Duvida sobre colunas e vigas


Responder Mensagem

Duvida sobre colunas e vigas

marlon.tiedt
postou em Sex, 07 Jan 2011, 11:49
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Pessoal, sou engenheiro de telecomunicações, e estou querendo fazer um pré-projeto para ver quanto irá sair. Mas pretendo fazer o desenho prévio, com certeza vou contratar um engenheiro civil depois para fazer os cálculos correto.

    A minha necessidade é a seguinte:

    No térreo do obra, quero colocar salas comerciais.
    Nos andares superiores quero fazer apartamentos.

    Mas o térreo quero ter a menor quantidade de colunas. A ideia é fazer vãos de 5x5 ou 5x6 m.

    Ficando como a imagem abaixo:



    As vigas em preto são vigas com parede e a vermelho somente viga.
    Este seria a ideia inical. Mas gostaria de saber se posso colocar colunas em cima das vigas e se posso colocar vigas para ficarem igual ao desenha abaixo:



    A ideia das colunas em vermelho é para sustentar as paredes.
    É possivel fazer isto?

    Dimensionar as cargas nas vigas principais e depois fazer vigas menores no andar superior? Eu sei que posso fazer viga invertida, mas aonde não tem porta.

    Grato...


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    ander-rodrigo
    postou em Qua, 12 Jan 2011, 13:58
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 75

      Caro Marlon

      Sugiro que você contacte um engenheiro estrutural para desenvolver o projeto para você, ok!

      Só para esclarecimento, no calculo estrutural podemos considerar a alvenaria sobre lajes desde que essa alvenaria seja considerada no calculo estrutural, ok!

      [b]Engº Anderson
      (12) 3019-3445
      (12) 8817-8192
      (12) 9202-5330
      E-mail: anderson.kalas@gmail.com
      skype: anderson.eng.civil [/b]

      eng_pcm
      postou em Qui, 13 Jan 2011, 15:59
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        se for para você ter ideia de custos, o pré-projeto com a locaçao da estrutura nao vai te ajudar em nada e levantar esse quatitativo. vale a pena você pesquisar no sinduscon do seu estado o valor do cub da construção (valor do metro quadrado de construção) que depende do padrao (baixo, médio e alto) e do numero de andares....

        Re: Duvida sobre colunas e vigas

        Danilo Duarte de Almeida
        postou em Seg, 24 Jan 2011, 17:25
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Danilo Duarte de Almeida

          Meu caro, procure um engenheiro calculista. Você poderá economizar nesses pilares que estão em vermelho.
          marlon.tiedt escreveu:Pessoal, sou engenheiro de telecomunicações, e estou querendo fazer um pré-projeto para ver quanto irá sair. Mas pretendo fazer o desenho prévio, com certeza vou contratar um engenheiro civil depois para fazer os cálculos correto.

          A minha necessidade é a seguinte:

          No térreo do obra, quero colocar salas comerciais.
          Nos andares superiores quero fazer apartamentos.

          Mas o térreo quero ter a menor quantidade de colunas. A ideia é fazer vãos de 5x5 ou 5x6 m.

          Ficando como a imagem abaixo:



          As vigas em preto são vigas com parede e a vermelho somente viga.
          Este seria a ideia inical. Mas gostaria de saber se posso colocar colunas em cima das vigas e se posso colocar vigas para ficarem igual ao desenha abaixo:



          A ideia das colunas em vermelho é para sustentar as paredes.
          É possivel fazer isto?

          Dimensionar as cargas nas vigas principais e depois fazer vigas menores no andar superior? Eu sei que posso fazer viga invertida, mas aonde não tem porta.

          Grato...

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Posso ajuda-lo

          abnermartins
          postou em Qua, 26 Jan 2011, 06:52
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

            Olá amigo, entre em contato comigo por email, e terei o maior prazer em ajuda-lo, sou engenheiro calculista, e ja trabalhei com diversas estruturas como a sua.

            att.


            Engº Abner Martins
            email: eng-abner@hotmail.com
            Fone: (94) 81326799.

            MeketrefiS
            postou em Sex, 28 Jan 2011, 12:16
            Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

              Tenha sempre em mente que a quantidade de aço é proporcional a quantidade de concreto, para cauculos rapidos : de 70 a 100 kg/ m3 de concreto, vigas requerem uma altura media de 10 a 15% do vão, para vãos a medida ideal varia entre 4 a 6 m, pilares minimos de 20 x 20 cm com pelo menos 4 barras de 13 mm para um pe direito de até 4 m. Como media pode-se trabalhar, para residencias, uma media de 5 a 7 kg/m² de area construida, somente para elementos estruturais (vigas, pilares, baldrames e sapatas. Mas para ter a certeza é melhor consultar um bom calculista. Cobselho de amigo: Se tiver que gastar numa obra, gaste na fundação, pois o maior custo na Construção civil é justamente o de reforço de fundação....e quem vai morar embaixo disso tudo é tua familia....ponderar sempre...abraços


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural