Fck e suas aplicações


Responder Mensagem

Fck e suas aplicações

emanoel_f@hotmail.com
postou em Dom, 30 Jan 2011, 17:15
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Pessoal, existe uma norma que especifica claramente a resistência do concreto e seu local de aplicação? Fck de 20 MPa indicado para coluna, baldrames, etc... Fck de 15 MPa indicado para cintas etc... Casa não exista está norma, alguém teria uma tabela com estas indicações?

    Obrigado.


    _________________
    Emanoel

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    MeketrefiS
    postou em Dom, 30 Jan 2011, 17:46
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

      A norma que trata da resistencia carcteristica do concreto é a NBR 6118/2003, que compreende resistencias dos elementos estruturais entre 20 a 50 MPa. Para obras de fundações é permitido o uso de 15 MPa. A adoção do valor minimo de fck não se refere a necessidade de resistencia e sim com a atual qualidade do cimento, em que as estruturas de concreto ficavam muito permeaveis permitindo a oxidação das armaduras. Quanto mais duro o concreto (maior fck) mais facil de quebrar ele é.

      _________________
      mhfranhan@uol.com.br
      (11) 9320.5399

      Fck e suas aplicações - Concreto armado

      IsaacdeCristo
      postou em Dom, 30 Jan 2011, 20:50
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Emanuel,

        A Norma é a que citou o MeketrefiS, mas atente-se para o fato de que o Fck pode variar num mesmo projeto, desde que não fuja da norma.


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:11, num total de 1 vez
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        emanoel_f@hotmail.com
        postou em Dom, 30 Jan 2011, 20:59
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Poderia explicar melhor, eu não entendi quando você escerveu que o Fck não se refere a resistencia e sim a porosidade (proteção da armadura).
          Eu sei que o Fck está diretamente ligado ao fator água/cimento e quanto mais água, menor será a resistência compresiva e que a quantidade de água está ligada diretamente a porosidade do concreto. Este estudo é descrito pela Lei de Abrams. Dentre os fatores que afetam diretante a porosidade, estão: Fator a/c e o grau de hidratação da pasta. Quanto menor a F a/c, menor será a porosidade, ou seja, a armadura ficará protegida. Resumindo: Quanto menor for o fator A/C maior será o Fck (resitência) e menor será a porosidade (maior proteção para a armadura).
          O que eu quero saber é se existe alguma norma especificando coisa do tipo: Laje é melhor usar fck 25, pilar fck 15. Pelo jeito fica a críterio do projetista, claro que atendendo a norma NBR-6118/2003.

          _________________
          Emanoel

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          MeketrefiS
          postou em Seg, 31 Jan 2011, 07:56
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

            Voce esta correto quanto ao fator A/C, quanto menor mais resistencia tera o concreto. O aumento de resistencia minima recomendada para 20 MPa foi designado para compensar a má qualidade dos cimentos no mercado, pois desta forma para um mesmo volume de concreto foi acrescido mais cimento, e com isto teremos menor numero de vazios e portanto menos poroso. Quanto ao fck para cada elemento fica a criterio do calculista a designação e escolha do fck, desde que no minimo 20 MPa como sugere a norma. Tenho uma tabela tecnica, antiga mas que utilizo a mais de 20 anos, são parametros de analise de obras ja executadas ( e ainda de pé), caso deseje posso estar te enviando como parametros de analise. So para se ter uma ideia: Segundo a ABCP usa-se comumente: Para Pilares, Vigas, Vergas e Lages fck de 21MPa para predios ate 2 pavimentos ( fator A/C de 0,54 L/kg ) e consumo de cimento na ordem de 360 kg/m³, este traço atinge aos 7 dias 20 MPa e aos 28 dias 30 MPa ( traço - 1:2,17:2,69 ). Abraços

            _________________
            mhfranhan@uol.com.br
            (11) 9320.5399

            emanoel_f@hotmail.com
            postou em Seg, 31 Jan 2011, 10:33
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

              MeketrefiS, quero sim a tabela. Se você puder mandar para o meu email ou disponibilizar em algum local eu agradeço.
              Aproveitando que você citou o traço, estas tabelas pré-definidas que existem na internet, por exemplo traço 1:2:2 1/2 (em volume) com Fck 298 MPA, F a/c 0,55 considera traço em massa 1:2,17:2,44. Já tentei de tudo para transforamar o traço em massa para volume e não cheguei a 1:2:2 1/2. Não sei se eles consideram inchamento, teor de umidade etc..., ou seja não consigo transformar o traço em massa para voluma que case com o traço 1:2:2 1/2.
              Padiolas consideradas areia -35x45x28,7 cm e para brita 35x45x28,1 cm. Eu devo me preocupar com isso, ou apenas uso o traço em volume especificado na tabela?
              obrigado.

              _________________
              Emanoel

              MeketrefiS
              postou em Seg, 31 Jan 2011, 10:45
              Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                A Tabela que possuo existem varias informações, inclusive traço em massa correspondente, latas por saco de cimento, volume com areia seca e umiade 3¢, é muito pratica mesmo. Estou enviando por email, qualquer duvida me comunique.

                _________________
                mhfranhan@uol.com.br
                (11) 9320.5399

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                emanoel_f@hotmail.com
                postou em Seg, 31 Jan 2011, 21:06
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

                  Muito obrigado, sua tabela é muito boa, era exatamente o que eu estava querendo. A única coluna que eu não entendi foi: " Volume total seco de agregados para obter 1 m3 de concreto na saída da betoneira". No caso de concreto magro as soma dos volumes de cimento + areia + brita é igual a 1,63 m3, aí coloco na betoneira (se couber na betoneira) com água e sai 1 m3 de concreto? É isso?

                  Sem querer abusar, comprei um betoneira com as seguintes características:

                  Capacidade do Tambor = 400 Litros
                  Capacidade da Mistura = 280 Litros
                  N º aprox. de ciclos / hora = 12
                  Produção Horária aprox. = 3 M3

                  Pelo que eu entendi o volume útil é de 280 litros, ou seja, posso fazer um traço até que o volume de concreto fique em 280 litros?
                  Pela tabela que você me enviou, na coluna "RENDIMENTO POR SACO DE CIMENTO" para concreto magro é "267,3 litros de concreto", que é menor que a capacidade de 280 litros da betoneira.
                  Eu posso colocar na betoneira : 1 saco de cimento + 8,5 latas de areia + 11,5 latas de brita + 36 litros de água que a betoneira aguenta ?

                  obrigado.

                  _________________
                  Emanoel

                  MeketrefiS
                  postou em Ter, 01 Fev 2011, 17:18
                  Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                    O volume total seco é o total da Mistura antes de adicionar a agua.
                    Tenha sempre em mente que quando voce adiciona o volume de agua na massa seca ela vai ter uma diminuição do volume de ~30%, em condições normais de uso. Para a tua betoneira, o volume maximo que ela comporta é de 400 L do tambor (~22 latas de 18L ), é so fazer as contas por regra de tres, e saber quanto ela comporta, pois os 400L secos darão em torno de 280 L com a agua adicionada ( parece conta de Portuga mas não é)..... Legal

                    _________________
                    mhfranhan@uol.com.br
                    (11) 9320.5399

                    gonçalves
                    postou em Dom, 25 Dez 2011, 12:17
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      Caro companheiro Boa tarde!! Gostaria de ter uma cópia de seu manual que ensina sobre o "FCK", leigo, pois tenho curiosidade de saber.
                      Pois estou fazendo uma obra e gosto de informação!!


                      Responder Mensagem


                      Cálculo Estrutural