Urgente - Preciso de ajuda com obra mal feita!!


Responder Mensagem

Urgente - Preciso de ajuda com obra mal feita!!

Marceli
postou em Ter, 28 Dez 2010, 10:54
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Bom dia,
    Não sou engenheira e me cadastrei nesse forum na esperança de que alguém possa me dar uma orientação.
    Eu e meu marido compramos uma cobertura de um prédio feito por pequenos construtores.
    Nossa varanda empoça água e o rejunte está mal feito, causando uma imensa infiltração no apartamento de baixo.
    O construtor está refazendo o rejunte com uma massa plástica, mas sinceramente nem ele acredita que dê resultado. Ele já conversou comigo sobre a necessidade de quebrar minha varanda e refazer o piso, obra essa a qual apesar de me causar incômodos, não me opus em nenhum momento.
    O caimento da varanda é mal feito e a água empoça, já que a varanda tem uma grande área descoberta, mas agora ele está querendo minimizar a responsabilidade dele, dizendo que a piscininha de plástico do meu bebê está passando umidade para o piso.
    Minhas dúvidas são:
    1- é possível que uma piscininha plástica de bebê cause em um piso de porcelanato, umidade suficiente para danificar o apartamento de baixo??
    2- existe algum produto que impermeabilize o piso afim de evitar refazer minha varanda?
    3- eles falaram em colocar outro piso por cima do piso já existente. Isso vai diminuir a capacidade estrutural da minha varanda que, de acordo com ele, suporta uma piscina de 5m³? Com essa segunda camada de piso terei que colocar uma piscina menor quando for instalar??
    Por favor, será que alguém pode me ajudar??


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Marceli
    postou em Ter, 28 Dez 2010, 14:33
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

      Gente, meu problema é assim tão grave??
      Várias pessoas leram mas ainda não tive nenhuma resposta!!
      E o pior é que a caad minuto que passa meus problemas aumentam... Vieram instalar meu aparelho de ar condicionado agora e quando abriram a caixinha da tomada pra fazer a instalação, surpresa (!!) não tem fios dentro!!

      infiltração

      eng_pcm
      postou em Qua, 29 Dez 2010, 12:48
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Bom, o problema é o caimento errado que está empoçando. Como a água procura caminhos para escoar, ela vai percolando entre os vazios da laje de concreto e aparece no apartamento de baixo. Provavelmente a impermeabilização está mal feita ou não foi realizada. O correto seria o construtor arrancar o piso, fazer uma impermeabilização adequada, por exemplo, com manta asfáltica, aplicar a a camada de proteção mecanica e regularização e depois assentar o novo piso.
        Desconheço a respeito de produtos aplicados diretamente sobre o piso para conter a infiltração, e mesmo que existam, a durabilidade do produto deve ser baixissima, uma vez que a limpeza do piso e o trafego de pessoas deve provocar a retirada do mesmo. Por isso eu falei da manda asfaltica, que é aplicada sobre a laje e protegida com uma camada de argamassa de proteção mecanica.
        Se o construtor aplicar um piso sobre o existente, primeiro que não vai resolver o problema da infiltração da água, uma vez que ela vai encontrar outros caminhos para escoar. Além disso, esse novo piso provocará uma sobrecarga na laje, que provavelmente não foi dimensionada para suportar tal carga. É importante conversar com o calculista, ou contratar um engenheiro para fazer essa análise.
        você tambem pode procurar uma empresa especializada em impermeabilização, para poder descobrir o melhor método de recuperar a sua varanda.
        De qualquer forma, o código cvil preve 5 anos de garantia pelos problemas que possam ocorrer no imovel e você tem todo o direito de exigir da construtora a reparação

        Herbert Neto
        postou em Qua, 29 Dez 2010, 20:46
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Ola Marceli.
          Complementando o que o eng_pcm disse. Ainda não sou formado mas pelo que ja conheço, creio que ou o caimento foi mau feito ou nem mesmo haja, seria bom você perguntar aos seus vizinhos de apartamento se eles tem esse mesmo problema que o seu e quanto a infiltração ao meu ver não teria jeito senão quebrar tudo e colocar manta asfáltica pois só ela garante q a água não penetre na camada e caso for colocar outro piso em cima do atual com certeza aumentaria o peso sobre a laje fazendo com q diminua a capacidade de aguentar o mesmo peso, mas por via das duvidas chame um Engenheiro que você conheça para avaliar e prepara um Advogado também, porque é de responsabilidade da empresa por até 10 anos que ela garanta seu apartamento como entregou.
          Espero ter ajudado

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          CARCAMANO
          postou em Sex, 31 Dez 2010, 20:16
          Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

            Provavelmente a tua cobertura nem impermeabilização tem... Rolling Eyes, deve ser retirado o piso e contrapiso, ser refeito o caimento, impermeabilização, proteção mecânica e recoloção do novo piso. Ñ esquecer de fazer uma junta de dilatação perimetral... Legal

            Existem resinas e etc para impermeabilazar superfícies, mas como disse o confrade anteriormente, elas ñ tem muita durabilidade. A questão dos fios, se existirem os eletrodutos é só fazer a instalação. Isso é o teu menor problema. Faça uma análise detalhada do edificio e teu apto, pois se já apresentou esses problemas, provavelmente outros virão Confused

            Se o construtor ñ quiser fazer tudo isso, bom os advogados terão trabalho.

            impermeabilização de alto desempenho 11 3499-6403

            reformatos
            postou em Seg, 03 Jan 2011, 11:26
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

              impermeabilizamos sem quebra de piso,ver fotos no site
              www.reformatos.com.br

              Solução de piso de varanda com infiltração(obra na garantia)

              IsaacdeCristo
              postou em Qui, 06 Jan 2011, 11:01
              Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                Cara marceli,

                Independetemente da origem da água, esta não deveria estar se infiltrando através da laje. Para resolver o problema e baseado em sua explanação, ainda é responsabilidade da construtora resolver o problema. Para isso, a maneira correta é:

                1- Remover o piso e outras camadas de argamassa até o concreto da laje;
                2- Impermeabilizar conforme o método a ser adotado;
                3- Aplicar camada de regularização de base;
                4- Aplica novo piso.


                Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 10:52, num total de 2 vezes
                _________________
                Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Marceli
                postou em Sex, 07 Jan 2011, 13:45
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

                  Obrigada a todos que me ajudaram através do fórum.
                  Eu tomei medidas radicais em relação a todos esses problemas que surgiram no meu apartamento e disse ao construtor e seus sócios que não autorizaria mais nenhuma obra no meu apartamento sem que houvesse a avaliação de um engenheiro.
                  Eles trouxeram o engenheiro responsável pelo projeto do prédio aqui e ficou determinado que minha varanda será toda refeita da maneira que vocês indicaram: todo o piso retirado, impermeabilização refeita assim como o contrapiso, de maneira a corrigir as imperfeições do caimento.
                  As obras já iniciaram mas até agora não conseguiram identificar de onde vem a água. Quebraram inclusive a parede da pia da churrasqueira e da lavanderia, onde os tijolos estão todos úmidos, embora não haja vazamento nos canos que foram descobertos. Diante disso, na segunda feira vão continuar quebrando, seguindo a umidade para descobrir de onde ela vem.
                  Quanto ao vazamento que infiltra no apartamento de baixo, eles acreditam que quando quebrarem o piso da minha varanda vão encontrar alguma tubulação quebrada.
                  Minha pergunta agora é outra. Claro que sou totalmente leiga no assunto, mas pensando no problema do apartamento de baixo, para o qual a proprietária não pode se mudar devido às infiltrações, não poderia ser quebrado o gesso do apartamento dela a fim de descobrir de onde vem essa água, já que existe uma imensa bolsa de água no teto dela e provavelmente já vai ser refeito?
                  Mais uma vez obrigada.

                  danielc
                  postou em Qua, 02 Fev 2011, 14:10
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                    Marceli escreveu: não poderia ser quebrado o gesso do apartamento dela a fim de descobrir de onde vem essa água, já que existe uma imensa bolsa de água no teto dela e provavelmente já vai ser refeito?
                    Mais uma vez obrigada.


                    Marceli, isso devia ter sido a primeira coisa a ser feita! Talvez o problema nem seja infiltração pela laje e sim um cano que passa por baixo e esta vazando... ainda mais se passam canos de escoamento de agua de chuva ou esgoto... pode ser apenas um cano mal encaixado (como ocorreu na minha casa) e que o construtor não testou antes de forrar com gesso...

                    CARCAMANO
                    postou em Ter, 08 Fev 2011, 15:03
                    Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

                      Acho q você deveria postar umas fotos gerais para termos um melhor entendimento da situação Wink De repente você começa a quebrar tudo e nem está perto da causa... Confused


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais