Laje alveolar e viga invertida


Responder Mensagem

Laje alveolar e viga invertida

rafaluzstyle
postou em Dom, 08 Ago 2010, 14:47
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Oi pessoal.
    estou fazendo um projeto da facul (de arquitetura) e coloquei a laje alveolar, tava tudo muito tranquilo até que eu percebi que eu poderia estar propondo algo impossivel de se fazer, pois o meu projeto usa viga invertida, ou seja, passando e sustentando a laje por cima.

    então a duvida é: posso usar laje alveolar com a viga passando por cima? a laje alveolar trabalha dessa forma ou apenas apoiada sobre as vigas?

    se não for possível usar, qual tipo de laje seria o mais indicado?
    é uma edificação térrea com vãos de 9,5 x 7,0m

    Muito obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Ter, 07 Set 2010, 22:24
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Prezado Rafaluzstyle.

      A introdução da laje alveolar é equivocada caso a viga seja invertida, aliás ao que me parece o problema é o fato de você estar tentando utilizar a viga invertida, portanto, caso não tenha motivo justificável para tal procedimento aconselho o uso da viga de forma tradicional e assim poder utilizar a laje protendida.

      Em complemento esclareço que dimensionamentos estruturais devem ser elaborados de modo a atender o projeto arquitetônico (respeito as dimensões), suportar os carregamentos impostos (devidos as cargas indicadas no projeto e em conformidade com as normas vigentes) e o que considero principal, a estrutura deve ter o menor custo.

      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.

      Laje alveolar e viga invertida

      IsaacdeCristo
      postou em Qua, 08 Set 2010, 07:35
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro(a) Rafa,

        Se as vigas tem mesmo que ser invertidas, então o mais indicado é usar a laje tradicional feita in loco, cuja estrutura deve ser engastada na a viga.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural