Duvida sobre colunas e vigas


Responder Mensagem

Duvida sobre colunas e vigas

marlon.tiedt
postou em Sex, 07 Jan 2011, 11:49
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Pessoal, sou engenheiro de telecomunicações, e estou querendo fazer um pré-projeto para ver quanto irá sair. Mas pretendo fazer o desenho prévio, com certeza vou contratar um engenheiro civil depois para fazer os cálculos correto.

    A minha necessidade é a seguinte:

    No térreo do obra, quero colocar salas comerciais.
    Nos andares superiores quero fazer apartamentos.

    Mas o térreo quero ter a menor quantidade de colunas. A ideia é fazer vãos de 5x5 ou 5x6 m.

    Ficando como a imagem abaixo:



    As vigas em preto são vigas com parede e a vermelho somente viga.
    Este seria a ideia inical. Mas gostaria de saber se posso colocar colunas em cima das vigas e se posso colocar vigas para ficarem igual ao desenha abaixo:



    A ideia das colunas em vermelho é para sustentar as paredes.
    É possivel fazer isto?

    Dimensionar as cargas nas vigas principais e depois fazer vigas menores no andar superior? Eu sei que posso fazer viga invertida, mas aonde não tem porta.

    Grato...


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    ander-rodrigo
    postou em Qua, 12 Jan 2011, 13:58
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 75

      Caro Marlon

      Sugiro que você contacte um engenheiro estrutural para desenvolver o projeto para você, ok!

      Só para esclarecimento, no calculo estrutural podemos considerar a alvenaria sobre lajes desde que essa alvenaria seja considerada no calculo estrutural, ok!

      [b]Engº Anderson
      (12) 3019-3445
      (12) 8817-8192
      (12) 9202-5330
      E-mail: anderson.kalas@gmail.com
      skype: anderson.eng.civil [/b]

      eng_pcm
      postou em Qui, 13 Jan 2011, 15:59
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3