Salito??? Que é isto?


Responder Mensagem

Salito??? Que é isto?

jaqueabi
postou em Qui, 31 Mar 2005, 16:18
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    O mestre de obras que conheço disse que o problema que existe nesta construção (que acho que é umidade ascendente) na verdade é o salito que existe no saibro. Disse que não existe umidade nos locais afetados e sim a reação do tal do salito que começa a pulverisar o saibro e soltar o reboco. Alguém já ouviu falar nisto? Confused


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Certamente ele quis dizer Salitre...

    Zapla
    postou em Qui, 31 Mar 2005, 23:12
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 59

      Bem, tenho que rever meus apontamentos, mas certamente o que ocorre é o salitre que esta relacionado com o nitrato de potássio... Em tempo espero poder lhe ajudar com mais precisão.

      _________________
      Seja qual for o seu problema, nos poderemos ter a solução ! Fique a vontade.

      Saudações Leonardo Zapla

      Re: Salito??? Que é isto?

      Ana Lacerda
      postou em Sáb, 02 Abr 2005, 17:29
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        [quote="jaqueabi"]O mestre de obras que conheço disse que o problema que existe nesta construção (que acho que é umidade ascendente) na verdade é o salito que existe no saibro. Disse que não existe umidade nos locais afetados e sim a reação do tal do salito que começa a pulverisar o saibro e soltar o reboco. Alguém já ouviu falar nisto? Confused[/quote]

        Acho que o salito a que o mestre se refere são sais solúveis que têm acesso ao material da alvenaria através da umidade ascendente (geralmente). O efeito deles é desagregar os materiais (reboco ou o tijolo). Quando a alvenaria seca o sal cristaliza e exerce tensões que desagregam o material, a desagregação deixa uma superfície maior exposta e um novo ciclo de umidificação e secagem vai repetir o processo, piorando a situação.

        Os sais que se encontram com mais frequencia nas alvenarias são os cloretos (provenientes de aerossol marinho), nitratos, (geralmente provenientes de instalações de esgotos com vazamentos) e sulfatos. Há testes químicos simples que permitem identificar qual deles está atacando a alvenaria, o problema maior é localizar as fontes, tanto dos sais como da umidade e bloqueá-las.

        ronaldoces
        postou em Qui, 14 Abr 2005, 13:57
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          O problema é a umidade, o salitre presente nas alvenarias, são carregados para a superficie devido a ação da umidade.
          Não deve ter sido impermeabilizadas corretamente as fundações, para corrigir o probblema, alguns fabricantes recomendam trocar o revestimento ate 70 cm onde tiver ocorrendo por argamassa com aditivo impermeavel..

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Salito??? Que é isto?

          lourenco@universointimo.c
          postou em Ter, 05 Jun 2007, 17:36
          Visitante

            Ana Lacerda escreveu:
            jaqueabi escreveu:O mestre de obras que conheço disse que o problema que existe nesta construção (que acho que é umidade ascendente) na verdade é o salito que existe no saibro. Disse que não existe umidade nos locais afetados e sim a reação do tal do salito que começa a pulverisar o saibro e soltar o reboco. Alguém já ouviu falar nisto? Confused


            Acho que o salito a que o mestre se refere são sais solúveis que têm acesso ao material da alvenaria através da umidade ascendente (geralmente). O efeito deles é desagregar os materiais (reboco ou o tijolo). Quando a alvenaria seca o sal cristaliza e exerce tensões que desagregam o material, a desagregação deixa uma superfície maior exposta e um novo ciclo de umidificação e secagem vai repetir o processo, piorando a situação.

            Os sais que se encontram com mais frequencia nas alvenarias são os cloretos (provenientes de aerossol marinho), nitratos, (geralmente provenientes de instalações de esgotos com vazamentos) e sulfatos. Há testes químicos simples que permitem identificar qual deles está atacando a alvenaria, o problema maior é localizar as fontes, tanto dos sais como da umidade e bloqueá-las.


            Responder Mensagem

            Construção civil, discussões gerais