Engenheiros Recém Formados


Responder Mensagem

Engenheiros Recém Formados

murillomamud
postou em Sex, 03 Set 2010, 16:57
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa tarde pessoal.
    Estou postando esse tópico para ver se os engenheiros mais antigos de profissão tem a mesma impressão que eu, destes jovens, recém formados.

    Cada vez mais, nas obras que visito, fico com mais medo da nova safra de engenheiros. Todos são muito bons, no papel, calculo disso, daquilo, fazem o projeto como ninguém. Porém, o bicho pega mesmo é na hora da prática. Não sabem verificar se o que está sendo executado pelo mestre de obras, está de fato de acordo com o projeto, se está sendo bem executado. Vejo várias construções onde até a posição de ralos para escoamento de água estão errados, colunas tortas, engenheiros que não sabem diferenciar um piso em granilite de um piso com paviflex.
    A impressão que tenho é que os novos engenheiros só querem saber de andar arrumadinhos, notebook em baixo do braço, mas, nunca ficaram ali, na obra, dentro do pó, nunca comeu uma marmita, nunca procurou saber da prática mesmo. Até acho que isso vem ocorrendo pela maioria dos novos engenheiros, serem "filhinhos de papai" (não estou generalizando), que só começam a trabalhar mesmo depois que saem da faculdade, então fica faltando uma vivência de obra. Será essa uma impressão só minha, ou será que isto vem de fato ocorrendo?

    Peço desculpas pelo longo texto, e se por acaso ofendi alguém, me desculpem.


    Editado pela última vez por murillomamud em Sex, 03 Set 2010, 16:58, num total de 1 vez

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Engenheiros Recém Formados

    murillomamud
    postou em Sex, 03 Set 2010, 16:58
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      murillomamud escreveu:Boa tarde pessoal.
      Estou postando esse tópico para ver se os engenheiros mais antigos de profissão tem a mesma impressão que eu, destes jovens, recém formados.

      Cada vez mais, nas obras que visito, fico com mais medo da nova safra de engenheiros. Todos são muito bons, no papel, calculo disso, daquilo, fazem o projeto como ninguém. Porém, o bicho pega mesmo é na hora da prática. Não sabem verificar se o que está sendo executado pelo mestre de obras, está de fato de acordo com o projeto, se está sendo bem executado. Vejo várias construções onde até a posição de ralos para escoamento de água estão errados, colunas tortas, engenheiros que não sabem diferenciar um piso em granilite de um piso com paviflex.
      A impressão que tenho é que os novos engenheiros só querem saber de andar arrumadinhos, notebook em baixo do braço, mas, nunca ficaram ali, na obra, dentro do pó, nunca comeu uma marmita, nunca procurou saber da prática mesmo. Até acho que isso vem ocorrendo pela maioria dos novos engenheiros, serem "filhinhos de papai" (não estou generalizando), que só começam a trabalhar mesmo depois que saem da faculdade, então fica faltando uma vivência de obra. Será essa uma impressão só minha, ou será que isto vem de fato ocorrendo?

      Peço desculpas pelo longo texto, e se por acaso ofendi alguém, me desculpem.

      Engenheiros Recém Formados

      IsaacdeCristo
      postou em Sáb, 04 Set 2010, 09:34
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Murilo,

        Não percamos o foco principal que faz gerar tal constatação: Muitos empregadores não querem pagar o preço aos profissionais competentes, então contratam profissionais sem qualquer experiência e os colocam frente às obras, achando (ou se engandando) que eles tem competência para tanto.

        Com certeza esta não é uma constatação apenas sua, isso de fato existe. Acredito que, como você disse não generalizar, cabe aos recrutadores/empregadores, selecionarem melhor os profissionais que desejam para suas obras.

        Quanto aos recé-formados, não os desmerecendo, cabe antes de assumirem uma obra, trabalharem juntamente com profissionais competentes para que deles absorvam experiências que os habilitem para exercerem com competência, a profissão para a qual estudaram.


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 09:10, num total de 2 vezes
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        thiagorezende
        postou em Qua, 08 Set 2010, 18:56
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Concordo com vcs..
          bom, sou estudante, ainda novato 3º período ^^ mais procuro me informar sempre q possível sobre a área q pretendo atuar. Como murilo disse muitos começam a trabalhar realmente qndo terminam a faculdade, n possuindo experiência nenhuma na prática, apenas teoria.
          N vejo a hora de começar a fazer estágio, alguns dizem para deixar pro final do curso, mais acho melhor fazer desde o inicio para qnd formar ja ter bastante experiência... oq vcs me sugerem??

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          thiagorfpinheiro
          postou em Qui, 09 Set 2010, 15:14
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

            Acho que a nossa classe é muito desunida. Os engenheiros mais experientes não querem dar espaço para os que estão chegando (não sei se por medo da "concorrência" ou o que...).

            Esse é o maior obstáculo que os estudantes e recém formados enfrentam: os próprios engenheiros.

            Muitas empresas (a grande maioria) não têm visão, não pensam em contratar jovens profissionais para agregar experiência ao seu potencial e utilizar esse conhecimento para si.

            Felizmente, ainda consigo ver pessoas de visão que dão a oportunidade que os jovens profissionais precisam.

            Mas a classe é desunida, cada um só pensa no seu próprio umbigo, e quando todos pensam nos seus próprios umbigos, todos saem perdendo, porque a classe toda não é valorizada da maneira que deveria ser.

            Essa desunião leva a outros problemas também. O salário mínimo profissional do engenheiro é pago pelas empresas? Na sua maioria não, e, na minha opinião, é culpa da nossa desunião.

            E só pra terminar...

            A Engenharia Civil é ampla demais. O engenheiro pode trabalhar nas mais diversas áreas, então, acho um equívoco dizer que os "filhinhos de papai" preferem andar com notebook e são ótimos na parte de projetos e péssimos na parte prática. Então, um engenheiro ótimo na execução de obras que não sabe calcular um simples pórtico é um incompetente? Acho que não.

            _________________
            Fórum EngenhariaCompartilhada.com
            www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
            Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!


            Responder Mensagem


            Construção civil, discussões gerais