Software auxilia na padronização da qualidade de obras


Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Software auxilia na padronização da qualidade de obras

cristineic
postou em Seg, 20 Dez 2010, 17:04
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Não há como pensar em Construção Civil sem destacar a questão da qualidade. Qualidade nos materiais, agilidade na construção da obra, processos de acordo com padrões e normas, redução de custos, entre outros, são quesitos que devem ser monitorados e avaliados para o alcance da qualidade.

    Entretanto, o programa governamental Minha Casa Minha Vida prega que o valor final de uma obra deva ficar em, no máximo, R$ 130.000,00 em grandes cidades e R$ 80.000,00 em pequenas. Para garantir a qualidade dessas obras, elas devem estar de acordo com os padrões do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), instituido pelo governo federal em 1998.

    Para o cumprimento das normas de qualidades sem ultrapassar a barreira dos preços, a tecnologia é certamente uma forte aliada. O software de gestão SIENGE, desenvolvido pela Softplan/Poligraph, uma das principais empresas de desenvolvimento de software do país, [foi elaborado exclusivamente para a gestão de empresas da Construção Civil. O software possui um módulo específico para mensurar e administrar a qualidade dentro de uma empresa de construção civil. Em suma, a empresa define políticas, processos e metas, e o módulo auxilia na organização, planejamento de ações, cálculo de custos e no progresso do programa de qualidade.

    Além disso, o SIENGE possui um módulo de Suprimentos, que contém, por sua vez, um sistema de Contratos e Medições. Essa funcionalidade auxilia no acompanhamento da obra e gera relatórios, enviados para a Caixa Econômica e garantindo financiamentos para o PAC e para o Minha Casa Minha Vida. Dentro do módulo de Suprimentos, outra funcionalidade em prol da qualidade e do menor custo é o sistema de Compras. Auxiliando a controlar o estoque e os gastos, facilitando o trabalho de cotação e diminuindo o retrabalho, o sistema pode atuar no sentido de manter uma equipe enxuta, cortando gastos com estocagem. Com um sistema de Compras organizado, há menos chance de trabalhadores parados por falta de material, e, assim, menos gastos em vão com pessoal.

    Sobre o SIENGE

    O SIENGE é o único ERP específico para a Indústria da Construção com tecnologia 100% web. O software atende diversos subsegmentos da área da Construção e possui funcionalidades projetadas para atender este público, como por exemplo, o controle financeiro por obra, unidade construtiva, centro de custos e a geração de relatórios particulares a essa atividade. A vantagem da arquitetura web é a mobilidade. O SIENGE pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à internet. No Brasil, a solução possui clientes em quase todos os estados, e seus maiores mercados são São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mercados como os do Distrito Federal, Goiânia e a região Nordeste estão em crescente expansão, acompanhando o bom momento que vive a construção civil no país.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder


    Notícias