Dimensionamento de vigas


Responder Mensagem

Dimensionamento de vigas

bigmop
postou em Dom, 13 Fev 2011, 08:58
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá a todos

    Pretendo construir 2 dormitórios na parte superior de minha residência e fiquei em dúvida quanto ao cálculo das vigas pois o vão é grande e das colunas que apoiarão as vigas. Descreverei abaixo as informações básicas para alguém me orientar se possível.
    Dimensão da obra: 6,88 m x 3,90 m (frente) e 5,13 m x 3,90(fundo) formando um trapézio em vista superior.
    Necessito destas dimensões livres pois ficará acima do acesso dos veículos à garagem.
    laje pre-moldada apoiada nas vigas e paredes de tijolos 6 furos sobre as mesmas com pé direito de2,70m. Acima o telhado de telhas portuguesas e caibro de cedrinho 20 x 5 com 2 águas na largura de 3,90. Forro de gesso.
    Em um dos lados de 3,90 m as vigas serão amaradas em vigas pre-existentes da casa e do outro serão apoiadas em 2 colunas com sapatas a serem construidas também.
    Aguardo a orientação quanto a dimensão e ferragem a ser usada em cada viga e colunas. Agradeço desde já.

    Rodrigo S


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    ncis
    postou em Dom, 13 Fev 2011, 12:38
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 54

      Caro Rodrigo

      É impossível informar as dimensões e armaduras das vigas e pilares sem que seja feito o cálculo estrutural. Acredito que nenhum engenheiro irá responder sem conhecer ao menos o projeto arquitetônico, e se responder, será mera especulação, porque na engenharia não se trabalha na base do "eu acho".

      Abs!

      Paulo R Caravellas da Cal
      postou em Dom, 20 Fev 2011, 11:44
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

        observe que, esta ampliação será efetuada no segundo andar, logo seria necessário conhecer o calculo da parte já construída, ou desconsiderar e projetar com vigas laterais, etc

        Em suma, devido as dimensões é fundamental consultar um eng na localidade.

        Lembre-se, voce e sua família vai morar sob este teto e não se engane estas
        "coisas" caem....

        [],ccal

        _________________
        Eng. Caravellas da Cal


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural