Primeira loja da Madeplast é inaugurada em Curitiba


Responder Mensagem

Primeira loja da Madeplast é inaugurada em Curitiba

fórum
postou em Qui, 16 Set 2010, 22:49
Moderador | Mensagens: 220

    Primeira loja da Madeplast - Madeira Ecológica -
    é inaugurada em Curitiba


    Produto substitui a madeira natural e é aprovado por arquitetos,
    paisagistas e designers de interiores

    Imagine um produto com a textura e plasticidade da madeira, a durabilidade do plástico e com processo de fabricação sustentável. Foi esse o produto que os convidados para a inauguração da primeira loja da Madeplast - Madeira Ecológica -, em Curitiba, conheceram na noite de terça-feira (14/9). Guilherme Bampi, superintendente da Madeplast, aposta nestes atributos da madeira ecológica para ao longo dos anos substituir a madeira natural em projetos arquitetônicos, design de interiores, paisagismo e construção civil. Bampi destaca que o padrão internacional do produto significa que a madeira ecológica tem aparência de madeira natural com a vantagem do plástico, com alta durabilidade. "É possível deixar a madeira ecológica exposta em áreas externas por 20 anos sem decompor. Tanto que nossa garantia é de 10 anos e estamos aplicando a logística reversa, com o aproveitamento das sobras e recebendo o produto de volta no momento do descarte ou de mudança de projeto", destaca o superintendente.
    Guilherme e o presidente da Madeplast e também vice presidente da Fiep – Federação das Indústrias do Paraná -, Helio Bampi, comemoram o fato de na prática estarem contribuindo para um mundo mais sustentável, desde a questão ambiental, diminuindo o desmatamento de madeira nobre, até na forma responsável de negociação, com a logística reversa. "É inovação no produto e na forma de fazer negócio, sustentabilidade é a ordem do dia", declara o superintendente.
    Helio diz que as perspectivas comerciais futuras são promissoras em virtude de que este produto vem preencher uma lacuna cada vez maior em função da extinção das espécies vegetais para uso em construção civil e a madeira ecológica da Madeplast veio substituir uma carência de mercado com sustentabilidade.

    Aceitação do produto –
    O engenheiro Ramon Andres Doria, presidente da Doria Construções, comentou durante a inauguração que ficou bastante entusiasmado com a madeira ecológica da Madeplast porque a construção civil estava carente de um material mais inovador para o setor. “Hoje, precisamos muito dessa madeira artificial. Especialmente, para decks porque dá uniformidade e resistência a intempéries”.
    Doria diz que o produto tem tudo para ser sucesso, pois deve substituir a madeira por ser um material uniforme, sem manchas, mas principalmente por ser ecológico. “Vai preservar muito as florestas, principalmente as madeiras nobres”, justifica o engenheiro.

    Também presente na inauguração, o arquiteto e paisagista Luiz Maganhoto, cumprimentou a Madeplast pela inovação e versatilidade do produto dizendo que a madeira ecológica além de ser inovadora por sua composição química e um produto versátil para arquitetos e paisagistas, trará ganho de qualidade de vida para o planeta pela sustentabilidade, tanto do produto quanto da forma de negociar, pois a empresa planeja a logística reversa, retornando o produto após o tempo de garantia de 10 anos ou quando houver modificação no projeto. Maganhoto aprovou o produto e explicou os aspectos da versatilidade em projetos arquitetônicos e de paisagismo: “em determinadas curvas, em alguns graus e em alguns ângulos ele fica muito bem aplicado, permitindo, inclusive, o cabeamento para iluminação”. O arquiteto também ressalta que o sistema de fixação da Madeplast, com grampos de alumínio, facilita e agiliza a aplicação.

    Variedade de usos –
    Daniel Casagrande, designer de interiores, também aprovou a madeira ecológica da Madeplast. “Primeiro é um produto ecologicamente viável e isso nos tempos atuais é importante para ter um projeto que não agrida o meio ambiente. Nós encontramos muita dificuldade na área da construção civil de reciclar madeira, alvenaria e até em projetos de interiores. Em reformas transpassamos parede, removemos gesso, normalmente poluentes”, exemplifica o designer que já observa a variedade de possibilidades do uso da madeira da Madeplast em mobiliário e decoração de interiores. “A possibilidade de cortes facilita a execução do projeto” ressalta Casagrande e “a composição deixa o produto resistente e com a aparência de madeira”, complementa.
    Casagrande destaca que entre o espaço interno das duas camadas do produto podem inclusive ser preenchidos os vãos e “deixá-los mais resolvidos acusticamente”.

    Comercialização –
    Os perfis Madeplast estão disponibilizados para comercialização para venda direta tanto para o varejo quanto para lojas de revenda. Além da loja da fábrica, a capital paranaense receberá uma unidade fabril Madeplast no primeiro semestre de 2011, em São José dos Pinhais (PR).
    Conforme conta o superintendente da Madeplast, Guilherme Bampi, o produto, premiado nacionalmente, levou três anos entre pesquisas e desenvolvimento até chegar a essa composição de fibras vegetais e plástico reciclável que resultou em perfis com aparência e aplicações similares às da madeira para acabamentos de alto padrão.
    Esta tecnologia de última geração – da madeira ecológica – foi aprovada nacionalmente pelo Programa SESI Inovação 2009 (pela seleção do Paraná), CNPq (programa voltado à inovação) e Finep (como primeira empresa inovadora).
    Bampi reforça que o processo de fabricação corresponde aos padrões internacionais de compromisso ambiental que abrange praticamente toda a cadeia produtiva: retirada de resíduos plásticos poluentes do meio ambiente (resíduos da construção civil e da atividade urbana), estímulo à redução do desmatamento e dos níveis de poluição atmosférica – a madeira ecológica Madeplast dispensa o uso de produtos para conservação.Dentre as facilidades que chamam à atenção na aplicação da madeira ecológica da Madeplast estão a mesma utilização de mão de obra e equipamentos utilizados nas aplicações de madeira natural.

    Perspectivas comerciais -
    A inauguração do “showroom” em Curitiba visa mercados nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, por conta da facilidade na logística de distribuição. “Estamos na fase de operacionalização da rede de revendas, trabalhamos a triagem e o processo de homologação”, afirma Guilherme.
    O presidente da Madeplast, Helio Bampi, diz que o “DNA da madeira está na família”. Ele lembra que o pai foi madeireiro em Santa Catarina e sempre teve o espírito da sustentabilidade. “Na época em que foi deputado estadual no Estado vizinho, aprovou uma lei que previa para cada árvore derrubada, deveriam ser plantadas quatro. Santa Catarina hoje é uma vanguarda em termos de reflorestamento. Dentro desse espírito a Madeplast tem confiança em um futuro perene e promissor para nossa indústria”, finaliza Bampi.

    Sobre a Madeplast
    Conheça o produto no site www.madeplast.com.br
    Localização “Showroom”: Rodovia Curitiba/Ponta Grossa BR-277, nº3.903, bairro Mossunguê – Paraná. Site: www.madeplast.com.br - Fone – (41) 3045-4050


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Notícias