O que caracteriza um pavimento?


Responder Mensagem

O que caracteriza um pavimento?

carlosfmcortes
postou em Qui, 16 Set 2010, 11:05
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Moro em um condomínio horizontal, onde, como tantos outros, é proibido erguer um 2o andar. Após uma ampliação que fiz, resultou um espaço significativo entre o forro dos ambientes (3,0 m de pé direito) e o alto da cumeeira, a 5,50 m de altura com relação ao piso térreo.

    A idéia era fazer um mezanino para aproveitar esse espaço para uma sala de som e TV, um escritório para trabalho e estudo) e armários para mantimentos, roupas de inverno, etc. Para aliviar a carga sobre as paredes e ganhar um pouco de altura, iria construí-lo em madeira. No fim, a altura mínima (acompanhando a inclinação do telhado e para apenas 30% da área de projeção do térreo) seria de 1,85 m e máxima de 2,70 m (teria que rebaixar o pé direito dos ambientes sob esse mezanino para 2,80 m).

    O problema é que a Comissão Administradora do meu condomínio, que por regulamento deve aprovar essa reforma, está vetando o projeto com o argumento que isso caracteriza um segundo andar, o que é proibido. A pergunta é essa: dentro do que foi apresentado, o que caracteriza um novo pavimento?


    _________________
    Carlos Cortês - UFRB

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    O que caracteriza um pavimento?

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 16 Set 2010, 12:52
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Carlos,

      Um piso em nivel diferente sobre outro pavimento, ligado ou articulado por escada e/ou rampa e/ou elevador, como por exemplo, um mezzanino, é um novo pavimento. Mas em muitos caso que não se permite construir 02(dois) andares, é permitido a construção de mezzanino, uma vez que este mesmo sendo considerado um novo pavimento, não ocupa toda a projeção do piso inferior, além de ser comumente um aproveitamento do pé-direito, quando este torna-se muito elevado.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Pavimento

      elenirsantos
      postou em Qui, 05 Abr 2018, 10:31
      Visitante

        No caso de se bater laje numa construção e deixar sem o telhado, mesmo tendo uma escada para dar acesso a essa laje, é considerado um pavimento, já que não possui cobertura?

        GilbertoRocha
        postou em Qui, 05 Abr 2018, 18:39
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

          O que está sendo discutido aqui não é realidade, e sim semântica.
          Mezanino tecnicamente é meio pavimento, mas na prática, se o juiz(no caso, o síndico do condomínio) definir que é outro pavimento, então é outro pavimento para efeitos de lei do condomínio.
          Uma laje de cobertura sem telhado pode não ser considerado um pavimento, mas se a prefeitura considerar que toda laje com acesso é um pavimento, então, é um pavimento para efeitos de lei municipal.

          _________________
          Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
          www.engenheiroestrutural.eng.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Cobertura de garagem

          Elenir
          postou em Qui, 26 Abr 2018, 21:22
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Pessoal, boa noite! Preciso fazer uma cobertura de garagem, 5,60 X 4,80m. Pode ser colocada apenas 2 peças laterais, para suportar o peso do telhado?


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais