Aos arquitetos: dúvida com platibanda


Responder Mensagem

Aos arquitetos: dúvida com platibanda

Alessandro,
postou em Qui, 15 Jul 2010, 19:17
Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

    Olá.

    Estou com um arquiteto desenhando minha casa, mas tenho uma dúvida que gostaria de ter alguma noção da resposta, antes de discutir o problema com ele.

    Optei por construir minha casa em estilo moderno, 2 pavimentos e com cobertura oculta por platibanda. O lote tem 600m2, a garagem será junto a lateral da casa e a churrasqueira separada na outra lateral do lote.

    Considerando que utilizarei telhas simples, onduladas (ditas de amianto ou eternit), minha dúvida é como fica a visão de quem estiver no pavimento superior, e avistar a cobertura da churrasqueira e da garagem:

    - Simplesmente ficará as telhas onduladas expostas?

    - Há alguma forma de revestir ou sugestão de outras telhas que melhorem a aparência da cobertura, mantendo o estilo da casa?

    - Estéticamente, convém deixar a casa com platibanda e nestas dependências usar telha aparente, considerando a visão de alguém no térreo?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Aos arquitetos: dúvida com platibanda

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 15 Jul 2010, 20:17
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Alessandro,

      Pelo que entendi, a casa poderá ter sem maiores prejuízos estéticos, telhas fibrocimento nas partes ocultas ou aonde tiver platibandas e telhas de outro tipo nas partes aparentes como a garagem e a churrasqueira. Mas o arquiteto deverá solucionar bem esta mesclagem de materiais.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 22:50, num total de 2 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Aos arquitetos: dúvida com platibanda

      Andreialves
      postou em Dom, 18 Jul 2010, 10:25
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 40

        Alessandro, escreveu:Olá.

        Estou com um arquiteto desenhando minha casa, mas tenho uma dúvida que gostaria de ter alguma noção da resposta, antes de discutir o problema com ele.

        Optei por construir minha casa em estilo moderno, 2 pavimentos e com cobertura oculta por platibanda. O lote tem 600m2, a garagem será junto a lateral da casa e a churrasqueira separada na outra lateral do lote.

        Considerando que utilizarei telhas simples, onduladas (ditas de amianto ou eternit), minha dúvida é como fica a visão de quem estiver no pavimento superior, e avistar a cobertura da churrasqueira e da garagem:

        - Simplesmente ficará as telhas onduladas expostas?

        - Há alguma forma de revestir ou sugestão de outras telhas que melhorem a aparência da cobertura, mantendo o estilo da casa?

        - Estéticamente, convém deixar a casa com platibanda e nestas dependências usar telha aparente, considerando a visão de alguém no térreo?



        as telhas levam mesmo amianto ? Você não acha isso perigoso. Na Europa a utilização de materiais com amianto está proibida.

        CARCAMANO
        postou em Ter, 20 Jul 2010, 11:42
        Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

          Já existem no Brasil a produção de telhas de fibro-cimento com material ñ tóxico. Só pesquisar.

          Outra coisa, acho um lixo esse tipo de telha, mas são as mais baratas e tbm as piores em termos de conforto térmico e aperencia. O Arquiteto deve manter o padrão da casa, com certeza. Se você avistar o telhado, deve dar uma melhorada na aparência delas. Já trabalhei com umas coloridas, ou pode-se pintá-las, o q melhora... ou mudar o tipo de telha....pois chuva de granizo costuma judiar, trincar e até furar esse tipo de cobertura. Já vi isso.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Alessandro,
          postou em Sex, 30 Jul 2010, 11:58
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

            Isaac, obrigado pela informação. Já acertei com o arquiteto e ele mesmo já havia desenhado que as telhas baixas seriam de concreto, estilo colonial.

            Andreia, não sei se as telhas onduladas ainda são fabricadas com amianto, no entanto, no meio profissional dos executores de obras, o termo "telha de amianto" ainda é usado para identificar esse tipo de cobertura.
            Ainda que eu adote esse tipo de cobertura, eu compraria de marcas mais confiáveis e tradicionais, que não utilizam o amianto em sua composição, além de me garantir com melhor qualidade do produto.

            Carcamano, já está decidido a mudança da telha onde ela for aparente.
            Quanto a parte oculta, por trás da platibanda, a dúvida que resta é quanto a melhor forma de me prevenir contra o aquecimento do ambiente sob a laje.
            A economia não está acima da qualidade da obra, mas como os recursos são limitados, sempre discuto sobre os diversos materiais para cada processo.

            Sei que as telhas de fibro-cimento transferem calor para a laje. Tenho que analizar o que fica eficiente com menor custo. Se será indicado alguma ventilação no vão da cobertura, se adiciono algum isolante térmico ou utilizo outro tipo de cobertura.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais