETÊNCIA SEMPRE SE ESTABELECE", então não importa se você esteja na Paraíba ou noutro Estado qualquer, se você se empenhar em estudar com afinco e ter um bom aprendizado, aonde quer que você vá, você sempre terá o seu lugar ao sol - sempre se estabelecerá profissionalmente.

    Quanto ao salário, isso varia muito: O mínimo estabelecido pela Lei 4950-A de 22 de Abril de 1966 - Dispõe sôbre a remuneração de profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária é 6(seis) salários mínimos, mas há que ser considerado que muitas empresas (pequenas) não cumprem esta Lei, em contrapartida muitas outras grandes, muitas vezes, pagam bem mais que isso, claro que essa "generosidade" está diretamente relacionada às competências e experiências de cada profissional.

    (Observe-se a Resolução nº12 de 1971 que "Suspende, por inconstitucionalidade, a execução da Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966, em relação aos servidores públicos sujeitos ao regime estatutário")

    ***
    Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.


    Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 10 Dez 2010, 23:52, num total de 2 vezes

    _________________
    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rodolfo M.
    postou em Sex, 25 Jun 2010, 08:26
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

      Obrigado min ajudou Muito! Legal

      Salário de engenheiro e de arquiteto, competências

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 16 Set 2010, 19:24
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        E vocês demais profissioais engenheiros, arquitetos, estudantes, que dizem? E sobre a Resolução 12/1971?


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 22:19, num total de 1 vez
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        thiagorfpinheiro
        postou em Sex, 17 Set 2010, 08:18
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

          Sou engenheiro civil na PB. E faço minhas as palavras do nobre colega escritor.

          Quanto a lei, ela não é respeitada. Dificilmente se vê um recém formado ganhando o mínimo profissional. Porém, acredito que esse quadro tende a melhorar com o decorrer do tempo, os salários vão aumentando à medida que se vai adquirindo mais experiência profissional e de vida.

          No Brasil todo ainda há muito espaço para novos engenheiros. Vale a pena seguir por esse caminho.

          _________________
          Fórum EngenhariaCompartilhada.com
          www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
          Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais