Laje em balanço


Responder Mensagem

Laje em balanço

fagnerhenrique
postou em Seg, 31 Jan 2011, 10:42
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom dia.

    Estou com um problema em uma das obras que faço a fiscalização.
    Existe uma laje em balanço de 2,85m de lagura por 14,85m de comprimento, esta laje forma um triangulo.

    Quando entrei nesta obra para fazer a fiscalização a laje estava concluida.
    Com o tempo notei que esta laje estava aparecendo trincas consideraveis.
    Resolvi fazer um averiquação. Com isto descobri que a laje que antecede a em balanço era pré-moldada e não maciça, então esta laje em balanço encontra-se somente apoiada na viga e não engastada na laje que a antecede.

    No entanto estou com duas opções que conheço.

    1ª Demolir toda a laje em balanço e pré-moldada, e refazela da maneira correta. Mas estou com medo de afetar o restante da estrutura.

    2ª Acho que é minha melhor opção. Criar um pilar em uma de suas extremidades, tentando não afetar o arquitetonico e 2 vigas para para descarregamento de carga. Isto sem desmancha a laje em balanço. Mas tambem estou com medo de afetar a estrutura.

    Se alguem já passou por alguma situação deste tipo, favor responder desde já fico grato.....


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    MeketrefiS
    postou em Seg, 31 Jan 2011, 11:03
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

      Geralmente quando se utiliza este sistema de construção e vinculo, a viga de amarração com a laje em balanço é calculada tambem a Torção. Se a laje esta com problemas de trincas na junção com a viga ( pelo lado do balanço ) está faltando aço na parte superior, o aço esta escorregando do concreto da viga, se surgirem trincas pelo lado interno ( lado da laje ), ou a viga não foi calculada a torção ou esta faltando engastamento entre a laje e a viga. Caso resolva colocar pilar, tenha cuidado, voce estará invertendo as armaduras da laje em balanço, neste caso instale vigas dimensionadas para tal.

      _________________
      mhfranhan@uol.com.br
      (11) 9320.5399

      abnermartins
      postou em Seg, 31 Jan 2011, 22:37
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

        Muito cuidado ao colocar pilares nas extremidades, pois assim você estará comprometendo a função estrutural que foi projetada para trabalhar em balanço, verifique a armadura superior perto do apoio, talvez seja necessário um reforço.

        Laje em balanço

        IsaacdeCristo
        postou em Ter, 01 Fev 2011, 06:51
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Fagner,

          A medida deste balanço não é comum (2,85M). Seria uma estrutura extremamente simples se fosse biapoiada. Pela sua descrição, creio que o problema está nas vigas. Veja, pra facilitar as análises, se é possível citar as medidas das vigas e a armadura usada nelas, bem como o fck do concreto, pois pelo fato de ser em balanço, o esforço da armadura no ponto de engaste (parte superior) é bastante elevado, mesmo para apenas o peso próprio, imagine ainda para as cargas acidentais/adicionais, que nem sabemos quais serão... ao mesmo tempo em que a compressão do concreto na parte inferior do engaste é também elevada...

          Por outro lado, me intriga um pouco você ser fiscal e ter que resolver este problema... mesmo já tendo encontrado a laje feita, não seria o caso de verificar o projeto estrutural para tirar conclusões e até questionar ao estruturalista que a projetou?... ou confrontar o projeto com a execução pra saber se esta foi feita de acordo?


          Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:18, num total de 1 vez
          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Fabiano
          postou em Ter, 01 Fev 2011, 12:05
          Moderador Global | Mensagens: 387

            Como são as trincas da laje? Acima, abaixo, direção, ângulo?
            Pela descrição, entendo que a laje em balanço é maciça e a laje vizinha pré-moldada, correto?

            Já que não há continuidade, como é possível que a laje em balanço não esteja engastada na viga? Tem certeza?

            Incluir pilares e vigas na estrutura vai alterar completamente a função estrutural da armadura e esforços internos. Tem que ser bem avaliada esta alteração.

            Laje engastada

            felipesantos
            postou em Qui, 03 Fev 2011, 09:38
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              Colocando um pilar na extremidade você estará invertendo os momentos da laje e ela não funcionará da mesma maneira. Provavelmente o aço está na parte superior dela (parte tracionada), com a adição do pilar o aço deveria estar na parte de baixo da laje (momento positivo). A opção de demolir seria a melhor nesse caso.
              Espero que tenha ajudado. Abraços


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural