Lajes Alveolares


Responder Mensagem

Lajes Alveolares

rafacodato
postou em Qua, 13 Out 2010, 20:21
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa noite,


    Estou fazendo o meu TCC na faculdade, e preciso de informações sobre lajes alveolares. Será que alguém pode me indicar um bom livro?



    Grato


    Rafael Codato


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    lajes alveolares

    edmarferreirajr
    postou em Seg, 29 Nov 2010, 18:08
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Prezado Rafael

      Seja mais específico quanto ao tipo de ajuda que está precisando. É dimensionamento? Associações estruturais? Etc e etc? De modo geral, qualquer bibliografia que trate de pré-fabricados de concreto armado possui algo sobre lajes alveolares. Você pode ainda consultar diretamente os próprios fabricantes que fornecem manuais genéricos para especificação. Conheço duas fontes para uma primeira aproximação: O manual Munte de pré-fabricados de concreto armado, da Editora Pini e o o livro Técnicas de Construção de Ilustradas, do arquiteto norte-americano Francis D K Ching. Estas lajes surgiram como desenvolvimento das placas lisas (também pré-fabricadas) a partir da conformação de alvéolos internos por meio de extrusão na forma e da introdução de cordoalhas para protensão. Via de regra, são confeccionadas com concretos acima de 35 Mpa obtidos por meio de cimento ARI e cura úmida em câmara ou tanque de submersão. Para vãos de 12,5 metros suportam sobrecargas de até 500 Kgf/m². Não são mais eficientes do que as lajes duplo “T” que vencem os mesmos vãos com menor consumo de material (menor peso, consequentemente) e maior capacidade de sobrecarga, mas oferecem ganhos na altura final do pé-direito para um mesmo piso a piso e ainda a possibilidade de acabamento a vista, sem forro.
      Um abraço,
      Edmar

      _________________
      Edmar
      arquiteto e urbanista

      “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
      Herculano Pires


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural